Employee Experience: o que é, quais são seus benefícios e como implementar

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Publicado: 11 de julho de 2022 | Atualizado: 13 de fevereiro de 2023.

Employee Experience é ter o colaborador no centro das decisões da gestão do negócio. Descubra como transformar satisfação em produtividade e crescimento empresarial.

Já é lugar comum dizer que “o ativo mais importante de uma empresa são seus colaboradores”. Mas o que isso realmente significa?

Se as empresas precisam mudar e adaptar para entender como satisfazer seus consumidores, o mesmo é verdade com os funcionários. Os salários e benefícios já não são mais o bastante para manter uma equipe feliz e engajada.

É aí que entra o Employee Experience, um conceito que torna o colaborador o foco das decisões de gestão. Ele cria uma boa experiência de trabalho para garantir máxima satisfação e alinhamento com a empresa.

Quer saber mais sobre Employee Experience, o que é, como funciona, quais são seus benefícios e como pode ser implementado na sua empresa? Acompanha tudo neste conteúdo completo.

O que é Employee Experience

O Employee Experience é um conceito de gestão de pessoas que traz a satisfação do colaborador para o centro da tomada de decisão da empresa.

A ideia começou a ser ensaiada e teorizada nos espaços de estudos sobre organizações nos anos 90, mas ainda hoje é desconhecida por muitos.

Esse conceito rompe com antigos paradigmas de que a felicidade do colaborador depende exclusivamente de recompensas financeiras. Para isso, traz à tona a importância do ambiente de trabalho no engajamento dos funcionários.

Porém, oferecer uma boa experiência pode ser um grande desafio sem o direcionamento adequado.

Isso porque, por maior que seja o interesse do time de Recursos Humanos, existe um “gap” entre os desejos e dores do colaborador e a estrutura idealizada para atendê-los. Então, é preciso amparar o funcionário em todas suas necessidades.

3 pilares do Employee Experience.

Diferentes metodologias e definições foram criadas por especialistas e consultores de RH. No entanto, todos compartilham estas 3 preocupações em comum:

  • Espaço de atuação: o ambiente físico de atuação afeta diretamente na experiência de trabalho, por isso a empresa deve garantir uma estrutura segura e confortável para seus colaboradores;
  • Tecnologia: oferecer as ferramentas adequadas para a execução das tarefas é outro aspecto crucial para a experiência;
  • Cultura: a cultura organizacional se manifesta por meio do estilo de liderança e relações interpessoais mantidas dentro da empresa e tem influência absoluta na satisfação dos colaboradores.

Qual a importância de uma boa experiência

A importância do Employee Experience está em garantir máximo engajamento dos colaboradores.
Por meio desse engajamento, é possível fidelizar e aumentar a produtividade do seu quadro de funcionários, reduzindo a rotatividade de pessoas e os erros no dia a dia.

Para além dos ganhos práticos, existem também vantagens financeiras: menor investimento em contratações e treinamentos, redução de problemas trabalhistas, entre outros.

Isso porque, um clima organizacional mais agradável favorece o bom trabalho e aumenta a dedicação, além de consolidar a cultura da empresa.

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Quais as vantagens do Employee Experience

O que ganham as empresas que colocam seus colaboradores em primeiro lugar? A resposta para essa questão é a chave para entender por quê o Employee Experience vem sendo cada vez mais adotado no mercado.

Produtividade

Colaboradores felizes são mais produtivos, isso é fato. Investir em Employee Experience aumenta o engajamento das equipes, resultando em ganhos quantitativos e qualitativos nas entregas.

Redução de rotatividade

Nenhuma empresa quer perder seus talentos, por isso é importante cuidar da rotatividade. Uma boa experiência é capaz de manter o colaborador na empresa.

Formação de líderes

Transmitir e perpetuar a cultura da empresa é essencial para formação de novas lideranças. A boa EX colaboradores mais alinhados com os princípios da empresa e suas boas práticas, possibilitando a formação de novos líderes.

Menor investimento em treinamento e contratação

Com a baixa rotatividade e alta formação de lideranças, a empresa vê reduzida sua necessidade de investimento em contratações e treinamentos de novos colaboradores.

Atração de talentos

Empresas que são conhecidas pelo seu bom ambiente de trabalho têm vantagem na hora de trazer talentos do mercado. A boa Employee Experience é um diferencial na atração de profissionais.

Como implementar Employee Experience na sua empresa

Qualquer empresa pode adotar uma abordagem focada na satisfação dos colaboradores e colher os benefícios desse tipo de gestão. Os passos são simples e, em grande parte, completamente sem custos.

Entenda seus colaboradores

O primeiro passo para atender às necessidades dos colaboradores é conhecê-las. Por meio de pesquisas rápidas, é possível identificar pontos de melhoria no ambiente de trabalho.

Para garantir maior assertividade, especialistas recomendam que essas pesquisas sejam anônimas. Afinal, é preciso entender verdadeiramente quais são os principais desejos e insatisfações dos funcionários.

Planos de desenvolvimento

É importante que os colaboradores entendam qual é a visão e as expectativas das empresas sobre eles. Só assim eles podem se desenvolver na direção correta, trabalhando em buscas de melhorias que contribuam para a empresa.

Planos de desenvolvimento são uma excelente forma de alinhar e transmitir essas melhorias. Além disso, também permitem que os colaboradores conheçam suas possibilidades reais de crescimento nas empresas.

Treine as lideranças

Segundo James K. Harter, cientista-chefe do Instituto Gallup para Gestão do Ambiente de Trabalho, “mais de 75% dos fatores que levam à saída voluntária de um funcionário são influenciados pelo seu gestor”.

A relação com a liderança é elemento crucial para um bom ambiente de trabalho. Por isso, capacite os gestores com boas práticas de gestão e cumprimento ético da função.

Invista no ambiente

Outro ponto importante da boa Employee Experience é o ambiente físico da empresa. Crie espaços agradáveis onde seus colaboradores possam se sentir confortáveis para o trabalho.

Também é importante oferecer espaços de descanso e descompressão, um refeitório adequado e opções de mobilidade e segurança.

Propague a cultura

A cultura empresarial representa a essência do negócio . Se ela não for devidamente transmitida, o alinhamento entre as necessidades e expectativas da empresa com as do colaborador não vai ocorrer.

Para isso, invista em eventos, palestras, rodas de conversa e leituras nas quais todos os times possam entender mais claramente o porquê do seu trabalho e do negócio

Melhores experiências, grandes resultados

Neste conteúdo entendemos que o Employee Experience é um tipo de gestão de pessoas que tem a satisfação dos colaboradores no centro da tomada de decisão.

Essa abordagem auxilia na formação de novas lideranças, contratação e retenção de talentos, aumento de produtividade entre outras coisas.

Para isso, é preciso entender os desejos e insatisfações dos colaboradores, criar planos de desenvolvimento e treinamentos para as lideranças. Além, é claro, de um bom ambiente físico, tecnológico e cultural de trabalho.

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