Estratégias de Inbound Marketing: conheça as melhores para o seu negócio
Estratégias de Inbound Marketing, você conhece as melhores? Ou melhor, você já sabe o que é Inbound Marketing? Chegou a hora de esclarecer suas dúvidas sobre o Inbound Marketing!
As plataformas online se tornaram os principais canais de obtenção de informações e entretenimento no Brasil e no mundo.
Já reparou como os sites de busca e as redes sociais são fontes muito confiáveis para que o usuário tenha tudo o que precisa saber antes de adquirir um produto ou serviço?
Isso significa que as tendências de marketing digital apontam para o que os clientes procuram: relacionamentos mais profundos com a marca!
Essa mudança que vem acontecendo na relação entre marca e consumidores pede que as empresas comecem a apostar em estratégias de Inbound Marketing.
Neste artigo você vai descobrir quais são as melhores estratégias de Inbound Marketing e como aplicá-las ao seu negócio para obter resultados.
O que é o Inbound Marketing?
Também conhecido como Marketing de Atração, o Inbound Marketing reúne diferentes estratégias para atrair clientes voluntariamente, gerar mais vendas e reforçar a autoridade de uma marca.
Assim, o foco é na criação do conteúdo de qualidade direcionado aos interesses do público-alvo.
Para isso, o Inbound Marketing é baseado em 4 pilares: atrair, converter, relacionar e vender/analisar.
A partir disso, a marca escolhe utilizar determinadas estratégias de Inbound Marketing que possam atrair o olhar do consumidor para seu produto ou serviço.
E vale dizer que o Inbound Marketing como essência é uma estratégia online.
Se quiser ainda mais detalhes sobre o que é Inbound Marketing, confira TUDO sobre a estratégia no link!
Quais as melhores estratégias de Inbound Marketing?
A demanda é por conteúdos cada vez mais personalizados! O cliente escolhe muito mais o que quer ver e “dita as regras” sobre o que deve ser produzido para de fato atraí-lo.
Daí temos a ferramenta Inbound Marketing, estratégia que você acabou de conhecer. Mas quais são as técnicas e plataformas que envolvem essa estratégia na prática?
Acompanhe os tópicos a seguir e conheça as principais estratégias, técnicas e temas que envolvem o Inbound Marketing.
Marketing de Conteúdo
As pessoas não procuram produtos e serviços. Elas procuram soluções para seus problemas em pesquisas e buscas na internet.
Ou seja, o objetivo principal do Marketing de Conteúdo é estabelecer uma conexão entre empresa e potencial cliente, oferecendo conteúdos relevantes e articulando para que sejam encontrados pela pessoa certa, no momento certo.
E na prática de como fazer Inbound Marketing, tudo isso pode ser feito por meio de artigos de blogs, posts em redes sociais, e-mail marketing, entre outros canais.
SEO
Para definir suas estratégias de Inbound Marketing, outras técnicas devem ser aplicadas, como as de SEO (Search Engine Optimization).
Elas ajudam suas páginas na web a serem mais facilmente encontradas numa busca orgânica (gratuita) no Google, por exemplo.
Isso porque há muita competitividade nos motores de busca e aumenta a necessidade dos negócios estarem posicionados na primeira página, ou até mesmo nas primeiras posições da primeira página de busca, para serem facilmente encontrados e clicados.
E são mais de 200 fatores analisados pelo Google sobre a posição da sua página, mas veja essas 5 dicas essenciais a seguir:
- Quantidade de links internos e externos direcionando para o seu endereço;
- Boa colocação e repetição da palavra-chave (termo principal da página) no conteúdo;
- Autoridade do domínio (quantidade e qualidade de links para o seu site);
- Atualização constante de conteúdo nas páginas do site/blog;
- Experiência do usuário (quanto tempo as pessoas passam navegando em suas páginas).
O SEO é capaz de potencializar e MUITO o resultado da sua estratégia de Inbound Marketing.
E-mail marketing
Se você faz parte do grupo de pessoas que a acredita que “o e-mail está morto”, saiba que está perdendo uma das oportunidades de saber como fazer Inbound Marketing de forma bastante vantajosa para o seu negócio.
Pois considerando que 92% das pessoas adultas utilizam e-mail e 61% acessam todos os dias, essa é uma das estratégias com o melhor custo-benefício e maior possibilidade de gerar um relacionamento eficaz.
E lembre-se de uma dica importante: esqueça as listas prontas de contatos vendidas por aí. Pode até parecer um caminho mais fácil, mas essas pessoas não estarão interessadas em seu produto.
Por isso, construa sua própria base por meio de estratégias de captação. Isso será muito mais eficaz!
Funil de conversão
Outro ponto importante entre as estratégias de Inbound Marketing é definir o seu funil de conversão.
Nesse caso, tudo começa pela análise da jornada do consumidor, do momento em que ele nem mesmo sabe da existência de sua marca até a efetivação da compra.
Dito isso, a missão é “guiar” seu consumidor sempre para a próxima etapa de uma forma bem fluida e sutil.
O funil consiste nas seguintes etapas:
- Aprendizado: a pessoa começa a entender que tem um problema e qual é ele;
- Descoberta: você mostrará que ajudará a resolver o problema;
- Consideração: você indicará opções que resolvem este problema para que ele comece a considerar o seu negócio como a melhor opção;
- Decisão: você mostrará porque a sua solução é a mais adequada e oferecerá a ele a oportunidade de fechar negócio.
Para que o processo seja ainda mais eficiente, a transição entre as etapas deve variar entre vários tipos de mídia e formatos de conteúdo, como blogs, posts, ebooks, fóruns, vídeos, questionários, podcasts, e-mail marketing e redes sociais.
O assunto a ser tratado
Tão importante quanto saber as melhores estratégias de Inbound Marketing é saber que tipo de conteúdo vai oferecer, de acordo com o que as pessoas estão mais interessadas.
Ou seja, para se tornar relevante, seja condizente com aquilo sobre o que o seu cliente está buscando.
A partir daí, há muitas ferramentas que ajudam a perceber a importância e frequência de alguns assuntos: como Keyword Planner, do Google Adwords; ou o SEMrush, que te ajudam e encontrar os termos que têm um alto volume de busca.
Redes sociais
Para saber como fazer Inbound Marketing você precisa também envolver as redes sociais.
Isso porque elas melhoram o relacionamento com seu consumidor e têm formato eficiente para construir estratégias segmentadas e conteúdo atualizado e rápido.
Mas saiba que você não precisa estar presente em todas elas. Analise alguns pontos na hora da escolha:
- Qual diferencial cada uma oferece;
- Como se encaixa dentro de sua estratégia de Marketing Digital;
- Em qual delas seu público está mais presente;
- Se você tem meios próprios ou equipe para alimentar com conteúdo todas elas.
E atenção ao último item, pois não adianta ter perfil em diversas redes e deixá-las abandonadas e desatualizadas.
É bem melhor fazer um trabalho consistente e coerente em poucas, mas estratégicas.
Notificações push
Com Web Push Notifications você pode se comunicar com seus visitantes mesmo quando eles não estão em seu site.
Entre os benefícios dessa técnica para suas estratégias de Inbound Marketing, estão o engajamento em tempo real, as notificações ilimitadas e a alta taxa de cliques.
E para essa técnica, tudo que você precisa é saber ser persuasivo em cada push enviada!
Preste muita atenção ao mobile
Já não é mais novidade que o brasileiro utiliza mais seu telefone móvel do que o computador para acessar a internet.
Suas estratégias de marketing têm acompanhado essa tendência?
O primeiro ponto é verificar se seu site é responsivo, ou seja, se ele de adequa ao acesso por meio de aparelhos mobile.
Isso porque a experiência do usuário em todos os seus canais de contato deve ser rápida, simples, positiva e de fácil manuseio.
A partir daí, você pode começar a investir em uma comunicação dirigida para os aparelhos mobile, como publicidade no WhatsApp e SMS marketing, entre outras opções.
Como fazer Inbound Marketing está a um passo de você agora que já conhece as estratégias de Inbound Marketing
Neste conteúdo você teve a oportunidade de entender o que é Inbound Marketing e suas diferenças de outras estratégias. Afinal, ela vem acompanhando o interesse do cliente em receber tudo cada vez mais personalizado.
Em seguida, foi a vez de você conhecer mais a fundo o Inbound Marketing, então, sinalizamos as principais estratégias de Inbound para serem aplicadas no seu negócio.
Ou seja, tudo pronto para você se destacar com todas essas técnicas e ferramentas. Basta começar!
Aliás, melhor do que “apenas” colocar a mão na massa é ficar ainda mais informado com conteúdos como: Como criar um projeto de Inbound Marketing de resultado. Assim estará de fato preparado para colocar tudo que aprendeu aqui em prática!