Conheço exemplos de copy de sucesso para se inspirar e aumentar suas vendas
Por: Ideal Marketing
Publicado: 1 de dezembro de 2021 | Atualizado: 15 de dezembro de 2022.
Exemplos de copy é o que você está precisando? Com alguns exemplos de copy para instagram e copy para anúncios facebook é possível alavancar as suas vendas. Se você quer saber como, encontrou o conteúdo certo!
Antes de conhecer os principais exemplos de copy, é importante relembrar que copywriting é uma técnica aplicada na escrita de textos com o objetivo de encantar o leitor de forma impactante e levá-lo a uma ação.
Trata-se, portanto, de textos persuasivos que podem ser aplicados em diversos canais de comunicação, tal como posts de facebook e instagram, por exemplo.
Blogs e e-mails marketing também devem contar com conteúdos com bons exemplos de copy para vendas, afinal de contas, é interessante criar esse contato que conecta o leitor à sua proposta e o faça ter interesse de continuar próximo.
É por isso que neste conteúdo iremos esclarecer a importância da copy no Marketing, além de apresentar os modelos de criação e os melhores exemplos de copy do mercado!
Por que usar copywriting nas estratégias de marketing?
Sabia que o comportamento dos consumidores depende muito da forma em que eles foram impactados pela comunicação?
E nada melhor para criar conexão com o público que os populares gatilhos mentais.
Eles são essenciais para ativar a tomada de decisões por meio de palavras estratégicas que causam emoções e sentimentos específicos.
Mas para além dos gatilhos mentais, temos também as copies!
As copies são textos altamente persuasivos focados em gerar uma ação no receptor da mensagem.
Para as estratégias de marketing, esse tipo de abordagem é fundamental, pois quando analisamos bons exemplos de copy para instagram, ou exemplos de copy para vendas ou até mesmo copy para anúncios facebook é possível entender que o método vem dando muito certo na conquista e conversão de leads.
Então, por que não usar essa técnica a favor do seu negócio?
Afinal, ao saber aplicar bons exemplos de copy para vendas, é possível entregar ao consumidor exatamente aquilo que ele precisa e ter dele exatamente a ação que você almeja.
Os modelos de copy para aplicar na sua estratégia de comunicação
Para aplicar ótimos exemplos de copy para instagram, exemplos de copy para vendas e copy para anúncios facebook é fundamental conhecer os melhores modelos dessa técnica.
Confira a seguir cinco modelos para aplicar nas estratégias de marketing do seu negócio!
A.I.D.A. – Atenção, Interesse, Desejo e Ação
O modelo A.I.D.A. é o mais usado na hora de montar copies, seja em exemplos de copy para instagram, exemplos de copy para vendas, exemplos de copy para anúncios facebook e assim por diante.
Esse modelo é aplicável a todo e qualquer tipo de comunicação.
Isso porque o objetivo desse modelo é chamar atenção do público, gerar interesse nele, criar um desejo e estimular uma ação. E como já dissemos, o objetivo de uma boa copy é gerar uma ação imediata na audiência.
Para isso é necessário utilizar palavras que despertem curiosidade.
F.A.B. – Características, Vantagens e Benefícios
Com esse modelo é possível dar origem a muitos bons exemplos de copy para instagram, exemplos de copy para vendas e copy para anúncios facebook.
Isso porque é um modelo simples e de fácil aplicação, pois ele se baseia em características práticas do produto ou serviço, além de explorar bem as vantagens e benefícios do que é oferecido.
Tudo isso com palavras que direcionam o leitor a concretização da compra.
B.A.B. – Antes, Depois e Ponte
Para quem está iniciando sua estratégia de copy, o modelo B.A.B. é bastante interessante.
Isso porque ele é fácil de aplicar e deixa o consumidor confortável sobre a tomada de decisão.
O que acontece, pois nesse modelo é trabalhada a ideia de primeiro mostrar e deixar claro um problema ou desejo que o leitor possui, depois fazer o cliente imaginar uma situação onde ele pode facilmente resolver o problema, ou fazer com que o problema não exista mais e por fim conectar o antes e o depois levando a pessoa a solução.
P.A.S. – Problema, Agitação de Problema e Solução
Esse é um outro dos exemplos de copy que funcionam muito bem.
Isso porque esse modelo explora o problema do consumidor, reforça isso, explicar que este problema leva a outros e se mostra como a solução que ele precisa para resolver tudo.
4U’S – Útil, Urgente, Único, Ultra específico
Esse é um modelo muito assertivo, porém mais complicado de aplicar.
Nele é indispensável deixar claro por quais motivos o seu produto é útil, urgente, único e ultra específico.
Inclusive, não precisa usar todos os 4 U’S na mesma frase, você pode criar Headlines (títulos e subtítulos) com 1, 2 3 ou 4 U’S.
Exemplos de copy para instagram, anúncios e vendas
Agora que já te apresentamos os principais modelos de copy, vamos aos exemplos práticos que algumas marcas criaram para potencializar resultados.
Confira abaixo os melhores exemplos de copy para instagram, exemplos de copy para vendas e copy para anúncios facebook!
1. Trello
A copy usada pela Trello é contundente!
Destaca a proposta de valor do produto. Além de deixar claro o que a marca faz e o que ela espera que você, como usuário, faça.
Por exemplo, a copy da marca para apresentar o serviço e converter o lead é a seguinte:
2.Volkswagen
A Volks escolheu se comunicar com seu público reforçando sua imagem de mercado e dando ênfase em sua proposta de valor.
Para isso, sua copy na campanha em questão ficou assim:
Em português: “Se você quer um carro que deixe você sentir o vento em seu cabelo, dirija até um local com vento e saia do carro.”.
O discurso dessa frase de campanha valoriza o diferencial da marca, que é a segurança e confiança, além de ser provocativo.
3. Nubank
Um dos excelentes exemplos de Copy que o Nubank usa para fazer conversões é a linguagem descontraída e próxima dos seus consumidores nas redes sociais.
Como a frase que usam para definir o cartão deles: “não é apenas lindo, mas também rápido, sem burocracia”.
Com isso, as qualidades são evidenciadas, além de gerar uma identificação com os futuros clientes.
Mas podemos dizer o Nubank é mestre em usar copy em suas comunicações.
A marca usa bastante o gatilho mental de exclusividade para captar clientes e prova social.
Mas além disso, eles tocam na dor do público de maneira leve e útil, por exemplo:
Essa é uma imagem do site da empresa, a qual usa duas ideias principais e um CTA que tocam diretamente em suas dores: pagar zero anuidade e fazer o dinheiro render mais.
Inclusive, se quer bons exemplos de copy para instagram, exemplos de copy para vendas e
copy para anúncios facebook, acompanhar as redes sociais do Nubank é uma ótima pedida.
4. Netflix
Outro bom exemplo de Copy para vendas é a comunicação feita pela Netflix. Ela também aposta na linguagem simples e objetiva.
Por exemplo:
A empresa já é mundialmente conhecida por oferecer filmes e séries por um preço baixo, permitindo que o usuário assista onde quiser, tanto online, quanto offline.
Ao fazer isso de forma simples e descomplicada, a empresa encontrou pontos de identificação com seus consumidores, como poder assistir o que quiser de forma fácil e cancelar quando quiser, sem burocracia.
5. MailChimp
Essa empresa é uma plataforma de marketing que começou focada em e-mail marketing.
Ela aposta em chamadas atrativas logo na página inicial do site como:
Em português: “Você está pronto para crescer. E agora? Dê o seu melhor com a Plataforma de Marketing multifuncional que cresce com você”.
Ou seja, são claros e objetivos. Eles deixam claro para o cliente que ele é bom, por que está ali e que só precisa saber o que precisa aprimorar para alcançar seu objetivo e que o MailChimp está junto com ele nesse processo.
Eles são diretos em mostrar ao cliente a autoridade da marca.
6. Evernote
Como um dos bons exemplo de copy que demos aqui, a Evernote também é uma empresa que se destaca.
Isso porque a empresa é clara, direta e sucinta na hora de definir o serviço e provocar a ação do potencial cliente.
Por exemplo:
A empresa deixa claro que se o usuário estiver interessado em saber mais detalhes de como o software funciona, basta rolar um pouco a página e haverá mais informações.
A linguagem da empresa no site aposta em verbos de ação como “colabore”, “fique organizado”, “lembre-se”.
Enquanto nas redes sociais, o aplicativo se mostra útil para o público no dia a dia e gera bastante aprovação social.
7. Lamborghini
Para encantar e atrair seus compradores, a empresa usa termos do tipo “exclusivo”, “design customizado” e “beleza única”, reconhecidos como gatilhos mentais de exclusividade.
Embora os compradores já conheçam e busquem o luxo dos veículos da Lamborghini, é preciso, ainda assim, encantá-los para manter em alta as características da empresa.
Por exemplo:
Em português: “Design e tecnologia. O estilo dos acabamentos exclusivos e o controle da HMI. É Lamborghini Huracan EVO spyder: a melhor maneira de viver sua experiência de dirigir. Personalize-o com nosso Configurador de Carros. {LINK NA BIO].”.
Ou seja, a marca não deixa dúvidas em seus clientes, né?
8. Nike
A Nike aposta em conteúdos que criem conexões emocionais com seus consumidores. Um bom exemplo de Copy para vendas, unindo storytelling e afeição, são as postagens referentes à menina Makena.
É interessante notar que não há chamada para ação explícita, mas a identificação que a marca gera com o público é capaz de atrair novos clientes, além de grandes chances de viralizar e trazer mais fãs para a empresa.
Ou seja, fica muito clara a importância de conhecer muito bem o público com quem está conversando, só assim conseguirá fazer algo bem direcionado, que conecte e garanta a atenção dele.
9. Uber
As chamadas da Uber podem ser sutis ou mais diretas.
Por exemplo, na página principal do site, na aba destinada a motoristas, a Uber diz o seguinte: “Dirija e ganhe. Cadastre-se”. Ou seja, gatilho de autoridade.
Note que são usados três verbos de ação em uma única frase.
Já em uma postagem nas redes sociais, a empresa adota as seguintes palavras: “Nem todos os heróis usam capas. Alguns usam capacetes”.
Nesse caso é possível compreender que eles utilizaram analogias para criar uma chamada, fora o gatilho mental da conexão, focado em conectar tanto com quem consegue perceber a oportunidade de trabalho mesmo sem automóvel quanto para a proximidade da história da motorista como heroína.
Sendo assim, vale dizer que cada canal de comunicação pode adotar a linguagem mais adequada com o público, mas o contexto geral da empresa precisa seguir uma linha clara de raciocínio para não correr o risco de perder a identidade.
A questão é falar a mensagem certa, para o público certo, no canal certo e na hora certa.
10. Rolex
Já tinha imaginado a Rolex falando com públicos diferentes dos presidentes de empresas?
Pois ela tem feito isso!
Por meio de vídeos chamando atenção para os detalhes dos produtos, além de informações em texto para complementar a qualidade representada na imagem, a Rolex apresenta seu relógio para mergulhadores: “Cada minuto conta no mundo subaquático”.
A empresa está apostando em uma mensagem provocativa e contundente aos descrever o material usado, valorizando seus detalhes e atestando a qualidade do produto.
É dessa forma que a empresa assume a sua autoridade e inclui a aprovação social em sua comunicação. Afinal, os mergulhadores vão querer fazer parte desse clube!
Incrível o poder de uma boa comunicação e boas copies, não é mesmo?
Agora você conhece os melhores exemplos de copy para o Marketing!
Conforme mostramos ao longo deste conteúdo, existem exemplos de copy para vendas que são fundamentais para que as publicações da sua empresa tragam conversão e cativem o leitor.
Especialmente para quem atua no marketing digital, é indispensável apostar em exemplos de copy estratégicos, por meio de verbos de ações e frases que realmente instiguem e conquistem o consumidor.
Assim, as campanhas ganham mais movimento e engajamento.
Mas se quiser saber ainda mais sobre o assunto e tudo sobre o mundo do Marketing Digital, confira outros conteúdos aqui do blog e acompanhe nossas próximas postagens, sua empresa merece ter todo o sucesso e nós estamos aqui para te ajudar! 😉
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