Gestão de ativos digitais: tudo o que você precisa saber para beneficiar o seu negócio
As empresas, atualmente, possuem uma frequência significativa na criação de conteúdos, principalmente com a finalidade de atender as demandas de mercados, tanto internos, quanto internacionais. Então, a quantidade de informações que uma empresa precisa gerir e analisar cresce à medida que a mesma tenta atingir mais mercados. Entretanto, a realidade de muitos empresários é o descontrole e desorganização frente a todos os ativos digitais, assim afetando o crescimento da empresa.
Se identificou e ficou interessado em saber como organizar todos os dados de sua empresa? Continue lendo e solucione os seus problemas!
O que é DAM?
É necessário mais que uma pessoa/funcionário ou equipe para realizar com eficiência a gestão de dados, então desenvolveu-se para suprir essa necessidade os softwares de Digital Asset Management (DAM). O DAM agrupa de forma organizada e categórica os documentos e recursos da empresa, reforçando em primeira instância a propriedade intelectual do negócio.
Podem-se acessar facilmente os recursos como: Imagem, documentos, videoclipes, campanhas, logotipos, cópias, folhetos, fontes, ilustrações, arquivos de áudio, ícones, entre outros. Portanto, a Gestão de Ativos Digitais é uma parte crucial para qualquer estratégia de marketing moderna, pois permite que os profissionais de marketing consigam armazenar e organizar com segurança todas as informações com metadados, fazendo com que sejam pesquisáveis, compartilháveis e distribuídos com facilidade.
Beneficie o seu negócio
Cada parte do conteúdo de marketing é chamado de ativo digital ou conteúdo visual e gerenciá-los demanda tempo e estratégias. E como muitas marcas perdem a consistência por não conseguir gerenciar os dados acabam, por consequência, recorrem a soluções tecnológicas como os softwares de Digital Asset Management.
Artes à pronta entrega:
Um software de DAM possibilita que o time de marketing acesse a qualquer momento e com facilidade todos os conteúdos digitais (logos, paleta de cores, slogan, imagens, etc.) já aprovados podendo reutilizá-los, tal como podem criar novos dentro dos padrões estabelecidos pela empresa. Dessa forma, além do diminuir o tempo de criação, também é fornecido a tempo real todas as artes atualizadas para o time de vendas, e qualquer outro funcionário que tenha permissão de acesso.
Ativos Digitais em todos os formatos:
Após o boom das redes sociais associadas não só ao entretenimento, mas também às vendas e empreendedorismo, é necessário que as empresas se adaptem às tecnologias. Logo, é de extrema importância ter todos os ativos digitais em todos os formatos, dispostos em um único lugar. Ou seja, você pode trabalhar com todos os tipos de ativos e transformá-los para o formato desejado, de qualquer lugar, a qualquer hora.
Economia:
Tempo é dinheiro, então com o software de DAM é possível organizar todo o trabalho da equipe de marketing e design, tornando o processo de criação ágil e de melhor qualidade. A plataforma transforma processos lentos em processos rápidos que estimulam maior interação e colaboração entre os times; aumentando, principalmente, a produção de novos materiais. Além disso, a equipe de marketing pode ter cadeados (restrições) na hora de criação para que se tenha controle no padrão e na consistência na identidade da marca.
Consistência de marca:
É evidente que toda marca busca a sua consistência e reconhecimento dentro do mercado, então é necessário certo investimento para alcançar isso. A padronização das artes e campanhas ajudam a reiterar a sua missão e valores como empresa, dessa forma mostrando a solidez e eficiência. E o DAM fornece a padronização de artes, qualidade de conteúdo e organização, garantindo a sua consistência e auxiliando o seu sucesso.
Armazenamento seguro:
O software de Digital Asset Management protege os arquivos dentro da plataforma, como também em seus compartilhamentos; com os códigos e criptografia, os ativos estão praticamente imunes de invasões. É possível também criar assinaturas digitais e marca d’água, assim protegendo e reafirmando a sua autoridade.
Acabe com o retrabalho:
Muitas vezes o time de marketing, por falhas na comunicação e difícil acesso aos ativos digitais, acaba passando por situações de ter que refazer o seu trabalho, ou seja, perder tempo refazendo artes ou campanhas que já poderiam estar prontas. À vista disso, a medida em que a produção do conteúdo de marketing entra em um processo natural e ágil, o número de ativos digitais apresentará um expressivo crescimento, tal como disponibilizará certa organização que para o time de marketing é indispensável.
Como implementar um Software DAM
Para implementar um software de Gestão de Ativos Digitais é necessário analisar quais são as soluções que a sua empresa necessita, como também é crucial buscar softwares que as atendam. Diferentes softwares são especializados para segmentos ou para casos específicos, cada um com sua funcionalidade ou ferramentas para problemas distintos, analise também para atender futuras demandas de sua empresa, para não ocorrer a troca de software e perder tempo com contratações e tempo de adequação de funcionários com a plataforma.
Ao escolher um software de Digital Asset Management, é crucial falar com especialistas da área, explicar a sua situação e pedir quais ferramentas as solucionariam e se seria de forma parcial, ou totalitária. Em relação ao investimento, com o DAM é possível cortar custos com servidores, usar somente um software ao contrário de sete, e reduzir o tempo de entregas de campanhas, podendo produzir mais. Durante a pesquisa de empresas de DAM’s, confira se a empresa de software escolhido lhe oferece suporte, principalmente no início de implementação, isso é importante para a adaptação de seus funcionários.
Dica: pergunte se há chat interno na plataforma, assim você será atendido em tempo real e aprenderá utilizar e usufruir de todos os benefícios que os softwares de Digital Asset Management fornecem.
Aplique 5 principais estratégias de DAM no seu empreendimento
Para ajudar você e a sua empresa, reunimos considerações e estratégias importantes na hora de gerir os ativos digitais.
Plano de DAM para armazenar, proteger e distribuir os conteúdos de Marketing:
Os ativos digitais organizados fornecem experiências positivas para os consumidores, o que gera uma relação mais forte entre o cliente com a marca; essa experiência muitas vezes faz com que o cliente crie lealdade e seja dos maiores meios de propaganda. Nessa assertiva, uma estratégia de gestão deve conter inúmeras atividades de produção, edição e distribuição (principalmente os meios que os públicos-alvo estão).
Use o DAM para competir no mercado:
Em todos os nichos do mercado e indústrias, as empresas estão em uma disputa para conter conteúdos digitais exclusivos e desenvolver estratégias de campanhas inexploradas e eficazes, principalmente antes de suas concorrentes. Muitas empresas alcançam mercados maiores, entretanto não conseguem produzir e se organizar frente as demandas exigidas para esses mercados; então a Gestão de Ativos Digitais é indispensável para competir, tanto em mercados internos, quanto internacionais. Se é para competir, que seja para ganhar.
Projete soluções com todas as equipes e seus respectivos fluxos de trabalho:
Organize com o Software de DAM o fluxo de trabalho do seu empreendimento, seja ele de forma total integrando e comunicando times para com outros times, quanto de maneira interna com cada funcionário comunicando-se com outros do time. É importante entender que as engrenagens de processos internos devem estar em pleno funcionamento para que as engrenagens de macro-processos estejam alinhadas.
Atinja o seu público-alvo com DAM:
Na hora de criar artes e campanhas os seus times de marketing e design precisam de públicos-alvo definidos, para que assim se dê seguimento com as artes de acordo. Ou seja, quando são feitas suposições às cegas os ativos digitais não suprem os desejos e necessidades dos consumidores com potencial de compra. Além disso, sua estratégia de conteúdo deve estar definida para o sucesso de suas campanhas e artes, então usar um sistema de DAM é a solução para o problema citado, pois o software de Digital Asset Management é válido como ferramenta de pesquisa de público-alvo, como também para testes de usuários que podem te ajudar a identificar os pontos fracos e fortes de seus conteúdos.
Utilize metadados e garanta maior poder de SEO:
Os metadados são importantes pois são a linguagem de seu sistema de DAM. Ou melhor, eles são a maneira mais prática de definir e descrever os ativos no sistema de seu software e são basicamente palavras-chaves e descrições específicas que auxiliam na procura e na organização. Vale ressaltar também, que bons metadados podem impulsionar os seus ativos digitais, até porque fica mais fácil do Google ou qualquer outra ferramenta de pesquisa entender a sua propriedade intelectual e os seus direitos sobre os seus conteúdos, dessa forma aumentando o valor de seu SEO (quando o valor de SEO de uma página aumenta, o mesmo acontece com a sua credibilidade e seu rankeamento na web).
Concluindo…
Portanto, para suprir as necessidades dos empreendedores e adequá-los ao boom das mídias digitais, algumas empresas de softwares surgiram e revolucionaram a forma em que era realizada a gestão de ativos digitais. As empresas atualizadas com o DAM possuem abordagens simples de: editar, armazenar e distribuir os conteúdos de marketing. E hoje, os softwares de Digital Asset Management (DAM) tornaram-se os principais meios de atingir resultados e mercados distintos. E como já citado, com DAM também é possível melhorar toda a forma de trabalho de seus funcionários e remanejar as estratégias defasadas, assim aumentando os lucros e atingindo as metas estabelecidas.
Escrito por: Deskfy Gestão de Ativos Digitais.