Como atrair clientes e gerar receita por meio da geração de demanda
Entender como a geração de demanda funciona é fundamental para conseguir potenciais consumidores para sua empresa. Descubra como desenvolver um relacionamento de longo prazo com sua base de clientes.
Para começar a conhecer o funcionamento do marketing de geração de demanda, é necessário compreender como os clientes em potencial são gerados. Tenha em mente que isso acontece a partir do time de marketing, não de vendas.
Uma das dificuldades das empresas que investem em Inbound Marketing é justamente atrair leads. Isso nada mais é do que encontrar e repassar contatos da equipe de marketing para o grupo de vendas.
Mas atenção: apenas atrair consumidores não é suficiente. É preciso também fazer um acompanhamento para verificar se estão gerando receita.
Este texto traz abaixo dicas importantes para o funcionamento desse tipo de marketing para o seu negócio para que você atinja os resultados esperados.
O que é Geração de Demanda?
Em linhas gerais, geração de demanda pode ser definida como uma área que atua com o objetivo de atrair potenciais clientes para uma determinada empresa.
É importante acrescentar que o trabalho também gera receita e desenvolve relacionamentos. Isso pode ser feito a partir da criação de conteúdo relevante que responda às dores do seus leads.
Desta forma é possível trazer pessoas que antes não conheciam o seu negócio. Assim, futuramente, esses usuários podem se tornar seus consumidores.
Para isso é preciso aplicar estratégias que despertem o interesse do seu público-alvo no seu negócio.
O foco principal, neste caso, deve ser o usuário que ainda não faz parte do leque de compras do seu negócio.
Como gerar demanda de maneira eficaz para a sua empresa?
Esta é uma dúvida que pode aparecer após entender este conceito. Agora você precisa saber como colocar isso em prática e usar a seu favor.
É importante lembrar que o trabalho de geração de demanda é formado por uma série de táticas de marketing utilizados para impulsionar o engajamento do seu site a longo prazo.
A atração de leads é uma delas. Por isso, fique atento a esse passo do processo e não se esqueça de filtrar esses contatos.
A qualificação de oportunidades também deve ser foco de atenção para quem quer ampliar o cenário de negócios. E, claro, a aceleração da jornada de compra, para que os resultados sejam positivos e duradouros.
Pode parecer muita coisa, mas são etapas que se complementam e são facilmente aplicáveis, desde que haja empenho e disciplina para que o seu negócio cresça e avance entre os consumidores.
É importante lembrar que esse tipo de estratégia busca fortalecer a presença da sua marca entre os consumidores, com o objetivo de transformá-la em oportunidades de negócio.
Táticas de Marketing de geração de demanda
Existem táticas de marketing de geração de demanda diferentes de acordo com o perfil de cada empresa. A variação ocorre em vista dos objetivos, produtos, serviços e clientes de cada organização.
O que existe em comum é a constante intenção de aumentar a visibilidade da marca e direcionar os usuários para uma jornada de vendas através de um funil de conversão.
A produção de conteúdo de qualidade está entre os pontos principais para um trabalho eficaz. Afinal, o usuário não quer apenas mais do mesmo, mas sim informações que concedam mais conhecimento às suas pesquisas.
Veja abaixo outras táticas desse estilo de marketing:
- Produção de guias, e-books e white papers;
- Demonstrações e webinars;
- Campanhas por e-mail e mídias sociais;
- Eventos;
- Marketing de pesquisa;
- Publicidade direcionada.
Por que trabalhar a geração de demanda é importante?
Em primeiro lugar, a importância é que as táticas proporcionam uma maior precisão das ações de marketing da sua empresa e, consequentemente, melhoram as abordagens do seu time de vendas.
No entanto, não é só isso. O marketing de geração de demanda vai além. Ele proporciona a construção de relacionamentos de longo prazo com potenciais clientes.
Outro ponto muito relevante, que deve ser levado em conta na hora de adotar as ações, é que a integração entre os setores de marketing e vendas favorece a criação de laços mais fortes e próximos com o consumidor.
Para quem tem por objetivo fidelizar um leque de clientes, por exemplo, essa estratégia é um dos caminhos fundamentais a ser indicado.
Uma pesquisa realizada pelo TAS Group, empresa especialista em soluções de software, mostra em números a importância de uma boa integração entre as equipes de marketing e vendas: quando não há uma sincronia, a receita pode apresentar perdas superiores a 10% ao ano.
Por outro lado, quando há um trabalho complementar e conjunto entre os dois times, a taxa de retenção de clientes pode aumentar 36% em média.
Dito isto, é fundamental que a geração de demanda esteja entre os focos principais das organizações.
Cause impacto e conquiste clientes
Com todas essas informações, agora você sabe a importância que a geração de demanda tem para o seu negócio. Por isso, hora de colocar a mão na massa e alcançar bons resultados.
Se lembre que você precisa atrair e manter os seus clientes e não os perder para o concorrente mais próximo. Tenha em mente sempre que o trabalho de geração de demanda é fundamental para sua empresa.
Produza conteúdos impactantes, que chamem a atenção e tragam o potencial cliente com frequência ao seu site. Agregue valor ao conhecimento que o usuário procura.
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