Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
O Facebook Ads é a ferramenta de anúncios pagos da rede social. Quando bem utilizado, ele pode ser o diferencial da sua empresa, trazendo clientes engajados e interessados em seu produto. Saiba como usá-lo e se torne o rei das vendas pelo Facebook.
Utilizar as redes sociais para investir na propaganda e divulgação do seu produto/serviço é uma ideia de gênio.
Ainda mais se a plataforma escolhida for uma das mais famosas e usadas: o Facebook!
A rede social já ultrapassou o número de 2 bilhões de usuários em todo o mundo e gera opções de negócios para diversas empresas.
Com esses dados em mãos, fica difícil não investir plataforma, não é mesmo?
E se, além de tudo isso, a rede social de Mark Zuckerberg também contasse com uma ferramenta focada em anúncios pagos?
Pois é, ela conta!
Esse recurso se chama Facebook Ads e pode ser a solução que sua empresa precisava para atrair mais clientes com pouco investimento e ter um retorno além do esperado.
Isso porque o Ads oferece opções de anúncios a custos baixos, levando seus produtos ou serviços a um público grande e engajado.
Quer saber como funciona essa ferramenta e atingir resultados acima da média?
Então confira os assuntos que iremos abordar e prepare-se para se surpreender com o Facebook Ads!
Conheça o Facebook Ads
O Facebook é, há muito tempo, uma ótima plataforma para empresas de diversos segmentos divulgarem suas marcas e falarem de seus produtos.
Até um certo tempo, isso era feito por meio de páginas na rede social, em que as empresas tentavam atrair seguidores e, com isso, popularizar suas marcas.
Foi então que surgiu o Facebook Ads, a ferramenta de anúncios pagos da plataforma.
Mas como funciona isso?
É simples: sabe quando você está rolando a página principal do Facebook e do nada aparece uma publicação diferente e de uma página que você não segue?
Se essa postagem for de uma empresa, é muito provável que ela seja um anúncio do Facebook Ads.
Normalmente eles são disponibilizados de acordo com as suas preferências e podem vir ao encontro de suas necessidades.
Ou seja, o Facebook identifica as ações dos usuários na rede social, como quais páginas ele curte, que tipo de imagens compartilha e, com isso, consegue sugerir publicações que possam interessar a eles.
A partir daí, o Facebook Ads seleciona quais anúncios estão relacionados ao seu perfil e disponibiliza em seus feeds.
Esses anúncios podem ter diversos tamanhos e ser localizados em diferentes pontos da tela.
Veja um exemplo:
Entendeu como funciona o Ads e quer saber como impulsionar uma publicação no Facebook por meio dele?
Então continue com a gente e confira os benefícios dessa ferramenta de anúncios!
Entenda por que você deve criar anúncios no Facebook Ads
Estar ativo nas redes sociais é praticamente uma obrigação de qualquer empresa, pois esse tipo de ambiente é capaz de trazer um público engajado e interessado em diversos tipos de produtos.
Dentro disso, apostar no Facebook é ainda mais necessário, pois se trata da rede social com mais usuários mundo.
Por isso, usar o Facebook Ads pode ser muito vantajoso para a sua empresa, sendo uma maneira barata de alcançar visibilidade e, com isso, mais seguidores.
E aí, está preparado para saber como o Ads pode ser útil a sua empresa?
Então confira alguns dos principais benefícios que a ferramenta pode trazer ao seu negócio:
Baixo custo de investimento
Engana-se quem pensa que os valores de anúncios em redes sociais são altos.
Isso porque com o Facebook Ads, por exemplo, é possível investir em anúncios com cerca 1 real por dia.
Ou seja, com um investimento consideravelmente pequeno, você consegue anunciar seus produtos e levá-los para um grande público, tendo um retorno muito maior do que o valor gasto.
Análise de resultados
O Facebook Ads te permite ver os principais números referentes aos seus anúncios, como o de cliques e o de curtidas.
Com isso, é possível mensurar se o investimento feito está valendo a pena, podendo usar esses dados para criar novas estratégias ou até repensar as já executadas.
Grande alcance
Eu sei, parece repetitivo, mas o Facebook é capaz de levar sua marca a um grande público, pois, só no Brasil, possui mais de 50 milhões de usuários ativos.
Esse número fica ainda mais relevante quando lembramos que o País tem pouco mais de 200 milhões de habitantes.
Ou seja, pelo menos um quarto dos brasileiros utiliza o Facebook regularmente.
Isso significa que você tem um público muito amplo e que precisa ser explorado.
Além disso, boa parte desse público utiliza as redes sociais para encontrar produtos ou seguir de perto as suas marcas preferidas.
Por esses motivos, investir no Facebook Ads é uma boa maneira de se aproximar dessas pessoas, oferecendo produtos e serviços de qualidade e beneficiando sua empresa.
Viu como a ferramenta de anúncios do Facebook pode te ajudar a crescer no mercado?
Então acompanhe nosso próximo tópico e aprenda a utilizar o Ads!
Como anunciar no Facebook Ads em 8 passos
Imagino que, depois de ver os benefícios do Facebook Ads, você tenha se interessado em saber como utilizar esse recurso.
Pensando nisso, fizemos um passo a passo de como cadastrar sua empresa e seus produtos na ferramenta. Confira:
1 – Acesse o Facebook Ads
A primeira coisa que você deve fazer é entrar no Facebook Ads e clicar no botão central da tela: “Crie um anúncio”.
Em seguida, entre com seu login e senha e abra o gerenciador de anúncios, ferramenta com a qual será possível customizar sua campanha.
2 – Escolha seu objetivo
Depois de abrir o gerenciador de anúncios do Facebook, você verá uma tela com algumas opções para o objetivo do seu marketing.
Esse é o momento de definir o que você pretende com seu anúncio, podendo escolher entre diversas alternativas, como é possível ver abaixo:
Para facilitar essa escolha, decidimos explicar um pouquinho sobre cada um desses objetivos do Facebook Ads, confira:
Reconhecimento da marca
Esse modelo de anúncio serve para quem quer alcançar pessoas com maior probabilidade de abrir uma determinada publicação.
Com isso, é possível atrair os usuários do Facebook que, por ações já realizadas dentro da rede social, demonstraram interesse por produtos iguais ou semelhantes aos seus.
Alcance
Como o próprio nome já diz, esse tipo de anúncio busca atingir um maior alcance de público, trazendo mais possíveis clientes a sua empresa.
Portanto, se seu objetivo é aumentar a quantidade de potenciais clientes, explore essa opção de anúncio.
Tráfego
Esse tipo de anúncio do Facebook Ads tem o intuito de trazer mais visitantes a uma determinada página fora do Facebook.
Ou seja, nesse caso a sua publicação terá algum link responsável por levar o usuário a locais como seu site, um aplicativo ou até uma conversa no Messenger.
Com isso, você consegue gerar mais tráfego a suas páginas externas.
Envolvimento
Esse modelo de utilização do Facebook Ads tem o objetivo de gerar engajamento do público com sua marca ou seus produtos.
Para isso, você pode usar elementos como comentários, curtidas em páginas, compartilhamentos ou participações em eventos.
Dessa forma, além de despertar o interesse do público em seu anúncio, também é possível mensurar o engajamento dele.
Instalações do aplicativo
Essa opção do Facebook Ads te permite direcionar os usuários da rede social a página de download do seu aplicativo.
Ou seja, se quiser mensurar o sucesso desse tipo de campanha, basta ver quantas pessoas instalaram seu aplicativo.
Visualizações do vídeo
Nesse tipo de anúncio você pode divulgar os vídeos da sua empresa, como eventos de sucesso, lançamentos de produtos ou campanhas para aumentar o reconhecimento da sua marca.
Com isso, quanto mais visualizações seu vídeo tiver, melhor o resultado do seu anúncio.
Geração de cadastros
Essa função do Facebook Ads serve para coletar informações dos seus possíveis clientes.
Com isso, é possível adquirir dados importantes, permitindo a você manter contato com essas pessoas e continuar divulgando seus produtos e sua empresa a elas.
Mensagens
Como o próprio nome diz, essa opção de anúncio do Facebook Ads é usada para levar o público da rede social a uma conversa do Messenger.
Dessa forma, você consegue se aproximar de seus clientes, podendo concluir a compra ou passar mais informações a eles por meio de uma conversa particular.
Conversões
Esse é um dos anúncios mais importantes do Facebook Ads, pois te possibilita levar pessoas a realizarem uma determinada ação em sua página, como concluir uma compra ou inserir informações de pagamento.
Com isso, é possível converter usuários interessados em seus produtos em verdadeiros clientes.
Para mensurar o número de conversões, você pode usar o pixel do Facebook, um recurso com o objetivo de monitorar dados importantes do seu site, como número de vendas ou quantidade de leads.
Se quiser saber mais sobre o tema, acesse nosso conteúdo sobre pixel Facebook.
Vendas do catálogo
Esse modelo de anúncio do Facebook Ads tem o objetivo de levar os usuários da rede social a uma página com seus produtos.
Para isso, você precisa criar um catálogo com todas as informações sobre as suas mercadorias.
Dessa forma, os itens cadastrados serão mostrados automaticamente a diversas pessoas de acordo com seu público alvo.
Visitas ao estabelecimento
A última, mas não menos importante, opção de anúncio do Facebook Ads, permite que seu público faça publicações citando seus pontos comerciais.
Com isso, seu anúncio será exibido aos usuários que estiverem próximo ao seu estabelecimento.
Para escolher essa opção, você precisa cadastrar seus pontos comerciais no gerenciador de negócios do Facebook.
Ufa!
Essas são as opções de anúncios disponíveis no Facebook Ads. Para escolher a melhor, analise a necessidade da sua empresa e decida qual tipo de campanha pretende fazer.
Mas não saia daí, pois ainda não terminamos nosso passo a passo de utilização do Ads!
3 – Teste A/B
Antes de escolher o tipo de anúncio que vai realizar no Facebook Ads, veja se ele lhe oferece a opção de Teste A/B.
Mas o que é isso?
Esse teste funciona assim: você cria duas opções de páginas, nesse caso, de anúncios. De uma para outra você faz pequenas alterações, como título ou imagem do conteúdo.
Depois disso, você deixa as duas versões no ar por um determinado tempo e vê qual consegue gerar mais tráfego.
O importante nesse teste é não fazer mudanças muito grandes, para conseguir identificar quais alterações surtiram real efeito.
4 – Criar uma conta ou alterá-la
Depois de escolher o tipo de anúncio, chegou a hora de configurar seu perfil no Ads.
Se você já possui uma conta de anúncios no Facebook e as informações referentes a ela estão atualizadas, basta seguir em frente.
Caso contrário, basta criá-la do zero, colocando informações como País da conta, fuso horário e moeda.
5 – Escolher seu público
Depois de confirmar sua conta de anúncio no Facebook Ads, chegou a hora de definir o público que verá suas publicações.
Para isso, você pode adicionar informações referentes a gênero, faixa etária, localização e idiomas.
Além disso, você ainda tem a opção de salvar este público, caso deseje usá-lo em outro anúncio no Ads.
6 – Definir posicionamento
Para editar essa informação, não é necessário sair da página atual, basta descer um pouco o seu mouse.
Logo abaixo da escolha de público, você poderá escolher entre Posicionamentos automáticos ou Editar posicionamento.
Na primeira opção o próprio Facebook Ads decide, por meio das informações dos usuários da rede, quais locais podem gerar mais resultado a sua campanha.
Já na segunda, você mesmo escolhe os locais em que suas publicações serão mostradas ao usuário.
Só use essa opção se você tiver dados que comprovem que os locais escolhidos geram resultados.
Caso contrário, confie no Facebook Ads e vá em frente!
7 – Orçamento e programação
Depois de escolher o posicionamento da sua campanha, desça o cursor do mouse mais um pouco.
Nessa área, você escolherá o quanto quer gastar por dia com seu anúncio, lembrando que o valor mínimo é R$ 1,00.
Mas como esse valor é cobrado?
Isso vai depender do objetivo que você escolheu lá no começo, sendo que existem três formas:
- CPA (custo por ação): nesse tipo de cobrança, você irá pagar ao Facebook de acordo com as ações realizadas pelo usuário em seu anúncio;
- CPC (custo por clique): aqui, seus custos serão cobrados de acordo com o número de cliques em sua publicação;
- CPM (custo por mil impressões do anúncio): como a própria definição da sigla já diz, aqui você paga a cada mil visualizações em seu anúncio.
Além de montar seu orçamento, você ainda pode decidir se a publicação será exibida continuamente a partir do dia em que a editou ou definir datas de início e término para a campanha.
Depois disso, clique em avançar e vá para o próximo e último passo!
8 – Finalizar anúncio
Nessa página você dará uma cara aos seus anúncios no Facebook, editando informações importantes, como de qual página vinculada ao seu perfil pessoal será a publicação.
Além disso, também é possível escolher entre diversas opções de formato do anúncio, como podemos ver abaixo:
É nessa página que você adicionará todas as informações mostradas em seu anúncio, como título, descrição, imagem, vídeo, URL ou botões para levar o usuário a uma determinada ação.
Depois de preencher tudo isso e deixar a campanha pronta, clique em confirmar e divulgue seu anúncio.
E aí, aprendeu a criar anúncios no Facebook?
Então use o que viu para produzir campanhas engajadoras e atrair cada vez mais público!
Anuncie pelo Facebook Ads e surpreenda-se com os resultados!
Agora você já sabe o que é o Facebook Ads, qual sua função e como ele pode ajudar a sua empresa a crescer na rede social.
Além disso, também te ajudamos a conhecer um pouco mais sobre a plataforma e te ensinamos o passo a passo para publicar seus anúncios no Ads.
Com essas informações, você tem tudo o que precisava para saber como impulsionar uma publicação no Facebook e trazer resultados excelentes para a sua marca.
E se, para isso, você quiser saber ainda mais sobre a rede social, leia nosso conteúdo sobre Facebook para empresas.
Caso também queira melhorar suas ações nos principais canais de divulgação online, veja nosso material sobre gestão de redes sociais.
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