A evolução da internet e seus impactos no Marketing Digital
A evolução da internet gerou e gera, constantemente, novas possibilidades para o campo do Marketing. Vender e se relacionar com clientes nunca teve tanto espaço amplo e dinâmico. Torne sua marca integrante da nova Era Digital.
A internet está avançando em proporções inimagináveis e isso não nos parece novidade, certo?
Parece que desde que nascemos esse fenômeno já vinha ganhando força e mais força, mas você sabia que, na realidade, a evolução da internet é um fato relativamente recente?
Sim, nos EUA, por exemplo, a internet surgiu na década de 60, enquanto aqui no Brasil a rede veio nos agraciar somente na década de 80.
Essa sensação que temos sobre a web ser uma realidade antiga e global, na verdade se deve à força com a qual ela veio e o impacto gerado de forma imediata.
Mas a realidade é diferente: nem todo o mundo está conectado à internet, uns conseguem aproveitar mais que outros e o cenário empresarial é, com certeza, uma das esferas da sociedade que mais tem se beneficiado com a evolução da web.
Antes, por exemplo, ouvíamos falar apenas nas atividade do Marketing, nos últimos anos nos deparamos com a crescente do Marketing Digital.
Já parou para pensar como os avanços tecnológicos estão fortalecendo e impactando essa área e o fortalecimento de marcas?
Se não sabe é bom vir com a gente se aprofundar no tema porque as empresas da atualidade não podem ficar fora do Marketing Digital!
O que é Marketing Digital?
Considerando que segundo estimativas, até 2021 haverão 2,3 bilhões de consumidores digitais fica claro que as empresas não poderiam deixar de entrar na onda e cravar a bandeira da sua marca na web, certo?
É justamente por isso que o Marketing Digital é a principal maneira de fazer e conceituar Marketing atualmente.
O termo é usado para traduzir todos os esforços de marketing no ambiente digital.
Sendo assim, usa-se canais online como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, e-mails entre outros.
Por meio dessas páginas as empresas divulgam seus produtos ou serviços visando atender desejos e dores do mercado.
Aqui vale relembrarmos a definição de Philip Kotler sobre Marketing:
“O processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.
Agora apliquemos as atividades desse conceito no ambiente online e teremos o Marketing Digital.
O grande fluxo de comunicação e interação que a evolução da internet proporcionam hoje, favorece estratégias cruciais na captação de novos clientes como Search Engine Optimization – SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.
Atividades que conheceremos melhor no tópico seguinte. Acompanhe 😉
Como a evolução da internet impacta o Marketing Digital?
A evolução da internet trouxe novas vertentes e possibilidades ao próprio Marketing Digital.
Isso porque hoje em dia, com o universo interativo e repleto de informações vivido na web, o consumidor deixou de ser passivo e passou a ser altamente crítico, se relacionado apenas com marcas que demonstram autoridade e credibilidade no mercado.
Para isso é preciso investir no conteúdo, isto é, conquistar clientes e gerar confiança por meio do valor da informação relevante.
Uma das novas estratégias se concentra em educar o mercado. Por meio de técnicas como o Inbound Marketing, já citado lá em cima, as empresas se posicionam na web educando seu consumidor sobre o nicho do negócio.
O objetivo é levá-lo ao esclarecimento de suas dores e ao alcance de seus objetivo por meio do amplo conhecimento oferecido.
Podemos dizer que, atualmente, esse é o principal impacto gerado pela evolução dos meios online no Marketing Digital: a produção e oferta de conteúdo digital que agreguem valor à vida do consumidor.
Por que a sua empresa não deve ficar fora da Nova Era?
Bem, o objetivo de todo negócio é crescer e se solidificar cada vez mais, certo?
Sendo assim é preciso se adequar a evolução do mercado acompanhada pela evolução da internet.
Ou seja, use os canais mais acessados por seus possíveis clientes para alcançá-los. Além da possibilidade de se comunicar com um número significante de pessoas, você ainda otimiza o valor de seus investimentos.
Afinal, o investimento em mídia online é bem mais vantajoso do que os canais impressos ou televisivos, e o resultado é extremamente recompensador.
Não perca a chance de ver sua marca alcançar o mundo digital!
Hoje aprendemos que a evolução da internet abriu espaço para o Marketing Digital e para algumas vertentes dessa área.
Isso porque esse espaço online preenchido por um número crescente de pessoas fomenta a informação e a interação entre diversos usuários, ou seja, a relação entre empresa e consumidor também ganhou uma nova perspectiva e amplitude.
Por isso conhecemos algumas possibilidades geradas pela evolução do ambiente digital dentro do novo Marketing e, vimos ainda, algumas vantagens de fazer parte dessa nova onda moderna que só tende a colaborar com o fortalecimento de marcas.
Sendo assim, não deixe de estudar seu consumidor, detectar quais canais mais fazem sentido com o perfil dele, o tipo de comunicação e conteúdo a serem empregados e leve seu negócio ao topo do sucesso!
E se quiser dicas complementares sobre como fazer mapeamento de processos não deixe de acompanhar nosso conteúdo exclusivo 😉