E-commerce como arma secreta: venda mais que seu concorrente

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Publicado: 31 de janeiro de 2022 | Atualizado: 31 de janeiro de 2022.

O e-commerce é uma possibilidade de ampliação de vendas para vários negócios, uma vez que ele pode alcançar até mesmo aqueles clientes em locais distantes. Ao mesmo tempo, estamos falando de uma alternativa muito mais cômoda para quem deseja comprar. 

Isso porque, por meio do e-commerce já é possível adquirir produtos sem precisar sair de casa e até mesmo com alguns cliques, com o smartphone na palma da mão. Por isso, muitas marcas podem ter sucesso por meio das vendas online. 

Mas claro, para que isso dê certo é preciso contar com um site bem estruturado, investir em estratégias de marketing digital e oferecer sempre um bom atendimento. Ao mesmo tempo, existem estratégias extras que podem melhorar ainda mais esse cenário. 

Por isso, reunimos ao longo deste conteúdo algumas dicas importantes para quem deseja alavancar seu negócio. Acompanhe a leitura e confira como deixar o seu e-commerce ainda mais completo! 

Envie e-mails de abandono de carrinho 

Para quem quer saber como vender mais no e-commerce, o e-mail marketing é uma estratégia que não pode faltar. Afinal, por meio dessa forma de comunicação é possível manter um contato ainda mais próximo com os clientes. 

Dessa forma, fica ainda mais fácil manter contato com as pessoas que costumam visitar a sua loja. Ao mesmo tempo, em que temos um canal muito prático para anunciar promoções, mostrar novidades e atrair a atenção desse público. 

No entanto, uma das funcionalidades muito interessante do e-mail marketing, é que ele pode ser usado para lembrar a pessoa sobre o abandono de carrinho. Ou seja, se ela sair da loja sem finalizar a compra, é possível chamar a atenção para esse detalhe.

Com isso, as chances da pessoa lembrar do produto são maiores e ela pode muito bem voltar para concluir a compra. Portanto, temos uma maneira de recuperar a atenção daquele cliente e conseguir vender mais produtos. 

Mas claro, para que tudo isso funcione muito bem, esses e-mails precisam ser bem pensados, contando com um layout atrativo. Outro fator importante para conseguir atrair esse cliente é justamente trabalhar com um conteúdo personalizado. 

Vale a pena investir em ferramentas que podem ser úteis nesse momento e que oferecem muitas opções para trabalhar e-mails completos. Inclusive, com a automação fica ainda mais fácil colocar tudo em prática sem grandes preocupações. 

Use o Pinterest como aliado de venda 

Sabia que o Pinterest também é uma aliado de vendas e pode contribuir com suas vendas online? Ao utilizar a plataforma de forma correta, você tem a chance de alcançar novas pessoas e se destacar no mercado de lojas virtuais. 

O Pinterest é uma rede social que foca no compartilhamento de imagens, em que é possível optar por diferentes formas de organização. Por isso, seus usuários costumam montar diferentes conjuntos de fotos como inspiração. 

Sendo assim, para quem tem um e-commerce, também é viável utilizar essa rede social como forma de atração e conversão de clientes. E logo, com as estratégias certas, fica fácil expandir o contato com o público e divulgar mais seus produtos. 

Mas para isso, é essencial apostar em fotos de qualidade, uma vez que elas são a atração principal da plataforma. Assim, é interessante investir em fotos autorais que sejam compostas por um ambiente adequado e que combine com a proposta. 

Além disso, é bom conferir os formatos mais indicados para a rede social, já que assim, ficará mais fácil para o público visualizar essas imagens e ter uma boa experiência. Logo, fique atento também ao formato padrão do Pinterest. 

Depois de pensar bem nas fotos, capriche na descrição, principalmente, porque é possível usar o SEO e suas estratégias para conseguir um bom posicionamento. Com isso, você pode criar descrições que falem mais sobre o produto, aproveitando as palavras-chave.

E claro, a plataforma também permite usar links que podem direcionar para o site. Assim como há a disponibilidade de criar pastas de sugestões e conteúdos complementares com formas de uso do produto para atrair ainda mais clientes. 

Sugira produtos semelhantes 

Uma das estratégias para plataformas de vendas online e que pode trazer bons resultados é o cross selling, que consiste em oferecer produtos aos clientes que estão relacionados ao que foram comprados. 

No caso de um e-commerce, por exemplo, o site pode contar com espaços reservados para fazer esses tipos de oferta, de forma que seja de fácil visualização para o público. Logo, há a opção de colocar sugestões, criar kits e até oferecer descontos em compras conjuntas. 

Se, por exemplo, um cliente está comprando um jogo de talheres, a página pode conter sugestão de conjuntos de copos, pratos e afins. Mas claro, é preciso que tudo esteja de acordo com as preferências de cada cliente e seu histórico de buscas. 

Desse modo, existem várias formas de trabalhar com produtos que podem ser interessantes de acordo com a pesquisa, ou mesmo aqueles que outros clientes também visualizaram e aqueles que podem estar de acordo com os gostos do cliente. 

Ou seja, há muitas possibilidades de trabalhar essas recomendações, mas é preciso ter cautela para não exagerar e acabar afastando o cliente. A ideia é justamente entender as preferências e necessidades dos clientes para atendê-lo da melhor maneira possível. 

Sendo assim, também é preciso ter cautela, oferecendo os produtos quando for adequado sem prejudicar toda a experiência do público em sua loja. 

Invista em redes sociais 

Ao trabalhar com e-commerce, as redes sociais não podem ficar de lado, afinal de contas, elas são ótimas aliadas para ter contato com o público e atrair mais clientes. Logo, vale a pena investir em conteúdos de qualidade nesses espaços.

Para trazer ainda mais clientes para sua loja virtual, você pode usar conteúdos que sejam interessantes para seu público-alvo. Nesse sentido, é preciso entender quem são essas pessoas e como você pode se comunicar com elas. 

Com isso, é possível traçar boas formas de comunicação que funcionem como uma publicidade para sua loja. Ao entregar conteúdos de qualidade, as pessoas podem encontrar seus produtos com mais facilidade. 

Mas claro, além de conversar diretamente com seu público, esses conteúdos devem estar alinhados com seus produtos e serviços. Afinal de contas, essas publicações precisam fazer sentido de acordo com o que você oferece. 

Então, ao produzir conteúdos atrativos e conseguir um bom engajamento, fica mais simples alcançar novas pessoas por meio das redes sociais. Logo, elas podem se interessar pelo que você tem a mostrar e, em seguida, podem realizar compras no site. 

Ou seja, essa também é uma forma de divulgação dos seus produtos e também de reforçar a imagem da sua marca. Inclusive, a empresa tem a oportunidade de manter mais contato com seu público, estabelecendo várias interações. 

Portanto, é interessante estudar cada rede social e as possibilidades de atuação em cada uma delas, para conseguir construir uma atuação atrativa e que atraia pessoas para o site. 

SEO 

Outra opção que também é importante para quem quer crescer no e-commerce é a ajuda do SEO. Ou seja, utilizar estratégias para a Otimização para Mecanismos de Busca é algo que contribui muito para o aumento das vendas. 

Afinal de contas, os buscadores são uma boa forma de gerar tráfego para um site de vendas. Como as pessoas acabam utilizando esses mecanismos para encontrar informações e vários conteúdos, elas também podem chegar até sua loja. 

Para se ter ideia, o Brasil é o segundo país que mais faz buscas no Google, com 92,58% das pessoas utilizando essa ferramenta. Logo, encontrar formas de estar bem posicionado em páginas de buscas aumenta a chance de ser encontrado pelo público.

Mas claro, para conseguir bons resultados, é essencial apostar em estratégias de qualidade, que sejam capazes de trazer um crescimento com o tráfego orgânico. Logo, é fundamental trabalhar uma série de detalhes que compõem as páginas do site. 

Por exemplo, deve-se trabalhar com palavras-chave que possam atrair essas pessoas, inclusive, é bom apostar em formas de trazer pessoas em diferentes etapas do funil de compras. 

Ou seja, desde aquelas que ainda não sabem que precisam dos seus produtos, até aquelas que estão mais decididas a comprar. Ao mesmo tempo, essa palavra-chave deve estar no título da página e na meta-descrição. 

Do mesmo modo, é preciso trabalhar com imagens de qualidade e com uma estrutura compreensível para as URLs. Além disso, o SEO para e-commerce também demanda linkagens e descrições claras para os produtos. 

Metrifique tudo 

Se você já buscou por serviços em uma agência de marketing, seja para gestão de tráfego até na gestão de redes sociais, já deve ter percebido como as métricas são importantes para crescer na web. 

Afinal de contas, não adianta nada investir em várias estratégias sem que haja o monitoramento para verificar o que está funcionando, o que pode melhorar e como está a resposta do público. 

Sendo assim, é essencial trabalhar com metas e acompanhar o desempenho de cada estratégia adotada. Assim, fica mais fácil monitorar, por exemplo, a taxa de abandono do carrinho, a taxa de conversão, o tempo que o cliente passou no site e muito mais. 

Logo, ao encontrar números preocupantes existe a possibilidade de buscar melhorias que podem ajudar o cliente a ter uma melhor experiência no site. Por isso, tudo precisa ser analisado com frequência. 

Uma boa alternativa para quem tem um e-commerce é utilizar o Google Analytics. Ao instalar essa ferramenta gratuita em seu site, você tem acesso a várias informações a respeito do comportamento dos seus visitantes.

Dessa forma, em uma única ferramenta é possível monitorar o desempenho do seu site de vendas e contar com várias análises sobre o tráfego. Por meio dela, é possível ter relatórios e alertas personalizados, vários tipos de coletas de dados em tempo real e mais. 

Ao mesmo tempo, há opções para entender como esses consumidores estão chegando até o site, número de sessões, taxas de rejeição, tráfego e outros. Ou seja, é possível ter uma visão completa sobre o site. 

Use a inteligência artificial a seu favor 

A inteligência artificial é outro fator que pode ajudar muito quem possui um e-commerce e quer melhorar seu desempenho. Sendo assim, por meio dessas tecnologias, fica ainda mais prático trazer melhorias para o ambiente do site. 

Por exemplo, é possível trabalhar com as buscas inteligentes todo o processo dos clientes para encontrarem o que estão buscando é ainda mais rápido. Assim, enquanto o cliente digita, o sistema já consegue entregar resultados de acordo com a pesquisa. 

Ao mesmo tempo, esse tipo de pesquisa também facilita na hora de fazer a busca por imagens, por cor, comportamento e por voz. Logo, há várias formas de encontrar os produtos desejados com a ajuda do sistema. 

Outro ponto interessante são as vitrines de recomendação, em que a inteligência artificial estuda o perfil do consumidor e consegue oferecer uma experiência mais personalizada. Com isso, o cliente tem acesso direto ao que for mais relevante para ele. 

Além disso, há as opções de atendimento em chat com robôs. Com ela, o próprio sistema consegue agilizar a comunicação com o cliente, sem deixá-lo esperando por muito tempo. Dependendo da situação, o próprio robô pode trazer uma solução adequada. 

Lembra quando dissemos que o e-mail marketing pode ajudar a relembrar os clientes de produtos deixados no carrinho? Pois é, a inteligência artificial ajuda nessa etapa ao identificar o abandono de carrinho e coletar dados sobre o perfil de consumo do cliente.

Ao final, toda a equipe de marketing pode contar com processos mais ágeis, com melhorias no funcionamento do site e com informações importantes sobre os visitantes. Tudo isso pode ajudar no crescimento do e-commerce e no aumento das vendas. 

Conclusão 

Após todas essas informações, foi possível notar que existem uma série de ferramentas e estratégias que podem ajudar ainda mais no bom desempenho do e-commerce. Por isso, além de criar um site de vendas bem estruturado, é essencial apostar em outras melhorias. 

Desde as redes sociais, até tecnologias que podem tornar o ambiente de compras mais completo, é possível analisar de forma mais detalhada o comportamento do cliente e entregar justamente aquilo que será mais atrativo.