Como ganhar seguidores no Instagram? Confira 6 dicas essenciais para o sucesso da sua empresa

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Publicado: 9 de março de 2018 | Atualizado: 18 de agosto de 2019.

Como ganhar seguidores no Instagram? Existem dicas essenciais para alavancar o número de seguidores de uma página, mas algumas pessoas não as conhecem ainda. Imagine ter um perfil “turbinado” que cria engajamento com seus clientes, parece uma ótima ideia, não?

O Instagram hoje é uma das redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo, com mais de 800 milhões de usuários.

Isso quer dizer que falta muito pouco para atingir o incrível número de 1 bilhão de internautas ativos nessa rede social.

Facebook, WhatshApp e Messenger são as únicas redes sociais que já conseguiram esse feito em toda a história, até hoje.

Portanto, o Instagram deixou de ser apenas uma rede social de compartilhamento de imagens, tornando-se uma oportunidade de aplicar estratégias de marketing.

Por esse motivo você está aqui, pois você quer aprender como ganhar seguidores no Instagram com o objetivo de impactar ainda mais o seu público-alvo, não é?

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Além de tudo, este material é gratuito! Pois é, aposto que seu bolso gostou dessa informação não é mesmo?

Mas vamos voltar a falar sobre o nosso texto.

Confira o nosso conteúdo e veja que ganhar seguidores no Instagram é uma tarefa muito mais simples caso você e seu perfil sigam algumas dicas infalíveis.

Origem do Instagram

Poucas pessoas sabem, mas o Instagram surgiu graças a ideia do norte-americano Kevin Systrom e do brasileiro Mike Krieger.

No dia 06 de outubro de 2010, veio ao mundo a maior rede social de compartilhamentos de imagens.

Mas antes de surgir o Instagram, existia o Burbn. Ele foi ao ar em fevereiro daquele mesmo ano, mas até mesmo os seus fundadores perceberam a complexidade do aplicativo.

Por esse motivo, eles resolveram reformular o difícil Burbn para o simples, porém mais eficiente, Instagram.

Nos primeiros três meses de vida, 1 milhão de pessoas já tinham baixado o novo aplicativo.

O Instagram era um sucesso!

primeira foto do instagram - como ganhar seguidores no instagram

Essa foi a primeira imagem publicada no Instagram e foi na época em que a rede social estava em teste, antes de ser divulgada ao mundo.

Mas uma coisa que poucas pessoas sabem é que, no início, o Instagram era exclusivo à plataforma AppStore, ou seja, quem tinha um celular como Samsung, Motorola, Windows Phone ou outros não podia baixar o aplicativo.

Em dezembro de 2011 a rede social já tinha 15 milhões de usuários. Um enorme crescimento!

Já o ano de 2012 foi repleto de acontecimentos para a rede social criada por Kevin e Mike, principalmente no mês de Abril.

No dia 03 desse mês, foi anunciado que o Insta também estaria disponível no sistema Android, aumentando muito mais a amplitude da rede social.

E menos de uma semana depois, no dia 09 de Abril, o Facebook anunciou a compra da rede social de compartilhamento de imagens.

O valor era absurdo, cerca de U$ 1 Bilhão.

Ou seja, um ano e meio após o seu lançamento, o aplicativo já estava valendo incríveis 1 bilhão de dólares.

As primeiras versões para Android eram quase iguais as do iOS, a página principal era semelhante, até os filtros eram iguais.

A única coisa que o Instagram não possuía para o sistema Android era a ferramenta blur. Essa ferramenta possibilita você deixar o foco em um único ponto da imagem, deixando todo o resto desfocado.

E foi assim que surgiu o Instagram!

Tenho certeza que esse tópico foi bastante curioso para você, não é mesmo?

Mas vamos continuar com o conteúdo, afinal ainda vamos mostrar como ganhar seguidores no Instagram e como criar conta no Instagram para empresas.

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Empresas: como criar conta no Instagram?

Antes de começar a ganhar seguidores no Instagram, existe um passo importante que precisa ser feito.

Você precisa criar uma conta empresarial, ou seja, transformar seu perfil pessoal em um de negócios.

É muito importante para as empresas usar o Instagram empresarial, assim se torna possível mensurar os dados de uma forma mais precisa, de acordo com os objetivos de marketing.

instagram para empresas - ganhar seguidores no instagram

Dessa forma, você pode acessar os relatórios e saber:

  • Quais posts fizeram mais sucesso;
  • O número de contas que visualizaram a publicação;
  • Qual conta acessou o link do seu site.

Além disso, o design de um perfil de negócios é perfeito para o objetivo de empresas no Instagram, pois ele já disponibiliza um botão que permite o usuário entrar em contato com o seu negócio.

Essa função pode servir como um “Fale Conosco” e esse é outro ponto positivo para a rede social.

Mas não se preocupe! Vamos te ensinar a criar sua conta.

Confira o passo a passo para aprender como criar conta no Instagram para empresas:

1. Acesse a sua conta > vá em perfil > selecione “Mudar para o perfil comercial”;

2. O próprio Instagram, antes de começar, sugere você incluir um número de telefone, localização e e-mail para contato;

3. O próximo passo é criar uma página no Facebook > Selecione um título para ajudar as pessoas encontrarem seu perfil;

4. Após colocar o nome da página, é o momento de escolher a categoria do seu negócio. Existem 12 categorias diferentes para escolher qual melhor se encaixa;

5. Depois disso, aparecerão as opções de colocar e-mail, número de telefone e localização;

6. Prontinho, você acabou de criar uma conta no Instagram para empresas.

Depois de criar uma conta no Instagram para o seu negócio fica muito mais fácil divulgar o seu perfil.

Além disso, quando você disponibiliza no seu perfil um número de telefone, e-mail de contato e a localização do seu negócio, o público precisa de apenas um clique para entrar em contato com você.

É tudo que um negócio quer, ou não é?

Dicas que ajudarão em como ganhar seguidores no Instagram

Chegou o momento tão esperado!

Agora você irá conhecer as dicas fundamentais de como ganhar seguidores no Instagram e ganhar curtidas na rede social.

aumentar seguidores - ganhar seguidores

Se liga nas dicas:

1. Escolha fotos de qualidade

Não sei você, mas eu já deixei de seguir muitos perfis por não postarem um conteúdo com imagens ruins.

É horrível ficar vendo imagens sem qualidade nenhuma.

Seu conteúdo tem que ser o melhor para conquistar o público-alvo e também para trabalhar com materiais bons.

Se sua empresa deseja sucesso, então precisa de um bom conteúdo para as mídias sociais!

Acredite, se você quer saber como ter muitos seguidores no Instagram, esse já é um bom passo para começar.

2. Seja um perfil ativo

Poste fotos frequentemente, ninguém gosta de seguir um perfil que não posta fotos.

O legal é postar, e ver se os usuários estão gostando das imagens que você publica, e aí também podemos colocar uma dica plus dentro dessa.

Analise quantas curtidas teve seu post, quantos comentários e como foi a interação do público.

Mas não deixe de postar!

O horário nobre do Instagram é das 17h às 18h em dias úteis. Em finais de semana o horário é mais flexível, das 13h até às 18h.

Mas você deve estudar seu público-alvo para saber exatamente em qual horário ele está on-line e pronto para interagir com a sua postagem.

Postar entre 0h e 8h da manhã, por exemplo, pode ser considerado um horário “morto”. Vale evitar esse período para impactar o seu público de uma melhor maneira.

3. Use o Stories

Você sabe o que é o Stories Instagram? Essa é a ferramenta fez a maioria dos usuários abandonarem o Snapchat.

A ferramenta é simples, você pode postar uma foto que fica disponível por 24h para todos.

Ela é muito útil, pois se trata de algo momentâneo e se o usuário não ver naquelas 24h, o post nunca mais estará disponível, a não ser que o perfil publique novamente.

Todos ficam curiosos quando veem as pessoas e empresas utilizando os stories, então use essa técnica a seu favor.

4. Capriche na legenda

Se você quer aprender como ganhar seguidores no Instagram, é fundamental conhecer o poder das legendas!

Elas são a tradução da sua foto, então capriche! Essa é uma maneira de engajar o seu público também.

A legenda é uma das maneiras de direcionar seu público até o seu perfil, para que eles acessem seu blog ou site.

Isso porque é impossível acessar um link diretamente de uma legenda, portanto você precisa caprichar e pensar muito bem no que vai escrever.

Seja criativo para atrair o usuário ao seu próprio site.

Desperte a curiosidade, mostre que aquela imagem é só uma prévia de tudo que você pode oferecer.

5. Use hashtags

A hashtag é uma estratégia super poderosa para descobrir como ganhar seguidores no instagram, principalmente agora com a nova atualização da rede social.

O Instagram lançou uma atualização no fim do ano de 2017 com a qual os seguidores podem seguir uma hashtag.

Mas como assim? Como eu vou seguir uma hashtag?

Elas funcionarão como se fossem um perfil normal, que postam as publicações mais relevantes que usaram as hashtags selecionadas.

Por exemplo: #MarketingDigital

seguir hashtags - ganhar seguidor no instagram

Além do usuário poder seguir aquela hashtag, ele pode buscar por ela e encontrar a sua publicação nos resultados, ou seja, você terá maior amplitude de publicação.

6. Invista em posts patrocinados

Segundo uma pesquisa do próprio Instagram, 60% da população diz que descobre novos produtos usando a rede social, ou seja, não se pode duvidar de dados, não é mesmo?

Os posts patrocinados são ótimas maneiras de atingir o seu público-alvo, pois muitas pessoas hoje já estão ativas no Instagram, mais de 800 milhões como dissemos anteriormente.

Então use e abuse dessa técnica.

Você quer saber quais os formatos disponíveis para criar um post patrocinado agora que você está aprendendo como ganhar seguidores no Instagram? Então dá uma olhadinha para o nosso próximo tópico.

Formatos de anúncios no Instagram

Nós acabamos de dizer que anunciar é uma ótima maneira de auxiliar sua empresa em como ganhar seguidores no Instagram.

Agora iremos mostrar os formatos de anúncios que a rede social disponibiliza para você e para o seu negócio.

Anúncios de Fotos

Esse é o formato mais usado pelas empresas. Os anúncios de fotos se resumem à publicação de uma única foto.

Existem algumas restrições para o tamanho da imagem, ela pode ser quadrada (600 x 600px ou 1936 x 1936px) ou retangular (600 x 315px ou 1936 x 1016px).

O arquivo não pode ter mais 10Mb.

Anúncios de Vídeos

Os anúncios de vídeos também são bastante usados pelas empresas, mas não com tanta frequência como os anúncios de fotos.

As dimensões dos anúncios são iguais às que citamos no modelo anterior e o vídeo precisa ter de 5 a 60 segundos.

É obrigatório estar no formato MP4 também e não pode ter mais de 30Mb.

Anúncios em Carrossel

Outra forma de aprender como divulgar no Instagram são os anúncios em carrossel.

Impactar com mais de uma imagem é uma boa opção, afinal desta maneira você pode contar “mais de uma história” para o seu usuário, ou passar uma imagem mais completa do objetivo.

Inclusive, dessa forma você pode até mesmo contar uma história a cada imagem que você escolher para inserir na sua postagem.

Como assim passar uma imagem ou história mais completa?

Os anúncios em carrossel precisam ser quadrados e às vezes a imagem não se adequa ao formato.

Então você pode usar duas ou mais imagens para concluir o objetivo.

Anúncios em Stories

Como viu acima, anunciar no Instagram Stories é uma ótima opção.

Anunciar nesse formato é interessante pois o anúncio surge entre as histórias de dois perfis distintos.

Isso não interfere na experiência do usuário, pois são anúncios puláveis.

Para anunciar no Instagram Stories, você pode usar tanto imagens, quanto vídeos.

Portanto, para saber mais sobre como usar o Instagram Ads e fazer anúncios criativos na plataforma, dê uma olhada neste artigo!

Instagram para empresas pode ser o diferencial do seu sucesso!

Bom, ensinamos alguns pontos que irão te ajudar em como ganhar seguidores no Instagram.

Além disso, quando você consegue aumentar o número de seguidores, se torna possível ganhar curtidas nessa rede social.

Você precisa saber que as redes sociais são ambientes mais descontraídos e nelas você pode atingir o seu público-alvo de uma forma mais leve, gerando mais resultados.

Outra dica importante é: não compre seguidores!

Isso serve apenas como um número fantasma, pois muitos desses novos seguidores não se interessam pelo segmento do seu negócio de verdade.

Sempre recomendamos você trabalhar para saber como ganhar seguidores no Instagram de maneira orgânica, para atingir o público ideal.

Portanto podemos afirmar que essas dicas podem, sim, ajudar seu negócio a ganhar seguidores no Instagram.

Compartilhe conosco os seus resultados e aproveite para seguir nosso Instagram @idealmarketingoficial.

Até a próxima!

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