Como uma ferramenta de gestão pode ajudar no marketing do seu negócio
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 23 de junho de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.
Apesar de estarmos vivendo um momento que estamos o tempo todo conectados, ainda existe muita dificuldade em fazer um marketing digital eficiente.
Assim, é necessário dispor de tempo, pessoal e dinheiro para fazer um marketing eficiente. E é aqui que uma ferramenta de gestão pode ajudar no marketing do seu negócio.
O que é uma ferramenta de gestão
Também conhecida por outros diversos nomes, como sistema de gestão e software de gestão, uma ferramenta de gestão empresarial é quem faz o controle da sua empresa. Isso quer dizer, para que você consiga saber o que está acontecendo com o seu negócio, é imprescindível que você utilize essa ferramenta.
Esse tipo de ferramenta é quem faz o controle gerencial do seu negócio. Ou seja, o controle de estoque, controle financeiro e de fluxo de caixa, controle de vendas, de produção, caso necessário e muitos outros.
Quando se utiliza uma ferramenta de gestão empresarial, é possível ter uma visão mais ampla do negócio. Isso porque é possível ter relatórios instantâneos sobre seus dados. Dessa forma, em caso de querer saber quais produtos geram mais faturamento, basta emitir o relatório de Curva ABC.
Como uma ferramenta de gestão pode ajudar no marketing do seu negócio
De início é possível pensar que uma ferramenta de gestão nada tem a ver com marketing, mas podemos dizer que sim, utilizar uma ferramenta de gestão pode ser um grande diferencial no marketing do seu negócio.
O que estamos dizendo é que os diversos controles da ferramenta implicam em um marketing melhor. Podemos fazer um por um:
Controle financeiro
Ao fazer um controle financeiro preciso é possível saber os valores gastos e que podem ser gastos com marketing. Em caso de não ser feito corretamente, alguns valores podem ser mais altos do que pode ser despendido, fazendo com que a empresa entre no vermelho sem saber se a campanha terá retorno.
Controle de estoque
Um dos principais relatórios de controle de estoque é o que mais pode ajudar no marketing. O relatório de Curva ABC mostra os produtos ou serviços que trazem mais faturamento para seu negócio. Com isso, é possível criar campanhas e promoções com base nesses dados.
Em caso de descobrir que um produto que você considerava rentável não ser, uma promoção cai muito bem. Mas quando descobrimos que o produto que você segue fazendo promoção é o mais rentável, talvez essas promoções só estejam prejudicando o seu financeiro.
Controle de vendas
Com o controle preciso de vendas, podemos entender o calendário do negócio, por exemplo. Em função disso, entender datas comemorativas e produtos vendidos nela é algo que se torna cada vez mais possível.
Da mesma forma, entender quais meses, semanas do mês ou dias da semana os seus produtos ou serviços tem mais saída podem trazer um resultado cada vez melhor para suas ações de marketing.
Outros controles
Ainda, os demais controles de uma ferramenta de gestão podem ser de grande auxílio em campanhas de marketing. Saber características dos seus clientes, por exemplo, faz com que você possa fazer peças voltadas a um público-alvo mais específico e que fará mais sentido para eles.
Dessa forma, seu público se sente mais confortável e suas ações serão certeiras.
Porque utilizar uma ferramenta de gestão empresarial
A partir do momento em que se inicia um controle de dados empresariais através de uma ferramenta, é possível identificar informações que não eram possíveis antes.
Explico: ao fazer o controle financeiro do seu negócio em um caderno, por exemplo, você está suscetível a erros, porque todos estamos. Quando se tem uma equipe maior então, as chances de erro podem se multiplicar pelo tamanho da sua equipe.
Quando o seu vendedor insere um dado de venda do produto ou serviço, esse produto deve ser retirado do estoque e o valor da venda deve contar no caixa.
Porém, quando esse processo não é feito de forma automatizada, é muito provável que ele não seja feito corretamente. Isso, porque assim como um vendedor pode fazer a venda de um produto, outro também pode, e se o seu controle de estoque não é preciso, pode ser que algum cliente fique sem o produto.
Benefícios de utilizar uma ferramenta de gestão
Assim como saber a melhor forma de se comunicar com seu público e clientes, uma ferramenta de gestão pode ajudar no marketing do seu negócio, ela também faz com que você não perca dinheiro.
Isso porque ao ter seus dados todos controlados e com uma fácil visualização, a quantidade de erros diminui consideravelmente. Ainda, caso ocorra algum erro circunstancial, será muito mais fácil e simples de encontrar.
Também é possível identificar os pontos fortes e as fraquezas do seu negócio, como com a análise SWOT. E, com esse conhecimento, seu negócio se mantém atualizado, competindo diretamente com a sua concorrência.
Ainda, quando se tem um conhecimento mais amplo do negócio, é possível definir metas e objetivos mais claros. Quando não se sabe esses dados, qualquer meta pode ser tanto muito alta como muito baixa. Elas também podem ser definidas em curto, longo e médio prazo, facilitando a visão dos seus colaboradores.
Com isso, é possível definir, atrair e fidelizar um público. Afinal, é ele que te ajudará a alcançar os objetivos do seu negócio e assim atingir o sucesso, independente do que isso significa para sua empresa.
Como começar
O primeiro passo para usar um sistema de gestão é fazer uma verificação interna. Isto é, identificar no estoque os produtos que estão lá, suas quantidades e valores. Já no financeiro, analisar os valores que você tem em caixa e que entrarão e sairão nos próximos dias, bem como os que saíram e entraram nos últimos dias.
E isso vale para o marketing também. Fazer uma análise do que já foi feito e se funcionou ou não, impede que você faça campanhas repetidas ou campanhas que não deram resultados. Dessa forma, é possível aprender com o que passou e ainda buscar inspiração.