Guia rápido para um gerenciamento de site eficaz

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Publicado: 31 de março de 2022 | Atualizado: 31 de março de 2022.

Para um gerenciamento de site eficaz, é preciso realizar um conjunto de processos para garantir que o site seja profissional, esteja atualizado e funcione conforme o esperado. Isso exige tempo, dedicação e precisa ser feito tanto para sites pequenos, como para sites que contém milhares de páginas e milhões de acessos mensalmente.

Geralmente, o proprietário do site dedica muito tempo às regras do negócio, o que faz muito sentido, pois entraram estão no ramo para vender alguma coisa ou prestar um serviço. Mas para oferecer experiências poderosas aos usuários, o site precisa ser gerenciado utilizando plataformas que forneçam as ferramentas necessárias.

Com o objetivo de esclarecer alguns pontos essenciais de um gerenciamento de site eficaz, preparamos este artigo apontando as tarefas básicas e um passo a passo que pode ajudar a alcançar as metas.

Tarefas básicas do gerenciamento de site

Existem diversas tarefas importantes para um gerenciamento de site eficaz. Entre as mais básicas estão a manutenção, atualização, implementação de novas funcionalidades, segurança, entre outras.

Negligenciar essa prática técnica pode resultar em sérios problemas. O principal deles, é o site não atingir os objetivos de marketing. Portanto, se você está com dificuldade para começar a gerenciar seu próprio site, confira 6 passos que podem ajudar a alcançar as metas.

Passos para um gerenciamento eficaz

Gerenciar um site exige muito dos envolvidos, mas pode passar despercebido. Nesses passos apresentamos algumas etapas para melhorar o desempenho do seu site.

1. Recursos 

Gerenciamento de site não é fácil e fazer isso pela metade não é uma opção, principalmente se ele é a principal ferramenta que gera receita para o negócio. Portanto, definir um plano que estabeleça o responsável por essa atividade é importante.

Práticas recomendadas

Não é simples identificar os recursos disponíveis e pode haver a necessidade de realocar ou contratar mão de obra. Portanto:

  • Defina as pessoas envolvidas com o site, como redator, editor de vídeo e TI;
  • Atribua claramente as funções de cada um;
  • Monitore o trabalho e encontre uma solução caso as coisas não saírem conforme o esperado, sempre atento aos desafios do trabalho em equipe.

2. Sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS)

Um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) ajuda a projetar o site, gerenciar as funções básicas e criar a estratégia de conteúdo. O software CMS simplifica algumas tarefas de gerenciamento, mas algumas habilidades de programação serão necessárias.

O WordPress é o CMS mais usado no mundo, mas é necessário identificar se ele se encaixa no seu estilo de trabalho.

Práticas recomendadas:

Antes de escolher o CMS, certificar-se sobre alguns pontos fundamentais, como:

  • Se o CMS tem bons recursos de segurança, como firewall e criptografia. Além disso, crie senhas longas e complexas. Também é importante manter todos os envolvidos com o site atualizados sobre as práticas maliciosas atuais;
  • Se oferece suporte através de fóruns ou suporte individualizado do desenvolvedor.

3. Conteúdo

Conteúdo é toda informação disponível no site que o usuário consome. Isso inclui blogpost, vídeos, downloads, eventos ao vivo e mais. Um conteúdo de qualidade é fundamental para gerar leads e obter tráfego orgânico.

Uma estratégia de conteúdo eficiente é desenvolvida com foco no usuário, regularidade e no que eles desejam saber.

Práticas recomendadas:

Antes de trabalhar no conteúdo, elabore um plano focado:

  • Nas boas práticas de SEO, identificando as palavras-chave que os potenciais clientes estão pesquisando e crie artigos que segmentam esses termos;
  • Em conteúdo realmente relevante e útil, pois os algoritmos dos motores de busca estão cada vez mais sofisticados e identificam conteúdo de baixa qualidade.

4. Parcerias

Parcerias para guest post é uma ótima maneira de gerar tráfego orgânico relevante.

Convidar indivíduos respeitados em suas áreas de atuação para produzir conteúdo no seu site é gratuito, economiza trabalho e aumenta a reputação de seu próprio site. Isso pode ajudar a desenvolver relacionamentos importantes, que são bons tanto para o seu site, quanto para o site dos convidados.

Práticas recomendadas:

Embora não seja fácil desenvolver um relacionamento mutuamente benéfico, é importante empenhar-se, portanto:

  • Faça uma lista das autoridades em determinado assunto e/ou empresas que você gostaria de desenvolver um bom relacionamento;
  • Crie uma estratégia para convidá-los para essa parceria, como telefonar, mandar um e-mail ou tomar um café;
  • Relacionamentos duradouros e produtivos só funcionam quando existe autenticidade dos interessados, para isso é necessário ser verdadeiro e realmente querer ajudar e ser ajudado.

5 Monitoramento do tráfego

Toda visita no seu site gera dados importantes. Esses dados precisam ser analisados para aumentar a eficiência e gerar mais receita. O Google Analytics é uma das melhores ferramentas disponíveis.

Analisando esses dados, você pode ter insights valiosos que ajudam a entender questões como:

  1. Porque os visitantes estão saindo rápido de determinada página;
  2. Quais os conteúdos mais populares para identificar o que produzir futuramente;
  3. Quais as consultas que estão levando tráfego ao seu site.

Práticas recomendadas:

Com as ferramentas certas, é possível otimizar muitos aspectos do site, mas fique atento, pois:

  • Conclusões precipitadas resultam em desperdício de trabalho. É importante entender o contexto dos dados e fazer diversas análises antes de fazer uma mudança.
  • Saber quais métricas acompanhar é essencial, pois algumas são mais importantes para alguns negócios do que para outros.

6. Faça ajustes

Revisar os dados e fazer brainstorming sobre alguns ajustes faz sua empresa crescer. Realizar uma reunião trimestral com a equipe sobre o desempenho do site, investigar como é possível melhorar e propor essas ideias, pode trazer bons resultados. 

Práticas recomendadas:

Mudanças podem ser difíceis, mas muitas vezes são necessárias, portanto:

  • Acostume-se com mudanças e estruture o negócio para que ajustes possam ser realizados rapidamente quando os dados chegarem;
  • Ao perceber que um concorrente fez alguma mudança significativa, reveja seus próprios dados em busca de respostas.

Pensamentos finais

Em suma, no mercado digital existem empresas de gerenciamento de site, especializadas em monetização ou em vendas online. Elas geralmente oferecem atendimento rápido e exclusivo, com equipes capazes de focar nas melhores soluções e plataformas.

É interessante analisar a melhor solução para o seu negócio, lembrando que contar com um parceiro de gerenciamento, pode profissionalizar ainda mais o seu site.

Um site bem gerenciado pode engajar e reter leitores e clientes, mas não dar a atenção necessária a essas atividades, pode causar prejuízos ou perda de receita.