Saiba o que é engajamento e como potencializar suas redes sociais

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Publicado: 5 de setembro de 2023 | Atualizado: 5 de setembro de 2023.

Engajamento se tornou a palavra-chave do Marketing Digital nos últimos anos, com ele as marcas descobriram que somente as vendas nem sempre são indicativos de sucesso. Acompanhe o conteúdo e aprenda como potencializar o envolvimento dos consumidores com o seu negócio.

Atualmente é comum procurarmos por uma marca nas redes sociais antes de efetuarmos a compra, esse hábito não moldou somente as abordagens de venda de uma empresa, mas também todo seu relacionamento com cliente. 

Agora, é mais do que fundamental que um empreendimento construa uma relação próxima e duradoura com seu consumidor. Isso porque, as pessoas não veem mais produtos ou serviços apenas como algo a se consumir, a experiência se tornou objeto de desejo. 

No entanto, é válido dizer que essa conexão vai muito além de responder comentários e repostar Stories, o verdadeiro engajamento acontece quando existe um diálogo sincero e direto entre marca e cliente.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o artigo e aprenda mais sobre o conceito do momento e seus impactos.

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O que é engajamento?

A foto mostra uma mulher sentada em um sofá mexendo no celular. Ao seu redor, estão diversos ícones de caixas de mensagens, emojis e telas de celular.

No sentido literal, engajamento significa a participação ativa em assuntos de relevância política e social. Ou seja, um envolvimento direto de pessoas em manifestações intelectuais ou atividades práticas. 

Para além dessa definição, a palavra engajamento ganhou um significado também no mundo do Marketing Digital, principalmente quando falamos sobre redes sociais. 

No marketing, o engajamento é a manifestação da relação entre uma marca e seu público. De forma prática, é a ação que uma pessoa realiza envolvendo uma empresa, seja por meio de comentários, curtidas, divulgação para seu ciclo social e muito mais. 

De acordo com a Comscore, o Brasil é o 3º país que mais utiliza redes sociais no mundo com mais de 131.506 contas ativas. Além disso, o tempo em que essas pessoas ficam conectadas é cada vez maior.

Isso significa que, agora, é na web que os consumidores estão. Portanto, é preciso que as empresas se adequem a esse hábito e passem a considerar esses espaços na hora de montar estratégias de marketing e vendas. 

Por que se preocupar com engajamento?

Conquistar o engajamento se tornou algo obrigatório para empresas que atuam nas redes sociais e demais canais online. Isso porque, apenas postar conteúdos não torna uma estratégia de marketing bem sucedida.

Por meio das ações realizadas nas plataformas digitais, como comentários, compartilhamentos e curtidas, o usuário e a marca desenvolvem um diálogo entre si. 

Dessa forma, o empreendimento não fica “falando sozinho” e sim com pessoas que são, ou podem se tornar, seus consumidores. 

Além disso, o engajamento é um passo importante para transformar essas pessoas em verdadeiros embaixadores da marca. Isso significa que, elas passam a falar sobre a empresa para outras pessoas, fazendo o famoso Marketing Boca a Boca.

Outro ponto importante é o fato de que as pessoas se lembram mais do que consomem quando aquilo chama a atenção de alguma forma. Ou seja, ao interagir com a empresa, uma pessoa se torna capaz de assimilar melhor o conteúdo que viu e não apenas arrastar a tela para o próximo. 

Portanto, é fundamental trabalhar com gatilhos mentais, copys criativas e Storytelling para desenvolver materiais que não só chamem atenção, mas façam que uma pessoa realize uma ação. 

Como potencializar o engajamento da sua empresa nas redes

A foto mostra uma mulher tirando uma selfie. Ao seu redor estão diversos ícones de emojis.

Não existe receita de bolo quando se trata de engajamento. Isso porque, os hábitos dos usuários na web mudam constantemente com a rapidez e diversidade de informações encontradas online. 

Mas, isso não significa que a marca deve postar apenas para alimentar o algoritmo das redes sociais. É preciso lembrar que a produção de conteúdo está sendo feita para outra pessoa e não para uma linha de código.

Portanto, é preciso que o empreendimento compreenda o perfil de seu público-alvo, dessa forma é possível entender suas necessidades, desejos e dores para produzir materiais que tornem o diálogo uma via de mão dupla.

A partir desse conhecimento, é possível identificar os principais gatilhos que podem ser utilizados nas publicações e desenvolver CTAs (chamadas para ação) eficientes para desencadear os comentários, curtidas e compartilhamentos.

Para além dessa série de ações, é preciso que a marca crie uma conversa significativa, duradoura e próxima com seu consumidor. Isso porque, atualmente, o marketing humanizado se tornou pauta. 

Sendo assim, aposte em elementos gráficos de qualidade, conteúdo de valor e original para mostrar ao espectador o que a empresa tem a oferecer. Com isso, o usuário enxergará mais do que apenas outro post e se sentirá instigado a interagir.

Além disso, vale investir em diferentes formatos de conteúdo, como:

  • Web Stories;
  • E-books;
  • Newsletters;
  • Infográficos.

Instigue, engaje e venda

Engajamento se tornou a palavra de ouro para o marketing com o aumento de usuários nas redes sociais. Muito mais do que curtidas e compartilhamentos, esse termo finca a relação próxima e o diálogo recíproco entre uma empresa e seu consumidor. 

Por meio dessa relação, uma marca se torna capaz de desenvolver estratégias de marketing digital mais eficientes, além de conseguir educar e qualificar um lead, transformando em mais do que um cliente, mas em um verdadeiro embaixador.

Para isso, é necessário entender o público-alvo e trabalhar com os algoritmos e não para eles. Isso significa, produzir conteúdos de valor ao usuário, de forma que eles sejam úteis e os instiguem a interagir. 

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