Entenda qual a importância do blog na estratégia de Inbound Marketing
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 5 de agosto de 2022 | Atualizado: 5 de agosto de 2022.
Desde os anos 90, os blogs entraram na vida dos internautas e de lá para cá, a ferramenta passou por diversas mudanças.
Se antes era usado principalmente para compartilhar ideias, dicas e opiniões, hoje ele se transformou em uma ferramenta de grande importância do Inbound Marketing.
Entenda o que é o Inbound Marketing
O Inbound Marketing é chamado de “novo marketing” ou “marketing de atração”. Sua estratégia bem feita diminui os custos de aquisição de clientes, já que pode atrair e converter novos consumidores através de conteúdos de qualidade de forma orgânica.
Diferente do que já conhecemos do tradicional marketing digital, nessa estratégia, a empresa usa as ferramentas disponíveis na internet para ser encontrada no universo online.
Os blogs, redes sociais e mecanismos de busca como o Google, são as mais utilizadas para otimizar o processo de vendas e prospecção na estratégia de Inbound Marketing.
Esse processo é chamado de Funil de Vendas, e trata-se de uma pirâmide invertida separada por etapas que constituem o processo de conversão, que são:
- Atração de visitantes: com conteúdo qualificado simples e direto;
- Conversão: transformando interessados em leads;
- Oportunidades: qualificando e fechando vendas;
- Fidelização: oferecendo benefícios para os clientes do funil.
Cada etapa do funil de vendas conta com estratégias de conteúdo específicas que ajudam a qualificar o visitante, transformando-o em lead e, através de um bom trabalho, em consumidor. O blog é uma estratégia que se encontra no topo e no meio do funil do Inbound Marketing.
O que é e para quê serve um blog atualmente?
Blog é a abreviação para o termo “weblog”, inicialmente criado para ser uma espécie de diário online com textos sobre temas diversos, que vão de acordo com a intenção do autor.
Atualmente, o blog pode ser usado para diversas finalidades e uma delas é para o marketing digital, ajudando empresas a resolverem problemas das pessoas com conteúdos qualificados.
A partir do momento em que o internauta encontra um problema, a maneira mais prática de encontrar respostas é buscando na internet. É neste momento que o Inbound Marketing e o blog se unem em uma estratégia.
Entenda a importância de um blog na estratégia de Inbound Marketing
O blog é um dos pontos centrais do Inbound Marketing, já que todos os conteúdos produzidos pela empresa como textos, vídeos e infográficos estarão reunidos neste espaço.
Além de gerar tráfego, aumentando os acessos e visualizações do site da sua empresa, o blog é uma ferramenta poderosa para atrair leads qualificados, que são os consumidores que já estão interessados sobre o tema que você aborda.
Com o conteúdo do blog integrado à estratégia de Inbound Marketing, é possível dar as respostas que os consumidores buscam e criar um relacionamento.
Como integrar o blog à minha estratégia de Inbound Marketing?
Agora que você já entendeu a importância do blog no Inbound Marketing, é preciso entender como otimizar esse conteúdo para sair à frente da sua concorrência.
Confira algumas estratégias úteis para aplicar em seu blog:
Descubra quem é seu público-alvo
Antes de comunicar, é necessário saber para quem você está comunicando e entender em qual etapa do funil de vendas o seu leitor está.
Para conseguir ter acesso a essa informação, não há receita de bolo: é necessário pesquisar bastante sobre as tendências do mercado e para qualificar seu conteúdo de acordo com a etapa do funil de Inbound Marketing.
Faça o uso de CTA’s da maneira certa
A Call To Action (CTA) é uma chamada com o objetivo de fazer com que o usuário seja direcionado a tomar atitudes que aproximem ele de se tornar um consumidor ativo.
Na CTA, são usados os gatilhos mentais, que expressam de forma implícita alguma urgência, escassez, bonificação ou exclusividade.
Existem diversas maneiras de usar essas “frases mágicas” em seu conteúdo, mas é preciso estar atento à etapa do funil de vendas para não pecar na estratégia.
Pergunta: Quais são os exemplos de CTA?
Resposta: “Saiba mais”; “Restam poucas unidades”; “Acesse agora”; “Cadastre-se e ganhe”.
Mantenha sua estratégia conectada
O Inbound Marketing é um conjunto de ações estratégicas e, assim como qualquer outra estratégia de marketing, não funciona sozinho.
É necessário otimizar e integrar seu conteúdo com o uso do SEO, links e conteúdos ricos como e-books e redes sociais para ajudar no funil de vendas.
Conclusão
Assim como o blog, diversas ferramentas podem levar benefícios aos resultados da sua empresa. Landing Pages, conteúdos ricos, formulários, e-mail marketing e quando bem integradas podem potencializar suas vendas.
Sendo assim, é necessário entender que a publicidade nunca funcionará de forma isolada, mas integrada, com uma estratégia que faz o uso de tudo o que a internet nos oferece de bom.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe da Combogó Comunicação, que tem a comunicação 360° que a sua empresa precisa para estar sempre próximo ao seu público-alvo online e offline.