Empreendedorismo: 4 ideias de negócios para quem gosta de carros

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Publicado: 19 de maio de 2022 | Atualizado: 19 de maio de 2022.

Una o útil ao agradável e saiba como você pode ganhar dinheiro com a sua paixão por carros

O mercado automobilístico pode ser lucrativo tanto para carros usados quanto para novos. O importante é você saber fazer uma gestão eficiente, precificando corretamente seus produtos e investindo em estratégias que auxiliarão na captação de novos clientes.

É claro que uma boa gestão é muito mais que isso, mas, de maneira resumida, podemos afirmar que quem não precifica direito e não sabe gerir os processos internos tem dificuldades para se destacar no mercado.

A seguir, mostramos 4 ideias incríveis de negócios para quem gosta de carro. Vamos lá?

1. Concessionária

Hoje, o carro deixou de ser um luxo e se tornou uma necessidade para as pessoas, principalmente para quem tem filhos. Todos os anos, os brasileiros compram e trocam seus carros para garantir uma maior comodidade para a sua família.

Mesmo que a compra seja de um carro usado, é possível fazer ótimos negócios, garantindo a satisfação do cliente.

Em uma concessionária, você pode vender desde carros 0Km até carros usados — este último também tem grande aceitação pelo público, uma vez que o seu valor de compra é mais baixo em comparação a um carro novo e existem vários modelos completos de ótima qualidade no mercado.

2. Centro de Formação de Condutores

Um Centro de Formação de Condutores (CFC) é um excelente modelo de negócio para quem gosta de ensinar e ajudar as pessoas a dar um passo importante, tanto em sua vida pessoal quanto profissional — afinal, uma carteira de habilitação, independentemente da categoria escolhida, abre oportunidades de emprego e permite que as pessoas conquistem seu primeiro carro.

No entanto, vale destacar que o investimento para abrir um CFC é alto, uma vez que você precisará investir em infraestrutura para salas de aula, espaços para aulas práticas, recursos didáticos etc.

O lado bom desse modelo de negócio é que ele não sofre com o problema de sazonalidade, uma vez que há sempre interessados em tirar sua primeira habilitação ou a habilitação de outra categoria.

3. Autocenter

Autocenter é diferente de uma oficina mecânica. Isso porque quando nos referimos a autocenter, entendemos que os profissionais têm habilidades práticas e conhecimento técnico maior para solucionar os problemas de maneira eficiente.

Em suma, podemos dizer que esse é um modelo de negócio que tem diferentes nichos como foco — e é aqui que a grande oportunidade de negócio aparece, pois assim é possível chamar mais atenção de um público específico e, com isso, conquistar mais clientes.

Pense dessa forma: o seu carro está com problemas no motor. Nas mãos de qual profissional você se sente mais seguro em deixar seu automóvel: nas de um especialista ou de um leigo?

4. Loja de acessórios

Não precisa sujar a mão de graxa para ganhar dinheiro com carros. Uma opção interessante é abrir uma loja de acessórios. Os donos de veículos sempre querem acrescentar algo em seus automóveis, seja uma central multimídia mais potente, seja um som de melhor qualidade.

Ajudar os seus clientes a personalizar seus carros é uma ótima oportunidade de negócio. As redes sociais, por exemplo, são ótimas ferramentas para divulgar esse tipo de produto e criar desejo no consumidor final. Busque por novidades do mercado e sempre destaque os benefícios de cada produto.

Dessa forma, fica mais fácil atrair o seu público e aumentar suas vendas.

Se você é um amante de carros, chegou a hora de unir o útil ao agradável. Faça uma pesquisa de mercado, elabore um plano de negócios detalhado e analise qual é a melhor opção para a sua região.

Além disso, estudar seus concorrentes é indispensável para ganhar espaço no mercado e saber identificar o seu diferencial competitivo.