Geração de leads qualificados: a sua empresa alcançando o sucesso de vendas!

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Publicado: 27 de novembro de 2018 | Atualizado: 28 de março de 2022.

A geração de leads qualificados pode ser o detalhe que falta para aproximar seus possíveis clientes e melhorar as vendas de sua empresa. Por isso, é essencial saber como gerar leads qualificados e garantir que ele entenda como seu negócio pode ser a solução de seus problemas.

Não importa qual a situação atual de sua empresa, como aumentar as vendas sempre será uma das questões discutidas durante as reuniões.

Afinal, a empresa depende das vendas para garantir seu sustento e sucesso. Por isso, uma das melhores maneiras de conquistar clientes e vender mais, é já se preparando para falar com as pessoas certas.

De nada adianta um bom plano de marketing, bem feito com o investimento da empresa, mas que não atinge o público que realmente pode desejar realizar a compra do produto.

Por isso, é muito importante entender como funciona a geração de leads qualificados funciona, para então investir o dinheiro da empresa em quem realmente interessa.

Então para entender sobre como gerar leads qualificados e como aumentar as vendas com eles, veja nosso conteúdo separado nos seguintes tópicos:

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O que são leads qualificados

Os leads são todas as pessoas que baixam algum conteúdo do seu site, ou seja, que requisitam alguma produção, e em troca disso deixa algum contato.

Mas para todo site, serviço e produto existe uma diversidade gigantesca que de pessoas que podem chegar até ele, e até mesmo realizar o download do material.

Por isso, é preciso separar os leads entre os que realmente são relevantes para sua empresa, e os que ainda não estão prontos para saberem o serviço que sua empresa oferece.

No caso, os leads que estão buscando por uma solução, ou seja, que estão preparados para saber sua empresa de maneira receptiva são os leads qualificados.

De acordo com todo o processo do Inbound Marketing, esse é o lead que já sabe que tem um problema, e já está pensando em algum tipo de solução.

Sendo assim, é a hora de sua empresa começar a se posicionar para gerar leads e atraí-lo até seu produto ou serviço.

E dentro desse ambiente de leads qualificados existem nomenclaturas para referir-se ao momento do lead na empresa.

MQL

O MQL é o marketing qualified lead, ou em português o lead qualificado para o marketing, ou seja, esse lead já está pronto para considerar as ofertas e produtos da sua empresa como a solução para o problema dele.

Então é preciso criar uma relação para que ele absorva tudo sobre as vantagens de sua empresa e então possa concluir uma compra.

SQL

Já o SQL é o sales qualified lead, que em português significa o lead para vendas, ou seja, ele vem seguinte ao MQL.

No meio do processo existe ainda o SAL que é o sales accepted lead, que é o lead aceito pela equipe de vendas, mas normalmente só o MQL e SQL são citados.

Então esse lead já passou da fase MQL e agora pode começar a receber contatos de ofertas para a aquisição dos produtos ou serviços da empresa.

Como gerar leads qualificados

Antes de entender como gerar leads qualificados, vamos só entender porque eles são importantes para entender como aumentar as vendas de sua empresa.

O que acontece é que muitas vezes a empresa no geral acaba gastando muito tempo e dinheiro com os leads que aparecem em seu banco de dados.

Mas com um bom estudo e uma boa geração de leads qualificados é possível só dedicar o tempo e o investimento necessário com leads que tenham maior chance de conversão.

Assim, os funcionários podem se dedicar mais aos leads qualificados e melhorar a experiência de cada um deles. E ainda podem aplicar melhor seu tempo pesquisando e segmentando as pessoas que realmente podem se beneficiar da empresa.

Mas vamos enfim ver como melhorar a geração de leads qualificados de sua empresa para compreender o impacto desse processo nas estratégias para vender mais e melhor.

Conheça seu público

Nenhuma das estratégias para vender mais e melhor serão bem sucedidas se a empresa não souber a quem direcionar cada uma delas.

Por isso, o primeiro passo é saber com quem se fala. Fazer um levantamento de dados e analisar quais são os tipos de perfil que mais entram em contato e mais fecham negócio com sua empresa pode ser um meio de segmentar ainda mais o seu público.

Assim, sua empresa pode se dedicar melhor para pessoas que se encaixam nesse padrão, e assim cada vez mais conseguir gerar leads qualificados em maior quantidade, já que a empresa sabe com quem falar.

Conteúdo qualificado

Se você sabe com quem falar, é a hora de saber o que falar. Cada grupo de pessoas que se encaixar no público-alvo de sua empresa pode ser atraído por um tipo de conteúdo diferente.

Mas vamos supor que você tem uma empresa que oferece serviços de pet shop e de veterinária, mas que os lucros com pet shop são exponencialmente maiores que os de veterinário.

O primeiro passo é investir exatamente em conteúdo sobre pet shop, assim a geração de leads qualificados pode ser maior já que é a “especialidade” da empresa onde ela pode oferecer referência por meio do conteúdo.

Dessa maneira o lead é educado para chegar até você, e mais ainda, com um bom conteúdo, ele vai entender que você é a solução do problema dele.

Redes sociais

Já o uso das redes sociais pode ser um dos meios de criar uma boa imagem para sua marca, assim com o posicionamento digital é mais fácil para seus leads chegarem até você.

Alguns deles até mesmo já ciente do que esperam de sua empresa e produto. Além disso, com as redes sociais certas, como LinkedIn, por exemplo, é possível avaliar o perfil de um possível lead qualificado e assim ter acesso e contato com ele

Relacionamento

Uma boa maneira ainda de atrair leads qualificados é mantendo um bom relacionamento por meio das redes sociais com seus leads. Assim você pode criar uma relação e auxiliar na geração de leads qualificados.

Por isso, as redes sociais podem ser uma boa maneira de se relacionar com seus possíveis clientes e assim não só manter a relação com os que já são clientes, mas também de conquistar clientes e vender mais.

Landing Pages

A principal função das landing pages é exatamente a captação de leads, mas é possível aumentar as chances de geração de leads qualificados com formulários, por exemplo.

Além de disponibilizar o e-book quando a landing page for aberta, proponha uma troca, oferecendo o conteúdo em troca de alguns dados do visitante que podem te ajudar entender e definir se ele faz parte da sua possível lista de leads qualificados.

Assim, é mais fácil de saber quem se interessa por seu conteúdo, e já te deixa um passo a frente para a nutrição desse visitante e agora, possível cliente.

Lead Score e Lead Track

O último bom ponto para auxiliar a geração de leads qualificados de sua empresa são as ferramentas que oferecem lead score e o lead tracking.

O primeiro processo refere-se a uma automatização da qualificação dos leads, então se algum visitante preenche alguns dos formulários de seu site, a ferramenta automaticamente vai definir um score ou seja, pontuação para esse visitante.

Essa pontuação vai ser definida em cima da avaliação da ferramenta com as informações que o visitante informar, então ela vai comparar cada uma delas com as especificações pré definidas de perfil ideal, e assim é quantificado a pontuação do lead.

Já o lead tracking é o processo de registro e análise de todas as páginas visitadas pelo lead, assim é mais fácil conhecer os assuntos de interesse dele e assim continuar com a nutrição ou começar o processo de vendas.

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O impacto da qualificação de leads nas vendas do seu negócio

Com todas essas dicas unidas e aliando o Inbound Marketing, sua empresa vai conhecer melhor os leads de sucesso e passar a investir em pessoas que mais possivelmente podem trazer algum para ela.

Assim os investimentos terão um retorno mais significativo. Além disso, com as dicas anteriores é mais fácil entender não só como tratar os leads que já possui.

Mas atrair novos leads qualificados para sua empresa!

Isso por meio de adaptações e criações que são mais atraentes para o público que a empresa define como ideal, e principalmente, o público que mais resulta em conversões.

Assim a empresa não só gera lead, mas entende de fato como gerar leads qualificados melhorando as estratégias para vender mais e melhor.

Sendo assim, os visitantes que chegarem até sua empresa pode ser educados com as técnicas de Inbound Marketing para que cada vez mais seja possível eles entenderem que sua empresa é a solução para os problemas dele.

Sua empresa focando em quem mais importa

Agora que você já sabe como funciona a geração de leads qualificados pode começar a pensar em meios de aplicar todas as dicas no site de sua empresa para que cada vez mais seja possível conquistar clientes e vender mais.

E para garantir a educação e não perder a relação com os leads qualificados, não se esqueça de atribuir as dicas ao Inbound Marketing.

Para melhorar ainda mais o uso dessas dicas e das diferentes estratégias, veja nosso conteúdo Inbound Marketing de resultado.

Além disso, a resposta para a questão de como aumentar as vendas com a qualificação vai sempre estar dentro do seu próprio negócio, por isso, como falamos sobre os leads qualificados, o melhor melhor meio para gerar lead é conhecendo seus leads.

Sendo assim, o estudo dos seus próprios dados e o que vai ser feito com esses dados é melhor jeito conseguir boas estratégias para vender mais e melhor.

E se além dessas dicas, você quiser ficar sempre sabendo de maneiras de como aumentar as vendas e o sucesso do seu negócio, continue acompanhando o blog Ideal Marketing.

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