Conheça os 10 principais tipos de eventos corporativos e promova aqueles que são a cara da sua empresa!

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 23 de agosto de 2018 | Atualizado: 18 de outubro de 2019.

Você sabe quais são os tipos de eventos corporativos que mais podem agregar positivamente nas mensagem que você tem a passar? Saiba de uma vez por todas como escolher os eventos empresariais que são a cara do seu negócio!

Quem nunca planejou fazer um evento para se aproximar do público ou até mesmo para lançar novos produtos ou serviços?

Na verdade são inúmeros os acontecidos pelos quais faz-se necessário, conveniente e agradável promover um evento.

No mundo empresarial eventos corporativos são, inclusive, uma grande chance de fortalecer a marca e se posicionar diante de públicos estratégicos.

Pois, seja para informar sobre novidades, comemorar momentos marcantes, promover palestras ou reunir colaboradores importantes, o marketing de eventos sempre é uma boa alternativa para gerar aproximação, incentivar a comunicação e criar laços.

Mas tratando-se de um tema tão amplo e usual, você saberia nos dizer quais são os principais tipos de eventos corporativos?

E-book Ideal Marketing sobre tudo o que você precisa saber para revolucionar suas vendas com Inbound Marketing.

Não se preocupe! Pois preparamos uma lista especialmente para você ter claro em sua mente quais são os eventos empresariais mais adaptáveis e comuns.

Assim será possível adequar ao perfil da sua empresa e promover os que mais fizerem sentido com a sua realidade e objetivos.

Vamos começar?

Brainstorming

Saiba mais sobre eventos corporativos como o Brainstorming

O Brainstorming é considerado um dos mais populares eventos empresariais porque é o tipo de reunião necessária em qualquer segmento de negócio.

Isso porque o termo representa o estímulo dado aos participantes envolvidos para que desenvolvam ideias, resoluções etc. O objetivo é solucionar problemas ou identificar oportunidades de acordo com um tema específico.

A troca, interação e maturação de opiniões resulta em insights capazes de agregar em questões de interesse corporativo ou até mesmo acadêmico.

Conferência

Saiba mais sobre eventos corporativos como a Conferência

A conferência também é um dos tipos de eventos corporativos populares, mas é interessante observar que ela só se encaixa em momentos e necessidades específicas.

Isso porque trata-se da exposição para um grande número de espectadores feita por determinada autoridade no assunto – o qual é pré-estabelecido.

É interessante observar também que conta-se com a presença de um presidente de mesa o qual é responsável por conduzir a apresentação. De modo geral, podemos dizer que segue um modelo mais formal que uma palestra, por exemplo.

No mais, esse que é um dos eventos empresariais bastante reconhecidos, só permite perguntas feitas por escrito e devidamente identificadas ao final da apresentação.

Congresso

Saiba mais sobre eventos corporativos como o Congresso

Quando falamos em tipos de eventos corporativos não podemos deixar de tratar sobre os congressos.

Afinal, trata-se de um conjunto de várias sessões pré-definidas as quais contribuem muito para o conhecimento do meio empresarial.

Na maioria das vezes a apresentação é restrita a grupos associativos, categorias de profissionais ou frentes acadêmicas.

Dentre os tipos de eventos empresariais, esse tem como objetivo apresentar e debater assuntos de interesse específicos sobre determinado segmento.

Vale pontuar que um único congresso pode contar com palestras, conferências, mesa-redondas, debates e seminários de forma simultânea ou sequencial. Ele também pode ser integrado com feiras voltadas ao público presente.

Curso

Saiba mais sobre os eventos corporativos como o Curso

Os cursos fazem parte do time de eventos corporativos educativos.

Isso porque eles tem como objetivo proporcionar uma espécie de treinamento para colaboradores, alunos etc.

Para isso, conta-se com a exposição feita por profissionais capacitados no tema em questão com o fim de que repassem seus conhecimentos aos participantes do curso.

Além disso, dependerá da organização determinar se o curso terá um direcionamento mais prático ou teórico.

Fórum

Saiba mais sobre eventos corporativos como o Fórum

O fórum pode ser visto como um dos tipos de eventos corporativos cujo foco é a interação.

Isso porque trata-se de uma reunião que busca a participação intensa da plateia, a qual é preferencialmente composta por um grande número de pessoas.

Um coordenador capaz de dar norte ao evento apresenta o tema geral e abre espaço para a opinião da plateia. Assim, segue-se um debate livre até que conclusões possam emergir dessa interação.

Mesa-rendonda

Saiba mais sobre eventos corporativos como a Mesa-redonda

A mesa-redonda é um dos eventos empresariais que focam na discussão e debate.

Ela é um encontro que acontece em um período não muito longo e tem a intenção de fazer com que especialistas em determinado assunto debatam sobre questões importantes relacionadas ao tema.

Esse debate pode ser conduzido por um coordenador que auxilia na orientação da discussão, evitando que o cronograma saia do controle, por exemplo.

Palestra

Saiba mais sobre eventos corporativos como a Palestra

A palestra faz parte dos eventos empresariais cujo o fim é fomentar o conhecimento.

Trata-se de um método de discussão comum.

Nela são expostas questões sobre um assunto e, na sequência, inicia-se perguntas e debates com a platéia buscando chegar a uma conclusão.

Esse evento pode ser complementado com demonstrações práticas ou contribuições de convidados.

Seminário

Saiba mais sobre eventos corporativos como o Seminário

O seminário faz parte dos tipos de eventos corporativos cujo o fim é educar e levar conhecimento aos participantes.

Ele acontece por meio de uma sequência de atividades para desenvolver capacidades, conhecimento e aprendizado. Tudo acontece com o auxílio de instrutores capacitados.

Podemos dizer que o objetivo maior é agregar informações e experiências, sem a necessidade de chegar a conclusões ou resultados.

Um seminário pode durar algumas horas ou semanas, tudo dependerá do espaço disponível, objetivos, tema em questão e perfil do público. Ou seja, é um dos eventos corporativos com duração flexível.

Simpósio

Saiba mais sobre eventos corporativos como o Simpósio

Esse é um dos tipos de eventos compostos por autoridades em determinado tema.

Isso porque estamos falando de uma reunião composta por especialistas de renome, o evento acontece sob a condução de um moderador o qual apresenta o tema, normalmente baseado em premissas científicas. Toda a reunião é dirigida a um público específico.

Os especialistas desenvolvem, individualmente, partes importantes na discussão de um mesmo tema e, depois, debatem entre si relacionando seus pontos de vista.

O coordenador do evento apresenta cada um dos especialistas e introduz os tópicos de cada assunto.

O público presente interage apenas no final com perguntas escritas, identificadas e de caráter complementar, ou seja, sem direcionamentos polêmicos, por exemplo.

Cerimônia

Saiba mais sobre eventos corporativos como a Cerimônia

Dentro dos eventos corporativos esse pode ter mais de um motivo para acontecer.

Isso porque no ambiente empresarial existem vários momentos oportunos para criar uma cerimónia.

O objetivo pode ser a premiação de funcionários, destacar as melhores performances de cada departamento, informar a posse de uma nova liderança ou a aposentadoria do presidente, por exemplo.

Trata-se de um evento, na maioria das vezes, formal o qual precisa ser conduzido por um mestre de cerimônias capaz de dar andamento às solenidades.

Esse é um dos eventos corporativos que demandam mais tempo e preparação.

É hora de promover os eventos corporativos que são a cara do seu negócio!

Promova eventos corporativos

Agora você não precisa mais quebrar cabeça pensando ‘qual dos tipos de eventos corporativos é o mais adequado para esse objetivo”

Afinal conhecemos juntos ao longo deste artigo os tipos de eventos empresariais que mais agregam positivamente nos planos de uma empresa.

Por isso, como vimos, você só precisa ter em mente o que quer com determinado evento.

Observe se deseja capacitar seus colaboradores, estabelecer um debate ou até mesmo promover a apresentação de uma autoridade em determinado assunto capaz de potencializar a performance da sua equipe.

Tendo o objetivo traçado sua visão ficará mais clara e você saberá se precisa de uma palestra, curso ou fórum, por exemplo.

E assim como existem vários tipos de eventos corporativos não deve ser novidade para você que também há diversos tipos de marketing. Mas se for, basta conferir nosso conteúdo e ver seu departamento de marketing tão versátil quanto seus eventos!

Compartilhe nas Redes Sociais!