Flywheel Marketing: o que é e como aplicar

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Publicado: 17 de dezembro de 2021 | Atualizado: 17 de dezembro de 2021.

Você já ouviu falar de flywheel marketing? Essa é uma nova abordagem que coloca o cliente no “centro da roda”, priorizando a fidelidade e possibilidade de compra de produtos ou serviços complementares.

Até o momento, o marketing digital ainda segue o tradicional funil de vendas. Nele, o processo de se conectar com os possíveis clientes e gerar vendas está dividido entre topo, meio e fundo do funil. No entanto, a partir de agora, se o seu negócio pretende expandir e aumentar a rentabilidade, deve investir na fidelização do potencial cliente.

Mas qual é o problema com o atual funil de vendas?

Sendo um funil de vendas, para aumentar o número final de clientes, é necessário que sempre mais pessoas entrem no topo, certo? Entretanto, diversos estudos já comprovaram que  conquistar um novo cliente é 5 vezes mais caro do que manter um antigo.

A etapa final do funil de vendas é a compra realizada pelo cliente. Ou seja, após efetuá-la, não há mais lugar para ele dentro dessa jornada. Todas as etapas já foram concluídas, porque o objetivo final era a venda, e não a fidelização. 

Por isso o flywheel marketing tem ganhado espaço. Em vez de um ponto final (fundo do funil), existe um ciclo contínuo, no qual o importante é que esse cliente esteja sempre voltando para realizar novas compras. Trata-se de construir a fidelidade do cliente o máximo possível.

Como funciona o modelo Flywheel?

São três os pilares ou conceitos fundamentais desse novo modelo:

  1. Atrair: a empresa cuida de converter os visitantes do site e amadurecê-los a ponto de se tornarem leads qualificados para vendedores;
  2. Envolver: ela converterá esses leads em clientes e encontrará uma solução adequada para as dores de problemas deles;
  3. Encantar:  fará de tudo para satisfazer os prospects e os clientes. O formato flywheel marketing permite investir na última etapa para que se gere um impulso a fim de que a roda continue sempre girando, quase que como um marketing boca a boca. 

Como aplicá-lo na sua empresa?

Determine as métricas

Antes de realizar ações concretas, você precisa entender como funciona o seu atual modelo de geração de leads e gerenciamento de clientes. Sendo assim, comece determinando quais KPIs correspondem melhor a cada uma das fases. 

Encante o cliente

Ofereça aos seus prospects e clientes uma experiência altamente qualitativa e personalizada do seu negócio.

Reduza o atrito

Ao debater com sua equipe e observar os KPIs identificados na primeira etapa, você certamente identificou os pontos fracos de seu Flywheel. Portanto, será capaz de saber onde há atrito. Pode ser uma alta taxa de rotatividade, baixas taxas de conversão ou taxa de clientes insatisfeitos muito alta. Para cada problema existe uma solução capaz de gerar melhorias contínuas e aumentar o retorno do investimento.

Lembre-se que o flywheel marketing não funciona sozinho

Em resumo, o modelo Flywheel permite que as empresas elaborem estratégias para encantar seus clientes. No entanto, apesar de vários benefícios, ele não será uma pílula mágica para a sua marca. Tudo depende de pesquisa, teste, análise e implementação. É necessário desenvolver uma cultura diferenciada no serviço prestado como um todo, e não só no marketing. Só assim a sua empresa será capaz de ter resultados assertivos e gerar cada vez mais vendas. Esta é a verdadeira receita para o sucesso.

Conteúdo produzido por Agência Fullen