Dropshipping: o que é e como trabalhar com esse modelo de negócio?
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 20 de abril de 2022 | Atualizado: 20 de abril de 2022.
Com a alta adesão às compras online, estão surgindo muitos modelos de negócios, plataformas e soluções inovadoras com o objetivo de facilitar o mercado digital e gerar novas oportunidades de negócio. Um desses modelos inovadores de vender online é o dropshipping.
O dropshipping é uma excelente oportunidade para quem já tem uma loja virtual ou quer abrir uma, mas não tem espaço suficiente para o estoque, quer diversificar as opções de produtos, pretende vender produtos internacionais, não consegue integrar um bom serviço de entrega ou não tem capital para fazer um primeiro grande investimento no negócio.
Para entender o que é e como funciona o dropshipping, continue lendo que vamos responder às suas dúvidas no artigo.
O que é?
No modelo dropshipping o dono da loja virtual não possui estoque algum dos produtos, todos os produtos que ele vende em sua loja ficam armazenados com o fornecedor. O papel do vendedor é anunciar os produtos, realizar estratégias de marketing com o objetivo de alcançar pessoas, reter clientes e oferecer uma ótima experiência de compra e navegação em seu site.
Já o fornecedor é o responsável por garantir produtos de excelente qualidade, ter um local adequado de estoque para fazer o armazenamento das mercadorias, e após receber os pedidos de vendas realizadas pelo lojista parceiro, é o fornecedor que fica responsável por realizar as entregas para o consumidor.
Benefícios de vender com dropshipping
Ter uma loja virtual modelo dropshipping apresenta três grandes benefícios:
Sem estoque
Um estoque exige espaço, infraestrutura, dinheiro, logística e muito cuidado. Não precisar ter um estoque possibilita uma economia grande de tempo e recursos, além de permitir que várias pessoas que não poderiam abrir uma loja no modelo tradicional por conta de espaço tenham seu negócio próprio.
Diversidade de mercadorias
Com o dropshipping o lojista não fica limitado a um único tipo de produto, ele pode oferecer diversos produtos de diferentes nichos de mercado. Não existe nem mesmo a limitação geográfica para compra visto que existem plataformas que permitem a integração com fornecedores internacionais.
Ausência de entrega
Uma vantagem do dropshipping que precisa ser mencionada é a ausência de entrega por parte do lojista, afinal nesse tipo de vendas quem realiza a entrega é o fornecedor da mercadoria.
Como funciona?
Agora que você já sabe o que é dropshipping e os principais benefícios, veja como funciona na prática e os principais passos que você precisa dar para se tornar dropshipping:
Escolha os produtos
Ao selecionar os produtos que serão oferecidos no e-commerce, é possível seguir dois caminhos: focar em um único nicho de produtos, por exemplo, acessórios pet, ou oferecer uma gama ilimitada de produtos de diversos segmentos. Não existe um único modelo certo, ambos são bons e rentáveis, depende da sua estratégia de negócio.
Selecione os fornecedores
É imprescindível que os produtos entregues sejam de qualidade e atendam as expectativas do cliente, isso trará confiança e recorrência a loja virtual. Por isso, é importante selecionar bem os fornecedores, para garantir bons produtos e entregas dentro dos prazos estipulados.
Utilize apps para integração
Existem apps que oferecem soluções tecnológicas para facilitar o contato e negociação entre o dono da loja virtual e o fornecedor dos produtos. Essa integração ocorre tanto com fornecedores nacionais quanto internacionais.
Dicas de sucesso para a sua loja dropshipping
Para fechar esse artigo vamos te deixar uma dica final para você ter sucesso com a sua loja virtual dropshipping: mantenha uma boa relação com o seu consumidor!
Manter uma relação próxima e engajada com o seu público gera confiança, identificação e aumenta as suas chances de conquistar clientes fiéis. Você pode fazer isso alimentando as suas redes sociais com assuntos relevantes e do interesse dos seus consumidores.