Fundo de funil: aprenda a criar conteúdo para essa etapa do funil de vendas
Criar conteúdo para fundo de funil de vendas é essencial para melhorar a sua taxa de conversão e a sua empresa vender mais. Afinal, só quem sabe “vender seu peixe” na hora certa consegue conquistar novos clientes e ser referência no mercado.
Um dos maiores desafios da produção de conteúdo para web dentro de uma estratégia de marketing é saber qual o melhor material para atrair e converter leads.
Isso porque com o avanço da internet, ficou mais fácil ter acesso à informação a qualquer hora, acirrando a concorrência entre os produtores de conteúdo.
Por isso, um dos segredos para se destacar no mercado e ter sucesso com a sua estratégia de funil de marketing é conhecer bem a sua audiência e as etapas que ela passa até tomar uma decisão de compra.
Aqui no blog nós já mostramos como criar conteúdo para leads que estão no topo e meio de funil de vendas, mas você sabe como conversar com aqueles que chegaram no fundo de funil, prontos para adquirir um produto ou serviço?
Não?! Então hoje é o seu dia de sorte, pois é exatamente esse o assunto deste artigo!
Confira os próximos tópicos e saiba como criar conteúdo para fundo de funil de vendas.
Entenda por que deve criar conteúdo para fundo de funil de vendas
Aqui no blog, você já viu a importância de saber como criar conteúdo tanto para a etapa de topo de funil quanto para de meio de funil para cuidar da educação do seu mercado consumidor.
Chegamos então a uma fase crucial para um bom desempenho da sua equipe de vendas: o fundo de funil de vendas.
Isso porque criar conteúdo para essa etapa precisa ser encarado de forma estratégica, afinal é aqui que vamos apresentar o seu produto ou serviço como a solução ideal para o problema do lead.
Para tanto, os seus materiais devem ser precisos na hora de mostrar o seu valor, munindo o possível cliente de informações relevantes para fazê-lo tomar uma decisão de compra favorável a sua empresa.
Com isso, é possível reduzir e até evitar o retrabalho da sua equipe de vendas, pois seus leads estarão mais bem preparados e pré-dispostos a tomar uma sólida decisão de compra.
Viu só como é importante saber como criar conteúdo de fundo de funil de vendas?
Agora você já entende a relevância dessa técnica para a sua estratégia de marketing digital, é hora de descobrir como aplicá-la na prática!
Saiba como criar conteúdo para fundo de funil de vendas
Para aumentar a sua taxa de conversão, os conteúdos de funil precisam ser diretos e claros, a fim de mostrar para o lead que o seu produto ou serviço é a solução ideal para o seu problema.
Sendo assim, construa seu texto de forma que mostre o valor da sua empresa, sem a necessidade de incitar a compra por meio de imperativos como “compre agora”.
Tendo isso em mente, confira nos próximos tópicos quais são os formatos mais utilizados para conteúdos de fundo de funil de marketing.
Aposte no poder dos vídeos
Versátil, os vídeos são uma excelente ferramenta para interagir e engajar com seus leads na última etapa do funil de marketing.
Isso porque com eles você pode fazer tutoriais sobre como aproveitar todas as funcionalidades do seu produto ou serviço, apresentar sua empresa ou realizar um bate-papo ao vivo com algum especialista.
Com isso, você se posiciona como autoridade no assunto, fazendo com que seu público confie mais na sua empresa e no que ela tem a oferecer.
Para tanto, não se esqueça de ter um calendário editorial bem definido e um roteiro sólido a fim de não perder a objetividade durante as gravações.
Além disso, também é preciso investir na divulgação desse material, seja por meio das redes sociais ou email marketing, assim todos estarão atentos as novidades da sua empresa.
Crie ebooks
Como já falamos no blog, o ebook pode ser utilizada em todas as etapas do funil de marketing, desde que seja produzido de acordo com as necessidades do lead de cada uma delas.
Sendo assim, o livro eletrônico do fundo de funil deve apresentar as vantagens do seu produto ou serviço, dados importantes e até cases de sucesso de clientes antigos seus.
Vale ressaltar que não é só o ebook que você pode usar nessa etapa, viu? Isso porque outros tipos de materiais ricos, como infográficos, posts em blog e webinars também cabem nessa estratégia de funil de marketing digital.
Ofereça uma versão teste do seu produto ou serviço
Uma forma de criar conteúdo e ainda ganhar pontos com o seu lead é oferecendo amostras do seu produto ou teste por determinado período do seu serviço.
Isso porque essa é uma forma simples de demonstrar a confiabilidade da sua empresa aos tomadores de decisão e melhorar sua taxa de conversão.
Mas é importante ressaltar que mesmo que o lead não se torne um cliente, é importante ouvir a sua opinião para conseguir melhorar o seu produto ou serviço.
Sendo assim, para viabilizar essa estratégia, adicione um CTA em seus conteúdos de fundo de funil em um lugar visível para chamar a atenção do possível cliente e conseguir os resultados esperados.
Já sabe como criar conteúdo para fundo de funil de vendas? Então mãos à obra!
Neste conteúdo você viu que criar conteúdo para fundo de funil é essencial para facilitar o trabalho de seus vendedores e aumentar sua taxa de conversão.
Isso porque ao contrário do que vimos nos materiais para topo e meio de funil, aqui você pode e deve falar sobre as facilidades e benefícios do seu produto ou serviço.
Assim, seus leads chegaram nas mãos de seus vendedores educados a respeito do seu mercado e também do seu produto, entendendo o seu valor e pronto para tomar uma decisão de compra.
Para tanto, mostramos aqui quais sãos os formatos mais utilizados no fundo de funil, para você criar conteúdo relevante para seu público.
Agora que você já sabe como se comunicar com seus leads em cada etapa do funil de marketing, que tal potencializar seus resultados com uma estratégia inovadora?
Então, confira nosso conteúdo sobre como criar um projeto de inbound marketing incrível e coloque sua empresa no caminho do sucesso.