Funil de venda: faça uma gestão eficiente priorizando oportunidades

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Publicado: 14 de outubro de 2019 | Atualizado: 16 de abril de 2020.

Mais do que saber criar um funil de venda, saber como priorizar oportunidades é fundamental para o sucesso do seu negócio. Só quem reconhece o valor dessa estratégia consegue aumentar suas vendas e diminuir custos.

Para que uma empresa tenha sucesso e consiga aumentar suas vendas, é preciso que ela saiba como fazer uma gestão eficiente do seu funil de venda.

Isso porque com isso você é capaz de organizar melhor seus leads, atendê-los melhor para, assim, gerar mais oportunidades.

Deste modo, você não desperdiça a chance de efetuar uma venda nem de ter mais autonomia diante o seu setor de atuação.

E para que entenda melhor como priorizar as oportunidades do funil de vendas da sua empresa, resolvemos preparar dicas fácil e simples de serem adotadas.

Garantimos que, depois de conhecê-las, vender os produtos e os serviços da sua marca será muito mais fácil.

Nos acompanhe agora!

Entenda por que é importante saber priorizar oportunidades

Entender os motivos que fazem você priorizar uma oportunidade é extremamente importante para melhorar o atendimento dos vendedores da sua empresa.

Isso porque assim os vendedores da sua loja conseguirão encontrar um tempo para atender cada um dos clientes, independentemente de qual etapa do funil de vendas marketing digital ele esteja.

Sendo assim, investir em estratégias que façam os vendedores conduzirem os clientes por todo o funil de venda é capaz de melhorar a rotina dos mesmos e aumentar sua taxa de conversão.

Não à toa, muitas empresas têm apostado na divisão do funil de vendas entre Pré-Venda e Venda trabalhando da seguinte forma:

  1. As marcas contratam um profissional de SDR (ou Sales Development Representative) para cuidar das oportunidades do funil de vendas marketing digital;
  2. A atenção desse profissional é focada totalmente nos primeiros contatos com as oportunidades;
  3. Quando o perfil desses leads é validado pelo SDR, o mesmo repassa os contatos interessados para um vendedor, que aqui pode chamar de Sales Representative;
  4. O vendedor, incubido de cuidar desta oportunidade, conduz o cliente pelo funil de venda para fechar um negócio.

Vale lembrar que a estruturação acima é necessária para empresas que possuem um grande número de oportunidades e que conta com um time maior de vendedores.

Sendo assim, se o seu negócio está no começo, recomendamos que você siga o funil de vendas conforme as oportunidades vão chegando até você.

Mas de modo geral, é possível priorizar essas oportunidades de três maneiras distintas, confira:

Priorize por previsão de fechamento

Quando você tem um ciclo de vendas muito bem detalhado, priorizar por previsão de fechamento pode ser uma boa alternativa.

Porém, todo gerente de vendas precisa acompanhar regularmente as oportunidades que chegam para priorizar cada uma delas, poiso evitar o prolongamento do ciclo no funil de venda é importante para ganhar as oportunidades que você deseja.

Isso porque quando o curso do funil de vendas se prolonga, fica difícil para os vendedores alcançarem todos os objetivos da marca, além de deixar os componentes de vendas mais caros.

Por isso, contar com ferramentas de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) ajuda na identificação de datas de fechamento de negócios e otimiza o seu trabalho.

Priorize por perfil

É preferível que, ao usar uma ferramenta de CRM, se tente identificar todas as oportunidades com um alto índice de fit com a sua marca.

Assim, além de você conseguir conduzir os seus clientes por todo o funil de vendas, você garante também o encaixe perfeito no Perfil de Cliente Ideal (ICP).

Dessa forma, a partir do momento em que esse potencial cliente se torna uma oportunidade, é necessário mensurar se vale a pena ou não mantê-lo no funil de venda.

Não se esqueça de que todas as informações que você captou com o funil de vendas marketing digital serão necessárias no momento de executar todas as ações de marketing para gerar cada vez mais leads.

Com isso, suas campanhas são mais bem direcionadas, fazendo com que suas chances de sucesso aumentem.

Priorize por oferta

Fazer a priorização das oportunidades por oferta é uma estratégia que deve ser adotada para o seu funil de vendas marketing digital.

Mas é importante ressaltar que essa priorização é relevante para empresas que trabalham com diversos produtos e serviços.

Isso porque se certas ofertas estão dando maior rendimento, faz sentido priorizá-las para a sobrevivência do negócio.

Com isso, você consegue organizar melhor suas oportunidades e ainda maximizar seus resultados.

Saiba como organizar o seu funil de venda

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Se você chegou nessa etapa, significa que você aprendeu priorizar as oportunidades que chegam ao seu negócio, além de saber como criar um funil de vendas.

Agora, para que consiga fazer uma excelente organização do seu funil de venda, veja algumas dicas importantes:

  • Utilize uma ferramenta de CRM para ajudá-lo a controlar todas as etapas do funil de venda;
  • Compreenda a jornada de todos os seus clientes, criando ações e estratégias comerciais com base nisso;
  • Faça um treinamento com os seus vendedores, assim eles aprendem como criar um funil de vendas e conduzir todas as oportunidades da sua empresa.

Coloque essas dicas em prática e consiga otimizar suas estratégias a fim de dar um atendimento melhor a sua oportunidades para, assim, ser capaz de vender mais.

Chegou o momento organizar suas oportunidades para vender mais!

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Como você chegou ao final deste conteúdo, temos a certeza que você sabe como priorizar suas oportunidades.

A nossa dica final é que você alinhe todos os objetivos do seu empreendimento com o perfil da sua persona, para oferecer os melhores produtos e serviços para ela, além de conduzi-la direitinho no funil de venda.

E se você quer potencializar cada vez mais os seus resultados, a nossa outra dica de ouro ler nosso conteúdo sobre como obter resultados mais rápidos com uma estratégia de Inbound Marketing.

Boa sorte!

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