Estratégias de WhatsApp Business para alavancar o seu negócio

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Publicado: 11 de junho de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Depois de conquistar o cenário social, o WhatsApp Business foi a adaptação do famoso aplicativo de mensagens instantâneas ao mundo dos negócios, juntamente com a posterior criação de estratégias para o WhatsApp.

Mas a questão é: o que é o WhatsApp Business para empresas? Muitas pequenas e médias empresas aderiram ao movimento e criaram um perfil neste aplicativo para Android e iOS.

Na maioria dos casos, o WhatsApp Business era apenas uma novidade e poucas empresas conseguem tirar proveito disso. Então trazemos 7 estratégias de negócios do WhatsApp para obter o máximo dele.

Se você quer aprender como melhorar o engajamento de seus negócios com seus clientes, graças ao WhatsApp Business, informaremos em etapas. Acompanhe! 

Sete Estratégias de WhatsApp Business

Devemos ter em mente que mais do que a maioria dos clientes preferem fazer suas compras com uma empresa com a qual possam se comunicar diretamente. 

Nesse sentido, o WhatsApp Business nos proporciona o contato direto com nossos potenciais clientes, permitindo-nos melhorar o engajamento.

Esse fato se deve ao fato de as mensagens instantâneas terem surgido como uma forma conveniente e necessária de comunicação baseada na participação simultânea.

Isso já é um fato, pois muitas empresas possuem chat em seu site ou estratégias de SMS, para diminuir as possíveis barreiras de compra e se aproximar de seus clientes.

O fato de o WhatsApp ser o aplicativo número 1 no que diz respeito ao relacionamento, torna seu uso uma necessidade para as empresas na hora de criar novos relacionamentos. 

Mas como posso melhorar o envolvimento com o WhatsApp Business?

1. Interaja com clientes que desejam se conectar com você

Se você se colocar no site de outras pessoas, reconhecerá que não gosta de receber mensagens sobre algo que não lhe interessa. O envio de mensagens indesejadas torna-se um não retumbante para o WhatsApp Business. 

Uma regra de ouro: você só deve usar o WhatsApp Business para se conectar com usuários e clientes com os quais você já tem um contato ou conhece, ao invés de obter novos.

São as demais ações e promoções que devem levar nosso potencial cliente a utilizar o WhatsApp Business para nos conectar.

2. Não envie SPAM no WhatsApp, seja racional

Embora entendamos o WhatsApp Business como uma ferramenta para nos conectarmos com os clientes, isso não nos dá permissão para enviar SPAM com mensagens publicitárias e sem muito interesse para o usuário.

Em um mundo ideal, você deve usar o WhatsApp Business para se comunicar com seus clientes fiéis para notificá-los e alertá-los sobre anúncios, individualmente, de que possam gostar.

3. Comunique sua empresa informalmente

Nós associamos o WhatsApp como uma forma de interagir informalmente com nossos amigos. Ser sincero, familiar e criativo nas mensagens da sua empresa é essencial.

Suas campanhas de mensagens devem refletir e respeitar o tom muito pessoal desta plataforma, mas mantendo o profissionalismo que você tem como negócio. 

Afinal, você continua a representar sua empresa, mesmo que precise agir de maneira informal e criativa.

4. Vá direto ao ponto

É aconselhável manter suas respostas curtas e concisas no WhatsApp Business. É bem possível que os clientes com quem está a conversar, estejam a fazer outras coisas ao mesmo tempo, na rua ou em qualquer outra coisa enquanto têm o telemóvel nas mãos.

É melhor manter suas respostas o mais concisas possível, para torná-las fáceis de ler e entender. Se a resposta não couber em algumas linhas da tela do smartphone, é porque é muito longa.

5. Seja criativo

Como a plataforma WhatsApp não permite múltiplos canais de comunicação (imagens, vídeos, notas…), as marcas são livres para serem criativas em suas conversas.

Ir além do simples texto ou e-mail permite que você infunda sua marca com um valor único e diferenciado, descobrindo novas maneiras de interagir com seus clientes.

6. Torne sua marca consistente

Criar um perfil de negócios consistente e bem definido é obrigatório para uma empresa no WhatsApp Business. P

ermite adicionar informações sobre o seu negócio, desde o nome, aos seus dados, a descrição e o link para a web.

Prepare um bom exemplar que fale no tom que a marca deseja, use sua linguagem característica e mostre seus valores de forma coerente.

Existe uma grande diferença entre: “É um negócio que vende bolos” e “Somos a padaria que faz o seu dia” ou “Os nossos bolos ensinam-te a ser mais doce”.

7. Prepare-se para ótimas conversas

Embora o WhatsApp Business seja um canal ideal para notificações relacionadas a alertas de entrega, confirmações de compras e atendimento ao cliente, lembre-se que o mais importante é a agilidade de resposta que o cliente também possui.

Não é apenas uma notificação que li. Posso responder a uma resposta imediata no mesmo minuto. Certifique-se de que a sua mensagem é realizada de forma humana e próxima do seu cliente.

Sabemos que muitas empresas veem o WhatsApp Business com certa desconfiança. Mas, no pior dos casos, servirá para implementar um novo canal de comunicação para os nossos clientes.

Dependendo do negócio, podemos lucrar mais ou menos, mas ter um bom relacionamento com nossos clientes é sempre algo que devemos levar em consideração se queremos continuar crescendo.

Dada a variedade de empresas com as quais o app trabalha, o WhatsApp Business tornou-se uma ferramenta para alcançar um vasto alcance global.

As mensagens do WhatsApp tornaram-se uma nova notificação  para avisar seus clientes, ao mesmo tempo em que dão informações contínuas sobre o andamento do produto ou serviço.

Portanto, o WhatsApp Business ajuda as empresas a melhorar o engajamento com seu público-alvo e, portanto, fidelizando ainda mais os clientes para futuras aquisições e consequentemente maior faturamento.