6 passos simples para você fazer um fluxo de nutrição de leads ideal para sua empresa

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Publicado: 13 de agosto de 2019 | Atualizado: 14 de agosto de 2019.

Criar um fluxo de nutrição de leads é uma tarefas mais importantes de quem trabalha com o Inbound Marketing. Afinal, só quem aposta em ações que visam otimizar o relacionamento com o seu público consegue ser visto como referência no mercado e alcançar o tão sonhado sucesso.

Uma das estratégias mais importantes da metodologia do Inbound Marketing é o fluxo de nutrição de leads.

Caso não esteja familiarizado com o termo e não saiba o que é nutrição de leads, ele representa uma sequência de emails com o intuito de iniciar ou melhorar seu relacionamento com a sua base de contatos.

Com isso, você consegue enviar a mensagem certa para o seu público-alvo no momento ideal, economizando seu dinheiro e melhorando os seus resultados.

Ou seja, quem deseja ter sucesso no mundo empresarial hoje precisa apostar nessa estratégia para ser visto como referência no mercado.

A sua sorte é que é exatamente esse o assunto que vamos tratar ao longo deste conteúdo! Então, vamos lá?

1. Estabeleça um objetivo

fluxo nutrição de lead

O primeiro passo para a criação de um fluxo de nutrição de leads deve ser a definição de um objetivo.

Isso porque ter em mente onde se quer chegar é fundamental para estruturar uma estratégia sólida e eficaz e permitir uma avaliação de desempenho correta.

Então, reúna a sua equipe e pondere: quais são as metas mais relevantes para sua empresa alcançar o sucesso?

É acelerar o ciclo de vendas? Gerar mais leads? Ou ainda otimizar o percurso dos possíveis clientes pelo funil de vendas?

Tenha esses dados em mãos para, assim, podermos seguir para os próximos passos.

2. Segmente seus leads

Um dos segredos de um fluxo de nutrição de leads eficiente é a segmentação de leads.

Isso porque com essa técnica você consegue separar contatos semelhantes para comunicar-se com eles de maneira personalizada, respeitando com seus interesses.

De modo geral, costuma-se categorizar os leads de acordo com sua área de atuação, cargo, estágio na jornada de compras e até conteúdos que eles interagiram.

Com isso, você consegue separá-los de maneira eficiente para garantir que recebam emails e materiais relevantes, aumentando as chances de sucesso do seu fluxo de nutrição de leads.

3. Defina o gatilho que dará início das ações do fluxo de nutrição de leads

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Realizada a segmentação, é hora de definir que ação irá desencadear as outras programadas pelo seu fluxo de nutrição de leads.

Para isso, primeiro é importante conhecer bem a sua ferramenta de automação para descobrir quais ações de seus contatos você consegue identificar ou seguir.

De modo geral, os gatilhos de envio mais comuns são: preenchimento de formulário, visita a uma certa página, download de materiais e engajamento com email marketing.

Escolha a ação que mais se encaixa com o objetivo do seu fluxo de nutrição de leads e siga para o próximo passo.

4. Crie os emails marketing da sua campanha

Antes de efetivamente criar seus emails marketing, você precisa voltar ao objetivo que você definiu no primeiro passo.

Isso porque é por meio de suas metas que se deve estruturar o caminho que o lead precisa percorrer.

Não há uma quantidade certa de emails marketing para um fluxo de nutrição de leads, mas geralmente as equipes trabalham com 2 ou até 5 mensagens.

Outro ponto importante dessa etapa é se atentar as boas práticas para produção de emails. Caso não se lembre quais são elas, segue algumas:

  • Crie assuntos curtos e chamativos;
  • Use um layout otimizado para dispositivos móveis;
  • Escreva mensagens curtas de forma clara e objetiva;
  • Insira no pé do corpo do texto um call-to-action atrativo.

5. Tenha um calendário editorial

Como mencionamos no tópico anterior, é preciso de uma sequência de emails marketing para desenvolver o seu fluxo de nutrição de leads.

Por isso, é importante que você defina a periodicidade com a qual essas mensagens serão disparadas a seus destinatários.

Para tanto, tenha em mente que se elas forem enviadas com um intervalo de tempo longo, as pessoas podem acabar se esquecendo do que aquilo se trata.

Por outro lado, se você lotar a caixa de entrada deles, a sua empresa vai ser taxa de inconveniente e até ser marcada como spam.

Sendo assim, para manter um relacionamento saudável com seus contatos, recomenda-se definir um intervalo de 2 a 5 dias para o fluxo de nutrição de leads.

Mas vale a pena ressaltar que isso não é uma regra! Lembre-se sempre de estabelecer um espaçamento entre um email e outro de acordo com o seu objetivo e o comportamento de seus leads.

6. Acompanhe o desempenho em tempo real e analise seus resultados

De nada adianta criar o seu fluxo de nutrição se você não acompanhar o seu desempenho em tempo real e seus objetivos estão sendo alcançados.

Além disso, é importante estar atento as principais métricas, como taxa de abertura, cliques, descadastro e conversão periodicamente.

Isso porque é por meio desses indicadores que você conseguirá enxergar falhas e oportunidades de melhorias para otimizar sua estratégia e ter resultados melhores.

Sendo assim, crie o hábito de checar e avaliar o desempenho com a sua equipe para que a sua empresa não perca tempo e continue a caminhar em direção ao sucesso.

Já sabe como fazer um fluxo de nutrição de leads? Então mãos à obra!

Neste conteúdo você, que já sabe o que é fluxo de nutrição de leads, conferiu 6 dicas fáceis para construir o da sua empresa e, assim, melhorar a comunicação com seus possíveis clientes.

Para tanto, mostramos que antes de colocar as mãos na massa é preciso ter seu objetivo bem definido, para que sua estratégia consiga trazer os resultados esperados.

Feito isso, ainda mostramos outros 5 passos para que você consiga pôr em prática um fluxo de nutrição de leads de sucesso!

E se quiser mais dicas, confira nosso conteúdo sobre como criar um projeto de inbound marketing de resultado!

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