10 exemplos de Call To Action para otimizar suas campanhas e converter leads em clientes
O CTA é um dos recursos mais importantes para aumentar suas conversões. Ele te ajuda a conduzir seus leads pela jornada de compra e transformá-los em clientes. Vamos aos 10 melhores exemplos de Call to Action para engajar e converter.
Boas campanhas de Marketing Digital constroem autoridade e geram vendas qualificadas. Há uma série de táticas que podem ser usadas para te aproximar desses objetivos, mas nenhuma é tão eficaz quanto o Call to Action!
As chamadas para ação (ou apenas CTAs) são os elementos finais da sua campanha, criados para realizar conversões.
Sabe quando você instala um aplicativo ou clica em um email “no automático” porque algo chamou sua atenção? Esses são clássicos exemplos de call to action gerando o impacto desejado e oferecendo valor ao Lead.
Para te ajudar a criar CTAs capazes de converter seu público, preparamos este conteúdo com 10 exemplos de call to action de sucesso para você se inspirar. Continue a leitura!
O que é Call to Action (CTA)?
Você já deve ter uma boa ideia do que é uma CTA. Afinal, encontrou nosso post enquanto procurava por exemplos de call to action, não é mesmo? No entanto, vale a pena complementar o conceito da estratégia.
Uma chamada para ação é uma frase (geralmente pequena) para fazer com que o usuário realize o que você deseja naquele momento.
Alguns dos exemplos mais comuns são:
- Pedir um endereço de email;
- Sugerir que o lead realize uma compra;
- Oferecer uma demonstração gratuita;
- Disponibilizar um material rico para download.
Assim como os exemplos acima sugerem, a ação final que você deseja pode variar bastante. Tudo depende do objetivo de cada estratégia: aumento no tráfego, geração de leads, mais vendas etc.
O CTA costuma ser um link ou botão com uma cor de destaque que utiliza verbos no imperativo, como “clique”, “confira” e “acesse”.
Agora, vamos aos principais tipos de calls to action.
Principais tipos de Call to Action
Podemos dividir chamadas para ação em dois tipos principais: CTAs primários e CTAs secundários. Vamos entender o que cada um significa:
CTAs primários
Os CTAs primários são utilizados nas suas páginas de conversão. Eles são criados para converter de forma direta e gerar lucro para sua marca.
As chamadas são mais vendedoras e direto ao ponto, com botões de “compre aqui” ou “adicionar ao carrinho”.
CTAs secundários
Por outro lado, os CTAs secundários são menos diretos e mais focados no relacionamento com o cliente.
Geralmente eles são usados em formulários de inscrição para receber e-books ou gerar códigos de desconto que podem ser usados futuramente.
Logo, eles desempenham um papel intermediário no seu plano principal, aproximando o lead da marca sem uma abordagem tão incisiva.
Por que é importante usar o CTA certo nas suas estratégias?
Usar CTAs adequados em suas campanhas de marketing digital ajuda a avançar seus contatos por todas as etapas do funil de vendas.
Dessa forma, você consegue otimizar suas estratégias para aumentar o número de visitantes, leads, oportunidades e, claro, clientes!
Mas, enfim, como saber qual é a chamada para ação certa em cada momento?
Depende dos objetivos das suas estratégias de marketing e vendas. Mas uma coisa é certa: cada CTA precisa direcionar o leitor de forma assertiva para realizar uma única ação.
Pode ser que as suas campanhas de email marketing estejam obtendo resultados ruins porque os CTAs não foram pensados apenas para converter, mas converter e relacionar.
Lembre-se de que o CTA é uma frase curta com um destaque para chamar a atenção do usuário. Portanto, tenha em mente seu objetivo e descreva a ação desejada com clareza.
10 exemplos de Call to Action para engajar e converter
Enfim, chegamos aos 10 exemplos de call to action que prometemos no início do artigo. Adapte esses modelos à realidade da sua marca e use como preferir!
1 – “Experimente de graça!”
Tudo que é gratuito chama a atenção, não é mesmo? Especialmente se for uma ferramenta ou produto que você comercializa!
Essas palavras despertam no público o desejo de experimentar o que você tem a oferecer. Afinal, eles sequer precisam pagar por isso.
Dê um “gostinho” das suas soluções, mas deixe claro que o melhor fica guardado para quem de fato se tornar cliente.
Com isso, você dá ao consumidor a chance de fazer um teste e decidir se vale a pena fazer negócios com a sua empresa.
2 – “Assine nossa newsletter”
Esse exemplo de CTA secundário pode ser utilizado para se inscrever em uma newsletter e ficar por dentro das notícias da empresa.
Ele não coloca o leitor em posição de comprar uma solução, e por isso costuma ser bastante efetivo.
3 – “Inscreva-se”
Nesse tipo de chamada para ação, você convida o leitor a se inscrever em um curso online, teste de produto ou em uma ferramenta.
Ele pode ser usado em diferentes canais de acordo com o contexto de cada oferta.
4 – “Saiba mais”
É um dos exemplos de call to action mais conhecidos e utilizados. Use para informar clientes em potencial sobre questões que julgar importantes antes de realizar uma venda.
5 – “Entre em contato”
Esse CTA pode ser usado nos casos em que o cliente em potencial já conhece o seu produto, mas tem dúvidas que só um representante da marca pode tirar.
O contato é sem compromisso e, se feito de maneira adequada, pode ser o empurrão final que o cliente precisava para realizar a compra.
6 – “Compartilhe”
Nesse caso, o CTA é ideal para postagens nas mídias sociais. Induzir o leitor a compartilhar um material pode gerar diversos benefícios para suas estratégias.
Pense que ao divulgar seu material na própria página, o usuário está dizendo para seus seguidores que assina embaixo daquilo que você publicou.
A partir desse marketing boca a boca, sua empresa gera credibilidade, constrói autoridade e conquista mais vendas.
7 – “Leia este outro artigo sobre um assunto relevante”
Se você já leu outros artigos do nosso blog, é possível ter se deparado com esse CTA. É uma excelente maneira de agregar valor à experiência do usuário e mantê-lo no seu site por mais tempo.
No entanto, essa tática deve ser utilizada com inteligência. O certo é oferecer materiais complementares ao que o visitante acabou de ler, como uma continuidade à leitura.
8 – “Baixe este e-book”
Outro CTA valioso para blogposts (e tantos outros formatos) é o que oferece ao leitor um e-book ou material rico de maneira gratuita.
Ele também pode ser usado no decorrer de um texto como uma forma de aprofundar o conhecimento do usuário.
Porém, diferentemente do link para outro artigo, ele também colabora com a sua geração de leads.
9 – “Conheça nossa empresa”
Neste caso, a chamada para ação é direcionada ao usuário que quer conhecer suas soluções.
Portanto, ela também pode ser utilizada como uma forma de preparar o cliente em potencial para fechar negócio.
Prepare uma landing page com o portfólio da sua empresa, incluindo projetos passados, iniciativas que deram certo e outros elementos para despertar no consumidor o desejo de comprar de você.
10 – “Temos poucas unidades deste produto”
Os gatilhos mentais são muito utilizados na criação de calls to action. Até porque esses estímulos têm um propósito parecido com o dos CTAs: provocar no usuário uma ação pré-determinada por você.
Neste contexto, um dos gatilhos mais utilizados é o da escassez. Ele pode ser usado para estimular cliques (e posteriormente, compras) por transmitir ao leitor a ideia de que uma solução valiosa está prestes a acabar.
Esse modelo de CTA é um dos mais eficazes para gerar conversões de forma simples e rápida.
Afinal, se o consumidor tiver interesse na oferta, a tendência é que realize a compra o mais rápido possível.
Tenha sucesso na última etapa das suas ações
Gostou de conhecer alguns dos principais exemplos de call to action para usar nas suas campanhas?
Mas lembre-se: os CTAs são a última etapa do trabalho que você estruturou. Se a campanha for ruim, nem mesmo a melhor chamada do mundo pode gerar bons resultados.
No entanto, se o trabalho como um todo tiver sido bem feito, o CTA se torna a cereja no bolo do seu sucesso em marketing e vendas!
Por falar em campanhas de marketing digital, confira o artigo que preparamos especialmente sobre este assunto e continue aprendendo:
Como criar uma campanha de marketing digital para sua empresa
Como fazer call to action em 6 passos simples e eficazes
O que é Call to Action e como usar a ferramenta dentro do site para gerar leads de qualidade
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