Etapas do funil de vendas: 6 erros que deve evitar na sua estratégia

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Publicado: 18 de novembro de 2019 | Atualizado: 12 de março de 2020.

Manter as etapas do funil de vendas sempre atualizadas de acordo com as tendências do mercado é fundamental para o sucesso do seu negócio. Para tanto, só quem conhece os principais erros a serem evitados consegue fazer isso de forma bem-sucedida.

O funil de vendas é uma das principais estratégias para os negócios que trabalham com o Marketing Digital nos dias de hoje.

Isso porque as etapas do funil permitem que as equipes de marketing e vendas trabalhem de maneira alinhada, a fim de aumentar a cartela de clientes da sua empresa.

Mas até chegar nesse ponto, é preciso estabelecer alguns critérios para que todos trabalhem de forma harmônica a fim de que seus esforços resultem em bons resultados.

Para tanto, existem alguns erros que precisam ser evitados para que a sua estratégia seja bem-sucedida.

E é exatamente esse o objetivo deste conteúdo! Confira a seguir os cuidados que deve tomar para que suas etapas do funil de vendas convertam mais clientes!

Antes de falarmos sobre os erros que você pode estar cometendo no funil de vendas, é preciso compreender o conceito dessa estratégia.

Caso ainda não saiba, as etapas do funil de vendas representam estágios da jornada do consumidor até a sua decisão de compra.

Dessa forma, é possível criar estratégias assertivas para prestar um atendimento personalizado e de qualidade.

Para tanto, as etapas do funil de vendas são as seguintes:

  • Topo de Funil: a primeira das fases do funil de vendas é aquela na qual os leads, conhecidos como potenciais clientes, estão descobrindo e reconhecendo um problema que nem sabia que tinha. Ou seja, aqui você deve ajudá-los no aprendizado, oferecendo conteúdo de relevância para educá-los;
  • Meio de Funil: a segunda das fases do funil de vendas tem relação com o fato de que seus leads já sabem o problema que enfrenta e está buscando por uma solução. Portanto, você deve se preocupar com a qualificação dos mesmos até conseguir uma venda. Nesse caso, ofereça conteúdos mais ricos e técnicos;
  • Fundo de Funil: a última das etapas do funil de vendas consiste na decisão de compra do potencial consumidor. Como você o qualificou e o fez enxergar o valor da sua solução, a sua empresa pode ser a escolhida para ajudá-lo neste momento.

Como dá para perceber, durante as etapas do funil de vendas existem diversos cuidados a serem tomados para que a sua estratégia seja efetiva.

De modo geral, os erros que você não pode cometer durante esse processo são:

1. Não mapear a sua persona

A persona, nada mais é, do que um personagem semi-fictício que representa o cliente ideal do seu negócio.

Por meio de pesquisas entre seus atuais consumidores, você consegue conhecer seus hábitos e preferências a fim de direcionar melhor suas ações.

Isso porque todas as necessidades devem ser contempladas na hora de elaborar um conteúdo útil e relevante para o seu cliente ideal.

Afinal de contas, os materiais produzidos em todas as fases do funil de vendas devem ser criados a partir da necessidade e linguagem da sua persona.

Portanto, se o seu desejo é atingir o público-alvo certo, a dica é começar a mapear uma persona agora mesmo por meio de pesquisas com os seus clientes atuais.

2. Não investir em CTA’s

CTA é a abreviação de call to action, ou seja, uma chamada para ação.

Normalmente, você pode identificar um CTA como um botão que pede para você executar alguma ação, como:

  • “Clique aqui!”;
  • “Faça o download agora”;
  • “Inscreva-se”.

Por isso, coloque um CTA em seus posts no blog para conseguir converter os usuários em leads ou clientes.

Até porque os CTAs são capazes de instigar todos os usuários a realizarem o que você deseja, dependendo da linguagem que você utilizar.

Sendo assim, dê as orientações corretas para que os leads não tenham dúvida em nenhum momento em quais das etapas do funil ele se encontra.

3. Pular etapas do funil de vendas

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A jornada de compra do consumidor pode ser longa e cheia de obstáculos e, por isso, muitos empreendedores acham que criar atalhos pode avançar as compras dos seus produtos e serviços.

O problema é que eles estão bem enganados!

Isso porque os leads vivem tendo dúvidas a respeito do seu segmento de atuação, e não fornecer os dados necessários para saná-las pode ser um erro gigante.

Afinal de contas, o potencial cliente não vai entender por completo o valor da sua empresa e sem a sua credibilidade no mercado, tornando mais fácil ele mudar de ideia.

Portanto, tenha claro em sua mente as etapas do funil para segui-lo adequadamente e apoiar os seus potenciais compradores do começo ao fim do relacionamento com a sua marca.

4. Achar que só conversão é importante

A conversão de visitantes e leitores do site ou blog da sua empresa é uma ação importante e deve ser respeitada.

Porém, é necessário compreender que a sua relação com o lead não termina no momento em que ele chega no final de uma das fases do funil de vendas.

Sempre que você converter uma pessoa em quase cliente, é necessário marcar presença para que ele seja fiel à sua marca.

Então, além dos cuidados durante as etapas do funil, pense em ações de pós-venda para medir o sucesso da sua estratégia, como a realização de pesquisas.

5. Não ter atendimento personalizado

Todo cliente que está em qualquer uma das etapas do funil quer se sentir importante e, por isso, você precisa dar a ele um atendimento personalizado.

Pois é dessa forma que conseguimos manter um bom relacionamentos com os prospects.

Para tanto, faça a segmentação dos seus leads, trazendo as melhores características dos mesmos e entendendo em qual etapa do funil de vendas eles se encontram.

Assim, se torna um trabalho obrigatório para você prever quais são as necessidades dos clientes e como elas podem ser resolvidas adequadamente.

Desse modo, é possível melhorar todos os processos de vendas e ações de marketing digital para conseguir melhores conversões.

6. Não ter um pós-venda

O último erro cometido e que devemos mencionar quando o assunto é as fases do funil de vendas é o pós-venda.

Isso porque alguns empresários acham que o relacionamento com o comprador dos seus produtos e serviços termina logo que um contrato é fechado.

Porém, para aqueles gestores estratégicos que pensam no nas etapas do funil como base do sucesso de uma empresa ele é importantíssimo.

Sendo assim, todo o cuidado é pouco, pois nesse estágio é quando a sua relação fica mais estreita com o consumidor para fidelizá-lo.

Nesse caso, apostar em técnicas eficientes para que o seu empreendimento continue sendo vantajoso é a dica do momento.

Para tanto, invista em programa de vantagens para os clientes se sentirem motivados a comprar novamente ou faça pesquisa de satisfação entre eles, por exemplo.

Dessa forma, seus consumidores sentem que a sua empresa procura atender todas as suas necessidades, te ajudando a desenvolver estratégias mais assertivas.

Por isso, não perca tempo e invista agora mesmo no relacionamento com o cliente depois que ele comprar os seus produtos e serviços!

Que tal começar a preparar as etapas do funil pacientemente?

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Pois é, muitas atividades do nosso dia a dia são feitas com pressa, e outro erro que você pode cometer ao elaborar as etapas do funil de vendas da sua empresa é não ter paciência.

Por esse motivo, é essencial que você faça uma minuciosa análise de todas as campanhas desenvolvidas pela sua empresa em um determinado período de tempo.

Afinal, o funil de vendas não é algo tão simples de ser elaborado e, quando isso ocorre, é necessário ter prudência para acompanhá-lo.

E para que as etapas do funil de vendas sejam mais proveitosas para você e para os seus clientes, leia o nosso conteúdo sobre como criar um projeto de inbound marketing de resultados.

Bons negócios!

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