Como o GaaS (Games as a Service) tem revolucionado o mercado
Atrair clientes e mantê-los fiéis não é uma tarefa fácil, mas o GaaS chegou para mudar essa narrativa. Entenda como o modelo de negócios em formato de games tem feito tanto sucesso e aprenda a aplicar na sua empresa.
Seja por lazer ou como profissão, não há mais como duvidar do protagonismo dos jogos eletrônicos como modelo de negócio. É nesse momento que o Game as a Service, ou simplesmente GaaS, entra em ação.
Nessa estratégia, o objetivo é monetizar os jogos e mudar um pouco o conceito tradicional que estamos acostumados a ver. Aqui, o lucro tem destaque, mas sem deixar a diversão de lado.
Saiba como sua empresa pode optar por esse estilo, dessa forma você se alia ao assunto do momento e lucra com algo que já está consolidado no mercado.
Calma, tem muita coisa para abordar sobre o assunto ainda. Fique até o final para entender os quatro tópicos principais que explicam, afinal, por que o GaaS pode ser uma boa para a sua empresa:
O que é o Games as a Service (GaaS)?
Nesse estilo de negócio, a empresa disponibiliza o jogo inicialmente gratuito, mas depois traz adicionais pagos que atraem os clientes.
Essa é uma estratégia que gera receita de maneira recorrente, com atualizações e novidades atrativas. Assim, o game não perde a graça e a empresa aumenta a lucratividade.
Porém, o custo cada vez mais alto para a produção deve ser levado em conta. É importante definir como e quais itens adicionais serão disponibilizados.
Skins (roupas usadas pelos personagens dentro do jogo), ferramentas mágicas, vidas extras e moedas de troca são algumas opções de materiais que valem a pena serem aprimorados.
Assim, a empresa lança um único jogo que está sempre em atualização. Ou seja, os custos de criação diminuem, ao mesmo tempo em que o game segue cheio de novidades, o que traz rentabilidade à empresa.
Normalmente, esses títulos oferecem uma experiência gratuita para não espantar o potencial cliente. Muitas vezes o usuário investe em conteúdo extra para poder jogar no mesmo patamar de quem já utiliza a experiência completa.
Por isso, esse método amplia as receitas e tem feito cada vez mais sucesso no mercado online e, assim, moldado de um jeito novo a indústria dos games.
As principais características do GaaS
As características dessa estratégia de negócio são bastante marcantes e definidas. Lembrando que, apesar de normalmente gratuitos, os jogos podem ser lançados também a um preço baixo.
O GaaS traz alguns pontos que, na maioria das vezes, se fazem presentes em jogos com essa abordagem. Separamos alguns abaixo:
- Gratuito para download: apesar de não ser uma regra universal, essa é a forma que a maior parte das indústrias têm optado;
- Itens adicionais: esse é basicamente o tópico que faz a roda girar nesse modelo, já que inclui desde microtransações até assinaturas maiores;
- Atualizações contínuas: as atualizações servem para corrigir erros que foram apontados pelos jogadores, por esse motivo é de extrema importância se manter atento aos feedbacks recebidos;
- Comunidade fortalecida: por causa da longevidade desses títulos, se forma uma base forte de fãs, o que gera receita de forma ainda mais orgânica à empresa.
Outro ponto interessante sobre esse método é que através dos jogos é possível aprender cada vez mais sobre seu público.
Ferramentas de CRM podem realizar uma coleta de informações que ajudam a empresa no aprendizado sobre os usuários, o que permite um desenvolvimento do universo criado.
Isso concede uma enorme vantagem para a empresa. Dessa forma é possível personalizar o cenário criado e faz com que os jogadores se sintam cada vez mais imersos.
Como esse modelo de negócio está mudando a indústria de jogos
Esse modelo está sendo inserido cada vez mais nas estratégias de marketing que cercam grandes companhias, e pode ser implementado também nas pequenas e médias empresas que buscam inovação no mercado.
O GaaS tem mudado de forma permanente o estilo de desenvolvimento dos jogos online, pois os estúdios se preocupam em criar algo que se torne menos descartável, sem a necessidade de um lançamento todo ano.
Sendo assim, os consumidores aproveitam muito mais e não são forçados a investir o tempo todo em novidades.
Com esse modelo, os próprios desenvolvedores permanecem mais tempo em um mesmo projeto, focando nas atualizações e correção de erros.
Os artigos adicionais quase nunca são essenciais para a pessoa permanecer engajada, mas eles são muito atraentes já que estimulam a competitividade e se tornam itens colecionáveis.
Por isso, um produto feito com objetivo e estratégias definidas pode ser a solução para trazer estabilidade e rentabilidade ao seu negócio.
Tudo isso está atrelado à evolução tecnológica, que tem facilitado a inclusão e as transações financeiras online.
É necessário levar em consideração que as pessoas estão consumindo conteúdos cada vez mais rápido, por esse motivo é essencial se manter em constante atualização.
É aqui que entra a inspiração do GaaS para o marketing de conteúdo. Construa um ambiente que chame atenção e desenvolva mecanismos que instiguem o público a permanecer interessado no serviço ou produto oferecido.
O GaaS é o futuro acontecendo agora
Candy Crush, Fortnite e Word of Warcraft são apenas alguns exemplos do sucesso dessa nova forma de fazer negócio. Esses títulos mostram como é possível inovar dentro de um mesmo projeto, trazendo algo de novo a cada atualização.
Por estar em constante crescimento e já ser algo consolidado, é possível dizer que o GaaS é o futuro que acontece agora. Ao mesmo tempo em que o acesso aos jogos é facilitado, a rentabilidade cresce atrelada à qualidade de desenvolvimento.
Mais tempo de projeto para os desenvolvedores inevitavelmente aumenta a qualidade, o que atrai uma base de fãs fiel e competitiva. E é aí que entra o maior charme desse modelo: os conteúdos adicionais pagos.
Analisar alguns títulos de sucesso com uma visão voltada para os negócios é uma grande chance de aprender e aplicar técnicas valiosas dentro da sua própria empresa.
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