Funil de inbound marketing: saiba como se relacionar com os seus leads e vender os seus produtos (parte 2)
O funil de inbound marketing deve sempre ser seguido para aumentar a lucratividade do seu empreendimento. Afinal de contas, só quem investe em melhorar o relacionamento com o seu lead consegue fazer com que ele consuma seus produtos e serviços.
Você bem sabe que os consumidores adotaram um novo hábito de consumo e, para conseguir acompanhá-lo, é necessário seguir etapas do inbound marketing, como relacionamento e vendas.
Cada fase das etapas de inbound marketing possui estratégias práticas e rápidas de serem adotadas para ajudar no crescimento do seu negócio.
Como na primeira parte dessa jornada (acesse Funil de Vendas: aprenda atrair e converter visitantes e leads) vimos sobre atração de visitantes e conversão dos mesmos em potenciais clientes, agora é hora de fechar este tema com o relacionamento e as vendas.
Vamos lá?
Fase 3: Relacionamento
Dentro da estratégia de inbound marketing, o relacionamento diz respeito à educação do lead, até que o mesmo se torne cliente do seu empreendimento.
Nesta etapa, o conceito de Lead Tracking é bem difundido, pois compreende o nível de interação que o seu potencial consumidor tem com os conteúdos disponibilizados por você.
Ou seja, quanto mais o lead interagir com o seu negócio, maior serão as chances dele fechar um acordo com você.
Sendo assim, é essencial que você descubra como usar lead tracking para rastrear seus leads e criar campanhas de marketing mais eficientes.
Entendendo bem sobre o que se trata o Lead Tracking, você vai conseguir avaliar melhor os dados e responder às seguintes perguntas:
- Quais materiais o lead baixou?
- Quais páginas foram acessadas pelo potencial cliente?
- Qual é o maior interesse de temas dentro do segmento que sua empresa atua?
Com base nas respostas a essas perguntas, fica mais fácil verificar o entendimento do cliente em relação ao problema que ele enfrenta.
Além disso, é na fase de relacionamento que a segmentação de leads acontece, aumentando consideravelmente as chances de você enviar os conteúdos certos para as pessoas certas.
Para facilitar essa tarefa, conheça os tipos de segmentação de leads e aprenda a fazer sua taxa de conversão de colar rumo ao sucesso.
Como você bem sabe, o departamento de marketing é encarregado por direcionar os leads para que os mesmos sigam a jornada de compra por meio de conteúdos educativos e relevantes, além de outras estratégia de marketing digital.
Por isso, o funil de inbound marketing deve ser seguido à risca, a fim de contemplar todos os resultados que você quer alcançar por meio da sua estratégia de inbound marketing.
Qual a melhor estratégia de relacionamento?
Há muitas maneiras de você se relacionar com o potencial cliente do seu empreendimento, mas nenhuma delas é tão imbatível quanto a nutrição de leads.
Isso porque é por meio dela que o lead desce o funil de inbound marketing educado, pois recebeu materiais personalizados.
Além disso, uma ótima estratégia de relacionamento é utilizar ferramentas de Lead Scoring e Lead Tracking.
A propósito, caso você não se lembre, o Lead Scoring é a pontuação que ser lead ganha ao responder as perguntas feitas por você no formulário de captação.
Fase 4: Vendas
Por fim, chegamos a fase 4, que é a vendas.
Aqui, você deve entender que os visitantes do seu site ou blog passaram a ser leads, e isso significa uma possível venda de produto ou serviço oferecidos pela sua empresa.
Para facilitar esta etapa, recomendamos que o lead passe por algumas qualificações, que é o ato de educar o leitor, para que o mesmo consumo os produtos e serviços fornecidos pelo seu empreendimento.
Além disso, o importante é que você se torne amigo desse potencial consumidor, a fim de encontrar a verdadeira solução para o problema dele.
Qual a melhor estratégia de vendas?
Afinal, qual é a melhor estratégia para conseguir vender os seus produtos ou serviços? Simples: usando o Inbound Sales.
Esse processo de vendas foca na compreensão da necessidade do consumidor para solucionar seus problemas.
E como o Inbound Sales faz isso?
Por meio do trabalho de construir um bom relacionamento com os seus clientes, a sua empresa consegue alcançar o tão sonhado sucesso.
Por isso, é fundamental contar sempre com: planejamento, estratégia, processo e metas de vendas.
Para facilitar, tenha sempre na sua equipe um:
- SDR: profissional responsável pela área de pré-venda, atuando como um acelerador das vendas por meio de consultorias;
- Inside Sales: profissional responsável pela área de Vendas, tendo como objetivo fechar a venda por meio do relacionamento com o cliente, sem a necessidade de ir à campo;
- Customer Success: profissional que contempla a pós-venda e foca totalmente no sucesso do cliente, ajudando a fidelizá-lo à sua marca.
Já sabe qual a melhor estratégia de relacionamento e de vendas? Então comece agora a aplicar no seu negócio!
Chegamos ao final da parte dois do nosso conteúdo sobre funil de inbound marketing e, graças a ele, temos certeza que você vai adotar estratégias essenciais para o seu negócio.
É importante lembrar que, toda empresa que foca em estratégia de inbound marketing, deve focar no bom relacionamento para atingir as vendas desejadas.
Além disso, o time de marketing deve sempre deixar o time de vendas a par de todas ações e campanhas para o melhor engajamentos de potenciais clientes.
Por fim, recomendamos que você leia outro conteúdo do blog da Ideal Marketing para aumentar as chances de atrair, converter, se relacionar e vender: Saiba como fazer Inbound Marketing de resultado em 5 passos simples.
Bons negócios!