Entenda a diferença entre E-mail Marketing e Cold Mail
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 22 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 22 de fevereiro de 2022.
Você já sabe que existem diversas formas de iniciar a comunicação com seu potencial cliente, e também que o uso de cada uma delas pode mudar conforme a estratégia que sua empresa necessita no momento.
Por exemplo, para clientes B2B, as formas de aproximação são extremamente diferentes, justamente porque uma solução pode atender os mais variados nichos. Você pode entender como atender vários tipos de clientes B2B aqui.
Um modo muito conhecido de contato com usuários é o e-mail, ainda mais no mundo pós-covid. Mas, você sabia que existem formas diferentes de fazer essa abordagem?
Fonte: Chief Marketer
Tradução: Empresômetro
Neste artigo, você aprenderá:
- O que é o E-mail Marketing
- A diferença entre os tipos de E-mail Marketing
- Cold Mail
- Formas de estrutura
Tipos de E-mail Marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta muito utilizada pelas empresas em campanhas de relacionamento com o cliente e potenciais clientes.
Para cada propósito, existe um tipo de e-mail marketing, confira alguns exemplos:
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Newsletter
Um módulo que visa trazer atualizações ou notícias, seja da plataforma ou serviço prestado. Muitas vezes, é usado para trazer atualizações de blogs ou até e-books.
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E-mail promocional
No e-mail promocional, ajustes e cupons são disparados para uma base de leads específicos. Por exemplo: você pode selecionar leads que abandonaram ou desistiram da compra por algum motivo, como uma forma de incentivo para a compra, ou ainda, com condições especiais.
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E-mail sazonal
Os e-mails sazonais são normalmente enviados em datas comemorativas como Natal, Páscoa ou qualquer outro feriado relevante.
Eles também podem indicar mudança de catálogo ou informações importantes sobre a época que a empresa está vivendo.
Fonte: Content Marketing Institute
Tradução: Empresômetro
Portanto, o e-mail marketing possui um conteúdo mais institucional e é uma ação permissiva. Isso porque, a pessoa que o recebe, faz o cadastro previamente para receber aquela mensagem.
Esse cadastro acontece geralmente por meio de uma landing page – uma página específica sobre uma ação ou serviço, que não necessariamente faz parte do site principal – em troca de um material, como por exemplo um e-book.
Uma vantagem do e-mail marketing é: o destinatário tem a opção de cancelar a sua assinatura de recebimento quando quiser.
Embora pareça ruim para a empresa não conseguir mais alcançar essa pessoa com essa opção, é uma segurança e uma motivação para o lead de que, caso ele queira, não precisará mais receber e-mails.
Por isso, você deve ser criativo e rápido na hora de conquistar os clientes por e-mail marketing!
Um ponto importante é que, em questão de design, esse tipo de comunicação utiliza cores vibrantes, imagens, vídeos, gifs, botões e tudo o que possa chamar a atenção visual de quem o recebe.
Porém, cuidado: você não quer torná-lo um acumulado de informações que podem ser visualmente pesadas e difíceis de ler.
Cold Mail
Já o cold mail (em tradução livre, e-mail frio), é uma outra forma de abordagem do seu potencial cliente.
Esse é um processo em que você constrói tentativas de iniciar uma conversa sem ter tido qualquer tipo de contato prévio.
O intuito dele é apresentar um produto ou serviço para pessoas que possam se interessar por ele, mesmo que elas não tenham demonstrado de forma direta esse interesse.
Diferente do e-mail marketing, aqui o endereço do contato é obtido de forma manual.
Nesse formato, a sua mensagem deve ser a mais humana possível, citando a dor e tentando a aproximação com seu futuro cliente para criar uma abertura e manter o contato.
O principal diferencial é que o conteúdo é muito parecido com o e-mail que você envia no dia a dia. Então não haverá HTML, imagens chamativas e nem títulos exagerados, apenas o corpo de texto normal.
Veja instruções interessantes para a hora de criar um escopo de um bom fluxo de cold mail:
- E-mail de boas-vindas, com indicação de blogs relacionados ao tema ou objetivo da landing page, ou ainda uma apresentação mais profunda da empresa;
- E-mail de cases de sucesso;
- Oferecer a possibilidade de agendar uma conversa com um SDR, com link de calendário, ou botão que ative esse contato no fluxo dos vendedores.
Porém, o cold e-mail pode apresentar alguns problemas que são: o destinatário pode não existir; o e-mail pode não ser mais usado por aquela pessoa, ou aquele contato pode ser genérico, abrangendo várias pessoas de uma empresa e o principal é que a pessoa pode não ter o perfil ou interesse em ouvir.
Para isso, é importante possuir formas de higienizar sua lista de e-mails, para que sua comunicação não seja taxada como spam ao enviar para vários e-mails inexistentes, ou ainda, pessoas que não se interessem pela sua mensagem.
A conclusão é que: é preciso avaliar muito bem qual a melhor forma de abordagem de cada potencial cliente e também qual o propósito do seu contato.
Ambas são destinadas a diferentes públicos e devem ser bem estruturadas, para que apresentem os resultados que você espera, e não potenciais falhas.
Aprendeu a diferença entre e-mail marketing e cold mail? Agora, é só botar suas estratégias em práticas e converter novos clientes!