Funil de Inbound Marketing: aprenda atrair e converter visitantes e leads
O funil de inbound marketing é seguido por todos os visitantes e leads do seu negócio, mesmo que eles não saibam disso. Por isso, para que você consiga obter o sucesso desejado em sua estratégia de inbound marketing, é preciso, antes de mais nada, conseguir atrair e converter visitantes em leads.
É comum você se deparar com conteúdos aqui no blog que falem a respeito do funil de inbound marketing, entre outras estratégias que podem ser interessantes para o seu empreendimento.
No entanto, nós sempre gostamos de ressaltar as etapas do inbound marketing para você não cair no abismo do insucesso e ser mais uma empresa a fechar as portas para o competitivo mercado.
Portanto, confira agora a primeira parte deste conteúdo, que vai abordar o funil de inbound marketing, mais especificamente duas etapas: atrair e converter.
Fase 1: Atração
A primeira etapa do funil de Inbound Marketing é a atração, que diz respeito em captar visitantes para os canais de marketing da sua empresa, como o blog e as redes sociais, por exemplo.
Essa é uma das fases mais difíceis para empresas que estão começando a utilizar a estratégia de Inbound Marketing, principalmente se as mesmas desejam alcançar pessoas na internet de forma orgânica.
Até porque a partir do momento em que você consegue esses visitantes, é necessário educá-los por meio de conteúdos úteis e relevantes para inseri-los na jornada de compra e, então, começar um relacionamento com eles até a decisão de compra dos seus produtos ou serviços.
Por isso, é essencial que nesse momento seja definida a persona do seu negócio, pois ela dará um norteamento para você criar uma linguagem para os seus conteúdos e saber em quais canais os seus leads se encontram.
Além disso, estar sempre alinhado com os departamentos de marketing e de vendas garante que todas as ações estejam alinhadas para todas as etapas do Inbound Marketing.
Qual a melhor estratégia de atração?
Ter um plano de comunicação bem elaborado e uma estratégia de Inbound Marketing otimizada são um bom começo para você começar a atrair visitantes para o site ou blog da sua empresa.
Por isso, nessa etapa de atração, o recomendado é que você utilize como estratégia principal a produção de conteúdos que apresentem os possíveis problemas da sua persona (ou personas) do seu negócio.
Mais especificamente, os conteúdos estão relacionados com o Topo de Funil (ToFu), o qual deve conter materiais que consigam tirar todas as dúvidas dos usuários, além de mantê-los informados a respeito do seu segmento.
Mas como produzir esses conteúdos?
Bom, os conteúdos presentes na fase de atração do funil de inbound marketing devem ser claros e objetivos, e você não deve, de forma alguma, falar a respeito dos seus produtos ou serviços – ainda não é o melhor momento.
Aqui, você deve focar totalmente na conversão desses visitantes em leads, fazendo com que eles troquem dados (nome, email etc.) pessoais por materiais ricos, como ebook ou infográfico, por exemplo.
Sendo assim, é fundamental que você poste diversos conteúdos no blog da sua empresa e compartilhe-os em outros canais de marketing, como as redes sociais das quais esses visitantes estão inseridos.
Por fim, uma dica de ouro: não queira entregar diversos conteúdos somente para ter uma quantidade expressiva, mas sim com a qualidade necessária para tirar todas as dúvidas desses usuários.
A partir de então, você estará pronto para seguir para a segunda etapa do funil de inbound marketing, que é a conversão.
Fase 2: Conversão
Bom, depois de criar conteúdos capazes de “atrair” visitantes para o blog da sua empresa, chegou o momento de fazer com que a sua persona se interesse cada vez mais pelo seu negócio.
A partir de então, entramos na fase de conversão, extremamente necessário para o bom funcionamento do funil de inbound marketing.
Aqui, você deve acompanhar de perto os movimentos dos visitantes do seu site ou blog, para que o mesmo consiga ir adiante em todas as etapas do inbound marketing, com o intuito de fechar um negócio com você.
Tente compreender que esse indivíduo começa a ver a sua empresa como a detentora da solução para os problemas que ela está enfrentando.
Para você, isso significa que os visitantes aceitam fornecer informações importantes, como email e número de telefone, por exemplo, em troca de conteúdos de extrema relevância sobre o seu setor de atuação.
Portanto, mostre que você realmente manja do assunto para que o seu potencial cliente sinta segurança em contar com os seus serviços.
Assim, mais do que conseguir a conversão desses visitantes, é importante que você trace um planejamento que garanta que os seus leads continuem interessados nos seus conteúdos.
Qual a melhor estratégia de conversão?
Na fase de atração, você produziu conteúdos leves e que abordavam, de forma geral, temas sobre o seu setor de atuação.
Assim sendo, o momento agora é de se aprofundar nos assuntos, além de oferecer outros tipos de materiais para essas pessoas.
Por isso, mais do que conteúdos no blog, ofereça:
- Webinars – ao vivo e gravados;
- Tutoriais;
- Whitepapers;
- Eventos.
A principal estratégia de inbound marketing é ser criativo e, por isso, ofereça toda a informação que você tiver guardado para si.
E lembre-se: trabalhe duro para que o seu empreendimento se torne autoridade no setor em que atua.
Já sabe as duas primeiras fases do funil de inbound marketing? Então mãos à obra!
Bom, nós acabamos de ver as duas primeiras fases do funil de inbound marketing, que são: atração e conversão. Além disso, descobrimos estratégias para aplicar estas etapas de inbound marketing na sua ação de geração de visitantes e leads para o site e blog da sua empresa.
Agora, você não pode desgrudar os olhos do blog da Ideal Marketing para ler a parte 2 desse conteúdo, que vai falar sobre relacionamento, vendas e análise. Com essas três etapas finais, você conseguirá os potenciais clientes que tanto desejo.
E, enquanto você espera pela segunda parte desse assunto, recomendamos que você leia o nosso incrível artigo sobre Como fazer Inbound Marketing de resultados em 5 etapas imperdíveis!
Bons negócios e te vemos na próxima!