Saiba quais são as fases do ciclo de vida do produto e explore todo o potencial dele
As fases do ciclo de vida do produto são uma das bases para gerir bem o seu estoque e criar estratégias de vendas mais inteligentes. Conheça os estágios desse ciclo e faça uma ótima gestão de produtos.
Você já parou para pensar sobre o que determina a entrada ou saída de um produto do mercado?
Por que hoje ele está na prateleira e amanhã não está mais?
É necessário pensar sobre isso quando você tem seu próprio negócio e precisa planejar o andamento dele
Pois esse planejamento envolve justamente antever por quanto tempo aquele produto será relevante para o público.
Mas por que isso é tão importante?
Bem, se você não conhecer todas as características do produto, incluindo por quanto tempo faz sentido ofertá-lo no mercado, poderá fazer investimentos sem retorno e deixar de conquistar mais clientes.
Não é à toa que as empresas reduzem preços ou simplesmente tiram mercadorias de circulação.
Acontece que é preciso pensar em novas soluções e ofertas para o público.
Isso porque em algum momento aquelas que estão no mercado já não atenderão às expectativas das pessoas.
Tudo isso pode ser resumido com o termo “ciclo de vida do produto” o qual deve ser observado de perto por quem deseja atender sempre da melhor maneira a demanda de seus possíveis clientes.
Por isso vamos agora saber mais sobre as fases do ciclo de vida do produto e sobre como conhecê-las a fundo pode tornar o seu marketing de produto mais assertivo.
Conheça as fases do ciclo de vida de um produto e saiba por que elas são importantes para os negócios
Bem, o ciclo de vida do produto é um modelo de avaliação da jornada do produto enquanto ele é oferecido para o público até o momento em que este já não o quer mais.
Com isso as empresas sabem, por exemplo, os momentos mais propícios para investir na divulgação de determinado produto e por quanto tempo ele pode ser comercializado.
De acordo com esse conceito todo bem de consumo passa por 4 fases diferentes em sua existência:
- Introdução;
- Crescimento;
- Maturidade;
- Declínio.
Ao chegar no último estágio, o declínio, ele deve ser retirado de circulação e substituído por uma nova solução para o público.
Existem diferentes fatores os quais são capazes de demonstrar em qual fase o produto se encontra, como a durabilidade do objeto, quantidade de vendas e o avanço tecnológico da indústria.
Aqui podemos perceber o quanto esse entendimento é importante para uma boa gestão de produto e para o andamento do negócio como um todo.
Afinal, se aquilo que você comercializa não tiver um modelo de oferta bem planejado baseado, inclusive, no seu período de validade para o mercado, as suas estratégias podem ser comprometidas.
E para entender o tema ainda melhor vamos conhecer as quatro fases do ciclo de vida do produto:
Introdução
A introdução vai desde o início das vendas até o ponto em que se atinge e mantém um crescimento constante.
No início, o processo é mais sucinto: produção, clientes, distribuição etc. Se for um mercado novo, por exemplo, essa fase envolve ainda a validação da proposta, isto é, a certificação de que realmente vale a pena investir naquela ideia e segmento.
A concorrência ainda não é tão agressiva e o destaque no mercado vai depender da atração dos clientes, qualidade do produto e eficácia da divulgação.
Crescimento
A etapa do crescimento é uma das mais importantes. Isso porque nela já é possível escalar a produção e distribuição para atender a demanda, as vendas tendem a aumentar.
Com isso, a concorrência também passa a ser mais acentuada, os principais competidores passam a fazer ofertas similares, com preços atraentes, o que estimula mais ainda a necessidade de se investir em excelentes estratégias de marketing e vendas.
Chegar à fase da maturidade antes da concorrência é um claro objetivo, por isso valorizar a marca e trabalhar para fortalecê-la diante do público é uma prioridade.
Maturidade
A maturidade costuma ser a fase de maior duração. Nela o mercado se estabiliza e, gradualmente, vai sendo saturado. Isto é, o número de concorrentes tende a aumentar, o que pode significar ou não a perda de clientes.
Nesse estágio, inicia-se uma verdadeira disputa pela preferência do consumidor, levando a ações como redução de preço e aumento dos esforços de marketing e branding.
Isso porque é essencial se diferenciar nesse momento no qual diversas opções estão surgindo e tornando a disputa mais acirrada.
Declínio
O declínio está ligado a queda das vendas e às mudanças do mercado.
Essas mudanças vão desde o lançamento de novas soluções, evolução do gosto dos clientes até as alterações tecnológicas as quais tornam o produto atual ultrapassado.
Nesse estágio, as margens de lucro vão ficando menores e o mais indicado é que as empresas invistam na oferta de novas soluções.
Outra prática comum é liquidar o estoque e até mesmo retirar o produto de linha.
Agora você já pode aprimorar a sua gestão de produtos!
Tá vendo como foi simples aprender sobre as fases do ciclo de vida do produto?
Vimos que se trata de um conceito muito usado pelas equipes de marketing e vendas para nortear suas estratégias considerando o período de permanência do produto no mercado.
Conforme pontuamos mais acima, isso é importante para que suas ações táticas sejam mais assertivas e, assim, se consiga explorar todo o potencial da mercadoria enquanto ela atender às expectativas do consumidor.
Por isso conhecemos as quatro fases do ciclo de vida do produto: introdução, crescimento, maturidade e declínio.
Sendo assim, estude bem aquilo que seu negócio oferece ao consumidor e faça uma gestão de produtos cada vez mais inteligente.