Saiba o que é engajamento e como potencializar suas redes sociais
Engajamento se tornou a palavra-chave do Marketing Digital nos últimos anos, com ele as marcas descobriram que somente as vendas nem sempre são indicativos de sucesso. Acompanhe o conteúdo e aprenda como potencializar o envolvimento dos consumidores com o seu negócio.
Atualmente é comum procurarmos por uma marca nas redes sociais antes de efetuarmos a compra, esse hábito não moldou somente as abordagens de venda de uma empresa, mas também todo seu relacionamento com cliente.
Agora, é mais do que fundamental que um empreendimento construa uma relação próxima e duradoura com seu consumidor. Isso porque, as pessoas não veem mais produtos ou serviços apenas como algo a se consumir, a experiência se tornou objeto de desejo.
No entanto, é válido dizer que essa conexão vai muito além de responder comentários e repostar Stories, o verdadeiro engajamento acontece quando existe um diálogo sincero e direto entre marca e cliente.
Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o artigo e aprenda mais sobre o conceito do momento e seus impactos.
O que é engajamento?
No sentido literal, engajamento significa a participação ativa em assuntos de relevância política e social. Ou seja, um envolvimento direto de pessoas em manifestações intelectuais ou atividades práticas.
Para além dessa definição, a palavra engajamento ganhou um significado também no mundo do Marketing Digital, principalmente quando falamos sobre redes sociais.
No marketing, o engajamento é a manifestação da relação entre uma marca e seu público. De forma prática, é a ação que uma pessoa realiza envolvendo uma empresa, seja por meio de comentários, curtidas, divulgação para seu ciclo social e muito mais.
De acordo com a Comscore, o Brasil é o 3º país que mais utiliza redes sociais no mundo com mais de 131.506 contas ativas. Além disso, o tempo em que essas pessoas ficam conectadas é cada vez maior.
Isso significa que, agora, é na web que os consumidores estão. Portanto, é preciso que as empresas se adequem a esse hábito e passem a considerar esses espaços na hora de montar estratégias de marketing e vendas.
Por que se preocupar com engajamento?
Conquistar o engajamento se tornou algo obrigatório para empresas que atuam nas redes sociais e demais canais online. Isso porque, apenas postar conteúdos não torna uma estratégia de marketing bem sucedida.
Por meio das ações realizadas nas plataformas digitais, como comentários, compartilhamentos e curtidas, o usuário e a marca desenvolvem um diálogo entre si.
Dessa forma, o empreendimento não fica “falando sozinho” e sim com pessoas que são, ou podem se tornar, seus consumidores.
Além disso, o engajamento é um passo importante para transformar essas pessoas em verdadeiros embaixadores da marca. Isso significa que, elas passam a falar sobre a empresa para outras pessoas, fazendo o famoso Marketing Boca a Boca.
Outro ponto importante é o fato de que as pessoas se lembram mais do que consomem quando aquilo chama a atenção de alguma forma. Ou seja, ao interagir com a empresa, uma pessoa se torna capaz de assimilar melhor o conteúdo que viu e não apenas arrastar a tela para o próximo.
Portanto, é fundamental trabalhar com gatilhos mentais, copys criativas e Storytelling para desenvolver materiais que não só chamem atenção, mas façam que uma pessoa realize uma ação.
Como potencializar o engajamento da sua empresa nas redes
Não existe receita de bolo quando se trata de engajamento. Isso porque, os hábitos dos usuários na web mudam constantemente com a rapidez e diversidade de informações encontradas online.
Mas, isso não significa que a marca deve postar apenas para alimentar o algoritmo das redes sociais. É preciso lembrar que a produção de conteúdo está sendo feita para outra pessoa e não para uma linha de código.
Portanto, é preciso que o empreendimento compreenda o perfil de seu público-alvo, dessa forma é possível entender suas necessidades, desejos e dores para produzir materiais que tornem o diálogo uma via de mão dupla.
A partir desse conhecimento, é possível identificar os principais gatilhos que podem ser utilizados nas publicações e desenvolver CTAs (chamadas para ação) eficientes para desencadear os comentários, curtidas e compartilhamentos.
Para além dessa série de ações, é preciso que a marca crie uma conversa significativa, duradoura e próxima com seu consumidor. Isso porque, atualmente, o marketing humanizado se tornou pauta.
Sendo assim, aposte em elementos gráficos de qualidade, conteúdo de valor e original para mostrar ao espectador o que a empresa tem a oferecer. Com isso, o usuário enxergará mais do que apenas outro post e se sentirá instigado a interagir.
Além disso, vale investir em diferentes formatos de conteúdo, como:
- Web Stories;
- E-books;
- Newsletters;
- Infográficos.
Instigue, engaje e venda
Engajamento se tornou a palavra de ouro para o marketing com o aumento de usuários nas redes sociais. Muito mais do que curtidas e compartilhamentos, esse termo finca a relação próxima e o diálogo recíproco entre uma empresa e seu consumidor.
Por meio dessa relação, uma marca se torna capaz de desenvolver estratégias de marketing digital mais eficientes, além de conseguir educar e qualificar um lead, transformando em mais do que um cliente, mas em um verdadeiro embaixador.
Para isso, é necessário entender o público-alvo e trabalhar com os algoritmos e não para eles. Isso significa, produzir conteúdos de valor ao usuário, de forma que eles sejam úteis e os instiguem a interagir.
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