Como uma Ferramenta de E-mail Marketing Pode Potencializar sua Estratégia
Por: Ideal Marketing
Publicado: 13 de agosto de 2019 | Atualizado: 27 de fevereiro de 2023.
O email marketing soube se revitalizar e adaptar à mudança da corrente, de modo a manter a sua importância. O seu ROI de 4400% é um certificado de relevância por si mesmo. Para além disso, a sua taxa de engajamento e conversão atingem níveis bem superiores aos alcançados pelas redes sociais.
Isto quando se previu que o email marketing seria ultrapassado enquanto canal de comunicação dominante. Que seria um anacronismo, uma relíquia de um passado distante.
Hoje, afirma-se com segurança que a melhor estratégia digital é aquela que faz uma abordagem multicanal ou omnicanal, dando um lugar de destaque ao envio de correio massivo como fonte de conversão por excelência.
Com a maioria das empresas a implementar ou a pensar em implementar o disparo de email marketing, a questão que se levanta é: qual é a melhor ferramenta de e-mail marketing? Entre todas, qual é a que melhor se adequa ao tamanho e natureza de cada negócio?
Como potenciar a sua estratégia digital com o disparo de email marketing
É do conhecimento comum que as redes sociais vieram alterar o status que imperava no mundo do marketing. E, com o tempo, muitas empresas concluíram que o melhor caminho rumo a uma conversão mais abrangente passava por unificar os diferentes canais de comunicação, contribuindo assim para uma estratégia digital mais consonante.
Ou seja, em vez de se utilizar diferentes canais (como o disparo de email marketing, o Facebook ou o Twitter) com objetivos diferentes, a ideia passou a ser criar uma experiência integrada, na qual todos se sincronizam e se complementam.
Essa estratégia digital alinhada denomina-se omnicanal e caracteriza-se pela sua coerência e foco na UX.
Como otimizar a sua campanha? Confie nos relatórios do seu aplicativo
Já lemos anteriormente que o recurso ao email marketing tem o condão de potenciar a sua estratégia digital. Porém, o que você pode fazer para otimizar a sua campanha de disparo de email marketing?
A melhor forma de melhorar gradualmente os resultados da sua campanha passa pela análise constante dos relatórios. Os profissionais envolvidos devem se dedicar o tempo inteiro a um exercício reflexivo e de constante aperfeiçoamento.
Contudo, convém ter em mãos um material de confiança que permita achar as falhas e corrigir os detalhes, e, além disso, que nos informe dos erros e aponte o caminho para a solução.
Qualquer aplicativo comum é capaz de lhe fornecer relatórios estatísticos padrão, que lhe permitem medir o desempenho da sua campanha.
O aplicativo do Mailify, por exemplo, fornece relatórios detalhados sobre qualquer elemento individual da sua campanha, inclusive a possibilidade de verificar quanto tempo um destinatário gastou a ler o seu email.
Entre os vários instrumentos de análise de desempenho, destacam-se os seguintes:
Heatmap
Dá destaque às áreas que foram mais clicadas num email, através de uma gradação de cores que vai desde o verde ao vermelho.
A ideia passa por tornar a análise do sucesso de cada elemento do seu email altamente intuitiva e inteligível.
Eye Tracking
O que pode ser mais aliciante para um vendedor do que ver as coisas na perspectiva de um consumidor? Sustentada pelos avanços da neurociência, esta promissora funcionalidade facilita e muito a tarefa de elaborar o email mais eficiente e esteticamente mais atrativo.
Terá à sua disposição relatórios detalhados sobre elementos fundamentais como a combinação das cores e dos espaços, ou a simulação do olhar do leitor. Afinal de contas, se a maioria das compras que efetuamos são impulsionadas pelo subconsciente, não é do seu interesse ter todas as cartas na mão?
Este conteúdo foi desenvolvido por Mailify.