Como a gamificação pode aprimorar suas campanhas de marketing?
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 7 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 7 de fevereiro de 2022.
Gamificação é a aplicação de elementos semelhantes a jogos para atividades não necessariamente relacionadas a games. Em palavras simples, é o processo de tornar divertidas atividades que de outra forma seriam entediantes.
A gamificação funciona de maneira eficaz devido à nossa tendência psicológica de jogar. Somos naturalmente inclinados a aprender, competir, alcançar e nos expressar em uma configuração semelhante a um jogo.
Jogos e elementos gamificados não são exatamente semelhantes, mas ambos são amplamente aplicados em marketing, vendas, educação, desenvolvimento web, setor de saúde, finanças e muito mais.
Mas o foco deste artigo é o uso da gamificação em marketing. Siga a leitura até o fim e descubra como melhorar o engajamento do usuário, gerar mais conversões e, ainda, vender mais!
O que é marketing de gamificação?
O marketing de gamificação envolve a combinação de elementos gamificados em suas atividades de marketing para melhorar o envolvimento e retenção dos usuários e incentivá-los a comprar seus produtos e serviços.
A ideia de gamificação se baseia no fato de que jogar games, tanto digitais quanto físicos, é uma experiência gratificante. Ela libera os neurotransmissores de bem-estar conhecidos como dopamina.
Portanto, o marketing de gamificação é essencialmente baseado em recompensas. Ele apela à nossa inclinação natural de competir em atividades para ganhar recompensas, alcançar status e superar desafios.
Há a necessidade de tornar as estratégias de marketing corporativo mais envolventes e a gamificação ajuda nisso. Mas, como se aplica a uma campanha de marketing?
Gamificar suas promoções, por exemplo, pode ser o divisor de águas que você precisa para melhorar o engajamento e reduzir a taxa de rejeição. Com a gamificação, é possível atrair clientes e fazê-los agir sem que eles percebam.
Embora juntar jogos e marketing possa parecer trabalhoso à primeira vista, é um esforço que vale muito a pena. Você sabia que a gamificação provou ser eficaz por várias marcas, incluindo as gigantes como Coca-Cola, McDonald’s e Nike?
Por exemplo, após criar o aplicativo de jogos “Pizza Hero”, que permite que os clientes criem sua própria pizza, a receita de vendas da Domino’s Pizza aumentou 30% .
Dito isso, vamos agora explorar os benefícios que você pode obter ao gamificar sua campanha de marketing digital!
Benefícios da gamificação no marketing digital
Você pode estar se perguntando se há algum benefício em gamificar sua campanha de marketing. A resposta objetiva é: sim! E são numerosas!
Desde que começou a se popularizar, lá em 2010, a gamificação provou ser uma estratégia que veio para ficar.
Talvez seja porque é uma técnica que explora o comportamento do consumidor e a necessidade inata que as pessoas têm de diversão, aventura e a emoção profunda que vem com as vitórias.
Quer trate de descontos em vendas de Black Friday ou simplesmente uma liquidação, você pode também pode vender mais com gamificação do que com qualquer outro método. Vamos ver alguns benefícios de gamificar seus esforços de marketing digital.
Aumente o alcance e o reconhecimento da marca
Conseguir novos clientes é bom. Reter os clientes existentes é ainda melhor. A boa notícia é que nem sempre você precisa fazer muito. Basta ser criativo e adicionar conteúdo gamificado ao seu site ou campanhas.
Um estudo da Gigya que analisou as estratégias de marketing de marcas como Nike, Dell e Pepsi mostrou que a gamificação resultou em um aumento de 13% nos comentários de postagens, 22% mais compartilhamentos em canais sociais e uma taxa de descoberta de conteúdo de 68%.
Por meio da gamificação, os usuários podem publicar suas pontuações mais altas nas redes sociais e desafiar seus amigos para um campeonato. Isso estimula a interação entre os usuários de forma orgânica e as marcas ganham mais atenção e seguidores nas redes sociais como resultado.
A gamificação ajuda as marcas a atrair diversos públicos
Os millennials gostam de ser desafiados e é disso que se tratam os jogos. A geração Z, por outro lado, são muito visuais tendo sido criadas na era dos smartphones e da tecnologia digital.
Essas duas gerações têm maiores demandas de marketing digital que a gamificação ajuda a resolver. O conteúdo gamificado fornece a elas o que preferem quando se trata de marketing de produtos, que é conteúdo pequeno, facilmente digerível e altamente visual.
A gamificação, portanto, adiciona uma vantagem criativa aos esforços de marketing de uma marca, e isso permite que eles permaneçam competitivos e relevantes para seus usuários.
Engajamento efetivo do usuário
Você já se perguntou por que as pessoas – crianças e adultos – gostam de jogar?
Ora, uma das razões óbvias é uma forma muito interativa de entretenimento. Esta é a razão pela qual gamificar o conteúdo do seu site é uma maneira eficaz de melhorar o engajamento entre seu público.
Se você deseja tornar sua campanha interativa e envolvente ao mesmo tempo, a gamificação torna isso possível!
Facilita a coleta de dados do usuário
Se você está procurando uma maneira de atrair seus visitantes da web para que forneçam informações de interesse, tente gamificar alguns aspectos de seu site.
O fato de esses jogos serem executados em uma plataforma on-line, como o seu site, torna ainda mais fácil coletar as informações de que você precisa – e eticamente, sem violar nenhuma lei de privacidade, é claro.
A gamificação também fornece ao negócio dados valiosos sobre a composição de seu público e isso facilita a adaptação de seus produtos e serviços para satisfazer as necessidades de seus clientes.
Então, quais são as maneiras possíveis de gamificar suas campanhas de marketing digital?
Elementos para gamificar sua estratégia de marketing
Aqui está uma lista de alguns elementos de jogos populares para adicionar ao seu negócio online.
- A barra de progresso;
- Pontos de recompensa;
- Distintivos;
- Concurso;
- Gráfico de Desempenho.
Essa lista contém alguns dos elementos de marketing de gamificação mais usados. No entanto, a aplicação não precisa se limitar a isso: com a gamificação, as possibilidades são infinitas.
Conclusão:
A gamificação é uma das opções a qual as empresas podem recorrer para promover seus produtos e serviços. Ela é uma forma de você fazer uso das ferramentas disponíveis para tornar seu trabalho mais eficaz e bem-sucedido.
Diante disso, gamificar campanhas de marketing digital ajuda a aumentar a visibilidade de uma marca, além de permitir que as empresas coletem dados valiosos do usuário que serão, posteriormente, úteis para oferecer serviços personalizados.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre gamificação e como ela pode alavancar as suas vendas, talvez seja o momento de entender sobre um outro tópico que também está bem em alta no mundo dos negócios: o agile marketing!