Empreendedores de marketing digital
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 20 de julho de 2021 | Atualizado: 20 de março de 2023.
Todos experimentam algum tipo de medo ou preocupação em algum momento de suas vidas. Dificuldades pessoais, como divórcio ou perda do emprego, podem causar um estresse significativo.
Eventos sociais mais amplos, também podem causar sérios problemas emocionais. Isso é normal e esperado. Para algumas pessoas, entretanto, esse medo, preocupação e estresse podem aumentar a ponto de interferir na vida diária.
O termo “transtornos de ansiedade” descreve um grupo de condições caracterizadas por medo ou preocupação persistente e excessiva, mesmo em situações não ameaçadoras. Os transtornos de ansiedade são o problema de saúde mental mais comum no mundo inteiro.
Felizmente, o tratamento adequado da ansiedade pode ajudar a controlar os sintomas e proporcionar o seu alívio. Existem além da ansiedade, algumas outras doenças mentais como depressão e TDAH. Mas hoje na medicina temos tratamento para hiperatividade, depressão e ansiedade. Todos são eficazes e seguros.
Sinais e sintomas de ansiedade
Os transtornos de ansiedade apresentam uma ampla variedade de sintomas, embora nem todas as pessoas com ansiedade apresentem os mesmos sintomas.
De acordo com pesquisas realizadas, os sintomas de ansiedade incluem:
- Medo e preocupação consigo mesmo ou com seus entes queridos; medos podem ser gerais ou específicos.
- Sentir-se nervoso, irritado, inquieto ou no limite.
- Sentindo perigo iminente ou pânico; possivelmente sem razão óbvia.
- Falta de ar ou respiração rápida.
- Suando ou tremendo.
- Palpitações cardíacas ou aumento da frequência cardíaca.
- Dificuldade de concentração.
- Mudanças no apetite e nos padrões alimentares.
- Dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo.
- Pesadelos.
- Problemas gastrointestinais, como náuseas, diarreia ou azia.
- Aumento do uso de tabaco, álcool ou drogas recreativas para tentar lidar com o estresse e outros sentimentos desconfortáveis.
Os sintomas de ansiedade podem aparecer pela primeira vez na infância ou na idade adulta e podem ir e vir com o tempo.
A ansiedade elevada também pode levar ao agravamento de problemas crônicos de saúde, como asma, dor crônica, hipertensão ou diabetes.
A Ansiedade no trabalho vem aumentando muito atualmente
São tantos os aspectos em um trabalho que podem causar ansiedade: prazos apertados, tentar conciliar trabalho / vida pessoal, lidar com fofocas de escritório e política, atender às expectativas de seu supervisor e etc.
Graças a tudo isso, a maioria das pessoas que trabalham sentiram algum tipo de ansiedade em algum momento de suas vidas.
Ansiedade nos empreendedores de marketing digital
Uma das condições de saúde mental mais comuns, que prejudicam o progresso de um empresário é a ansiedade. Assim como com a depressão clínica, a ansiedade pode causar estragos nos melhores planos e intenções quando se trata de crescer e manter um negócio de sucesso.
Como acontece com todas as doenças e condições mentais, a ansiedade pode ser forte ou fraca. Medo paralisante e tensão crônica podem se apoderar de qualquer pessoa, dadas as circunstâncias específicas e / ou predisposições genéticas.
Para os empreendedores do marketing digital isso também vem acontecendo, os prazos curtos, clientes rígidos e o acúmulo de trabalho tem aumentado significativamente a ansiedade nesses empreendedores, até mesmo os líderes empresariais confiantes, extrovertidos, bem-sucedidos e aparentemente resilientes podem esconder medos opressores e de longo prazo que afetam negativamente sua vida familiar e saúde física.
Sintomas de ansiedade em empreendedores de marketing digital
Para muitos, ela se desenvolve lentamente ao longo do tempo e aumenta em intensidade. Torna-se habitual e se revela na forma de ficar com raiva, indeciso, deprimido, letárgico e sujeito a ataques de pânico. Fisicamente, pode resultar em perda de apetite ou ingestão excessiva, falta de ar, azia, úlceras, dependência de álcool, insônia, redução da libido e tensão corporal.
O excesso de trabalho dos empreendedores do marketing digital pode ser uma fuga para os que tentam se afastar de seus medos, mas, na maioria das vezes, isso pode levar a resultados de negócios insatisfatórios.
A ansiedade crônica e intensa causa dificuldades na tomada de decisões, confiança, isolamento social e saúde física prejudicada pela falta de sono e escolhas inadequadas de estilo de vida.
Motivos de ansiedade em empreendedores do marketing digital
Não é de surpreender que os empreendedores do marketing digital sejam mais propensos à ansiedade e também à depressão do que os não empreendedores.
O empreendedorismo requer criatividade, engenhosidade e bravura. Certamente não é um plano de carreira adequado para a maioria das pessoas. Os empreendedores são diferentes de todas as outras pessoas, como os estudos já mencionaram.
Como criador e proprietário de uma empresa, você é responsável por todas as decisões no que diz respeito ao crescimento de sua empresa.
Frequentemente, envolvem grandes somas de dinheiro, meses de planejamento, anos de trabalho árduo e longos períodos em que o sucesso pode parecer uma esperança distante. É estressante na melhor das hipóteses e totalmente aterrorizante na pior.
O medo, de vez em quando, é uma parte natural do empreendedorismo, mas é quando esse medo se transforma em ansiedade crônica que as coisas se tornam perigosas para os empreendedores do marketing digital.
Diferença entre ansiedade e medo normal
A ansiedade é diferente dos medos naturais que todos temos ocasionalmente e isso não é diferente para os empreendedores do marketing digital. Se víssemos um urso correndo em nossa direção, seria benéfico sentir uma breve explosão de terror, pois isso nos daria forças para lutar ou correr.
Sentir uma onda de adrenalina antes de uma grande decisão de negócios também é natural e pode focar nossas mentes em fazer a melhor escolha.
No entanto, quando esses terrores e tensões permanecem, dia após dia, noite após noite, por semanas e meses, o medo se torna um transtorno de ansiedade.
Os medos naturais se transformaram em doenças, e é nesse ponto que a ajuda profissional deve ser procurada imediatamente, não só para os empreendedores do marketing digital, mas para qualquer pessoa. Esse tipo de medo não é a descarga de adrenalina saudável que pode inspirar você à grandeza. É exatamente o oposto.
Como lidar com a ansiedade
Quer você sofra de ansiedade crônica ou sinta que está indo nessa direção, há uma série de coisas que você pode fazer para controlar a doença. Porém, antes de tudo, recomendamos buscar o conselho e a assistência de um profissional médico o mais rápido possível.
Eles serão capazes de prescrever um curso de tratamento que pode incluir terapia cognitivo-comportamental, medicamentos ou exercícios de relaxamento guiados.
Então, quais são alguns hábitos que você pode introduzir em sua programação para aliviar a ansiedade?
Exercício
O exercício regular estimula o cérebro a liberar serotonina, que é um estimulante e relaxante natural do humor. Muitos empresários abrem mão do exercício para trabalhar mais horas, mas isso pode ter um impacto extremamente prejudicial na saúde física e mental.
Procure fazer 2 a 3 sessões de exercícios moderadamente intensos a cada semana, que o deixem sem fôlego e comece a suar. Exemplos de bons exercícios incluem corrida, caminhada rápida, natação, ciclismo, esportes coletivos e CrossFit .
Reduza a ingestão de álcool e o fumo
O álcool e o tabagismo em excesso levam ao aumento dos níveis de ansiedade geral. Às vezes, existe uma cultura entre certos grupos empresariais de beber com gosto e fumar muito, mas isso pode ser extremamente prejudicial a longo prazo.
O álcool, por exemplo, pode atenuar os sintomas de ansiedade por um curto período, mas os sentimentos de ansiedade costumam piorar quando os efeitos do álcool passam. Se você estiver se sentindo cronicamente ansioso, tente reduzir a quantidade de álcool que bebe e o número de cigarros que fuma.
Reduza a ingestão de cafeína
A cafeína é um estimulante poderoso. A cafeína em excesso pode aumentar os níveis de ansiedade existentes e também afetar negativamente os padrões de sono. Mais de 3 xícaras de café por dia podem iniciar um transtorno de ansiedade e causar sintomas como agitação, inquietação, espasmos, náuseas e tonturas.
Sempre que possível, reduza a quantidade de cafeína que você consome. Mude para alternativas descafeinadas ou outros tipos de bebidas quentes. Se você tem o hábito de tomar café, considere mudar para o chá, que tem níveis mais baixos de cafeína. Também esteja ciente de que muitas bebidas energéticas também contêm altos níveis de cafeína
Escolha as pessoas com as quais você se associa com sabedoria
Outras pessoas podem ser uma grande fonte de ansiedade. Quer se trate de amigos, família, clientes ou parceiros de negócios, é essencial quando se sofre de ansiedade estar perto de pessoas que o apoiam ou são positivas. Embora seja difícil escolher, é mais fácil selecionar as pessoas com quem passamos nosso tempo.
A ansiedade está aumentando cada vez mais, nossos dias estão cada vez mais corridos e para os empreendedores do marketing digital isso pode ser muito pior. Comece a implementar algumas dicas que passamos acima, que com certeza você vai observar uma evolução, além disso procurar por um médico especialista é fundamental.