Empreendedorismo feminino na era digital: tudo o que você precisa saber
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 6 de outubro de 2021 | Atualizado: 6 de outubro de 2021.
Em meio aos desafios causados pela pandemia de Covid-19, o empreendedorismo feminino digital ganhou força e tem se consolidado como alternativa para as empresárias que buscam no marketing digital um olhar cada vez mais voltado para a tecnologia e a inovação.
As mudanças no mercado afetaram diretamente o empreendedorismo feminino. Segundo o Sebrae, em 2020, estima-se que cerca de 52% das empreendedoras tiveram que fechar suas empresas, seja temporariamente ou mesmo de vez. Apesar disso, elas também foram as que melhor se restabeleceram dentro do ambiente empreendedor.
Essa estimativa se confirma por meio do crescimento no número de empresas comandadas por mulheres no mesmo período, que foi de aproximadamente 40%.
Assim, uma das áreas que mais se destacou para mulheres empreendedoras foi a digital, através das redes sociais. O conhecimento em estratégias que estabelecem uma relação mais próxima e duradoura com o cliente, como o omnichannel, por exemplo, se tornou essencial, considerando que o mercado e os consumidores mudaram, trazendo a necessidade de modificar a maneira de se comunicar e vender.
Pensando nisso, surge a seguinte dúvida: como o marketing digital pode contribuir com o empreendedorismo feminino? Para entender um pouco mais sobre o papel do digital na busca por equidade no mercado, separamos alguns dados, ferramentas e insights importantes para você.
Confira na leitura:
O que é empreendedorismo feminino?
O empreendedorismo feminino é um movimento que cresce no mundo inteiro. Essa luta reivindica, entre diversas pautas, a equidade entre homens e mulheres, e traz, além da celebração da diversidade, uma quebra de paradigmas.
Neste contexto, não podemos deixar de citar a renovação da presença feminina no mundo dos negócios. Assim a presença de mulheres à frente de altos cargos em empresas é fundamental para a geração de uma rede empreendedora que influencie a abertura de novas empresas.
Isso porque surgimento de mulheres empreendedoras gera benefícios não apenas para a economia global, mas para o futuro das estratégias que impulsionam o crescimento de empresas.
Dados do empreendedorismo feminino
- 9,3 milhões de mulheres estão à frente de negócios no Brasil
- Sendo que 45% delas são chefes de família
- As mulheres representam quase metade dos microempreendedores Individuais brasileiros
Fonte: Sebrae
O empreendedorismo feminino também se caracteriza pela qualificação. As donas de negócio têm escolaridade maior (16%). Além disso, apresentam taxas de inadimplência mais baixas (3,7% para elas e 4,2% para eles).
A importância do empreendedorismo feminino
A principal vantagem de estimular o empreendedorismo feminino é diminuir a desigualdade de gênero. Ou seja, quanto mais pessoas estiverem envolvidas em um negócio próprio, mais a economia cresce.
Além disso, outro indicador importante de lideranças femininas é o grande potencial de transformação, diversificando os pontos de vista na tomada de decisões.
Engana-se quem acredita que esse estímulo aconteça apenas para mulheres em altos cargos dentro de empresas. Afinal o empreendedorismo feminino pode acontecer em um pequeno negócio, como o e-commerce de produtos ou serviços, por exemplo.
Movimentos como esses geram emprego, elevam a renda média e melhoram a qualidade de vida das famílias.
Além disso, mulheres empreendedoras atingem a independência financeira mais rápido. Essa conquista é muito importante para encerrar possíveis ciclos de dependência financeira de parceiros.
Por fim, uma mulher empreendedora pode influenciar e inspirar outra mulher, compartilhando sua história e ajudando-a a superar os obstáculos e desafios.
As redes sociais e o empreendedorismo feminino
O principal fator que contribui para o aumento do empreendedorismo feminino digital é a facilidade de comunicação com o público-alvo.
Através das redes sociais, as mulheres conseguem estabelecer um relacionamento mais próximo com seus clientes, já que a maioria tem mais facilidade de lidar com o consumidor, se comparado ao público masculino.
Pensando nisso, usar essas ferramentas pode trazer um universo de possibilidades para mulheres inovadoras. Isso porque estamos falando de um espaço bastante democrático para diferentes habilidades, como venda de produtos de beleza, moda, culinária, artesanato, atendimentos psicológicos, entre outros.
Segundo dados do Sebrae em parceria com a FGV, durante o ano de 2020, cerca de 69% das empreendedoras já faziam vendas online ou passaram a adotar esse método durante a crise.
E elas atribuem esse benefício à oportunidade de investir no mercado digital e nas redes sociais. Ou seja, quanto mais uma empresa utilizar os recursos do marketing digital na captação e comunicação com o cliente, maior será o retorno com o público-alvo.
Desafios do empreendedorismo digital
Assim como a modalidade tradicional, o empreendedorismo digital traz uma série de vantagens e desafios. Entre as principais vantagens, estão:
- Empreender no conforto da própria casa
- Conciliar o trabalho com cursos ou tarefas domésticas
- Flexibilidade de horários de trabalho
- Facilidade de cobrança
- Competitividade
- Oportunidades de vender para muitos lugares
Além das vantagens, é importante que as mulheres que desejam empreender no ambiente digital fiquem atentas aos desafios que podem encontrar em sua jornada. Por isso, é fundamental:
- Desenvolver estratégias de gestão eficazes
- Estar atenta às tendências de mercado
- Gerar uma boa visibilidade para o negócio, tanto no Google quanto nas redes sociais
- Implementar estratégias de fidelização de clientes
- Investir em campanhas eficazes
- Ter um site leve e intuitivo
Dicas de marketing digital para empreendedoras
Como vimos, o empreendedorismo feminino significa muito mais que apenas mulheres abrindo empresas. É uma verdadeira ferramenta de transformação social. Se você, mulher, quer entrar para o grupo de empreendedoras digitais, confira algumas dicas de como começar:
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Estude o mercado
A grande sacada para sua empresa se sair bem na mídia social é usar essas duas ferramentas como estratégia de marketing: SEO e CPC. Ou seja, o ideal é avaliar sua empresa como ela está neste extenso mundo virtual e decidir como trabalhar SEO e CPC paralelamente, fazendo com que se cruze em suas estratégias para que obtenha os melhores resultados.
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Posicione estrategicamente o seu negócio
O posicionamento estratégico não é uma decisão, mas sim o resultado de um processo. Mesmo que você consiga identificar um ponto de vantagem, para ganhar uma posição no mercado, você precisa criar e executar um plano estratégico que direcione todas as decisões da sua empresa e a mantenha competitiva no mercado.
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Estabeleça uma relação com o seu público
O consumidor se tornou mais exigente ao escolher produtos ou serviços, afinal, com poucos cliques, consegue encontrar uma infinidade de opções. Então, o que fazer para chamar a sua atenção e mostrar que a sua empresa é a ideal? Aposte em uma comunicação que esteja integrada em todos os canais online e off-line disponíveis na empresa.
3 exemplos de empreendedorismo feminino digital para se inspirar
Apesar das inúmeras vantagens do empreendedorismo feminino, sabemos que ainda existem muitos obstáculos para essas profissionais. Por isso, para incentivar você a enfrentar esses desafios, separamos 3 cases de empreendedorismo feminino digital, que contribuem para a inclusão das mulheres no mercado. Confira:
Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza)
Luiza Trajano é uma das responsáveis pelo sucesso e pela inovação da Magazine Luiza, que hoje tem mais de 1.000 lojas em 18 estados, 30 mil funcionários e um dos e-commerces de mais sucesso no Brasil.
Ela ocupa o cargo de Presidente do Conselho Administrativo do Magazine Luiza desde 2015, mas foi alçada ao cargo de CEO ainda em 1991.
Luiza foi considerada Top Influencer do LinkedIn brasileiro em 2019, Personalidade do ano de 2020 pela Câmara do Comércio Brasil-EUA, Presidente do Grupo Mulheres do Brasil, e em 2021, entrou para a seleta lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, da revista americana Time. Até o momento, ela é a única brasileira a ocupar um lugar de destaque na lista.
Ao longo da pandemia de Covid-19, Luiza Trajano criou uma plataforma para ajudar as pequenas empresas a se adaptarem ao comércio digital.
Bolsa150
A dermatologista Gabriela de Almeida e a jornalista Raissa Próspero, iniciaram um negócio com 5 mil reais: em 2012, iniciaram a Bolsa150, uma loja 100% online, de bolsas.
Em pouco mais de três anos, o negócio – que começou no Instagram, mas hoje conta com uma plataforma própria e expandiu o negócio com cintos, pochetes, carteiras – já havia faturado um milhão de reais.
Bianca Andrade (Boca Rosa)
O mercado da beleza é repleto de boas oportunidades para quem sabe a hora certa de aproveitar. A capacidade de engajar e transformar cada seguidor em um potencial cliente vem se tornando essencial para atuar no marketing digital.
Bianca Andrade, visionária, conseguiu aproveitar as ferramentas do marketing digital desde o início da sua carreira, que começou no quarto de casa gravando tutoriais de maquiagem.
Hoje é uma das referências em produtos de beleza que levam o nome de seu antigo canal no YouTube: Boca Rosa.
As parcerias de Bianca provaram ao mercado o que já era constatado em cada campanha realizada por ela: sua capacidade de vender está diretamente ligada à sua visão empreendedora.
Foi assim ao entrar na 20ª edição do reality show Big Brother Brasil, que fez com que sua linha de maquiagens esgotasse em diversas lojas. Somente naquele ano, ela faturou R$120 milhões com sua linha de maquiagem.
Essas três mulheres trazem lições para empreendedoras que não sabem por onde começar: pense no que você domina e trace estratégias a partir disso.
Lembre-se: estar atenta às transformações do setor que se atua é fundamental para a mulher que busca o sucesso no ambiente digital.
Como o marketing digital ajuda mulheres empreendedoras?
Quando falamos de empreendedorismo feminino, um dos principais passos para conquistar o sucesso de um negócio é saber onde, como e quando ele deve estar inserido. Assim, o marketing digital contribui para que a sua empresa seja conhecida, através de ferramentas e estratégias, nos canais certos, para que o seu público-alvo seja atingido.
Além disso, usar o marketing digital para empreender garante à sua empresa a avaliação de resultados com base em dados, já que ele permite a mensuração por meio de métricas cada vez mais precisas quanto à eficácia ou não das estratégias utilizadas.
Tudo isso pode facilitar, e muito, o crescimento dos negócios de mulheres empreendedoras e destacá-las no digital.
E então, o que achou do artigo de hoje? Se você gostou e quer mais informações sobre empreendedorismo e marketing digital na web, continue acompanhando os textos dentro do nosso blog!