Conheça a diferença entre remarketing e retargeting!
Qual a diferença entre remarketing e retargeting, você sabe? Será que existe? Qual dessas duas estratégias é a melhor para o seu negócio? Saber responder a essas perguntas é muito importante para quem quer engajar novos clientes.
São muitos os benefícios que o retargeting ou remarketing podem trazer para o seu empreendimento, como engajamento de público e maior taxa de conversão, por exemplo.
Apesar de serem confundidas, essas duas estratégias têm diferenças que fazem com que você escolha entre uma ou outra.
Por isso, aqui neste conteúdo resolvemos mostrar o que é cada uma delas, os seus benefícios e a diferença entre remarketing e retargeting.
O que é remarketing?
De maneira bem sucinta, remarketing é uma forma de engajar pessoas que, em algum momento e de alguma forma, demonstraram interesse pelos produtos ou serviços da sua marca.
Para realizar essa estratégia, é necessário disparar e-mail marketing para a sua lista de contatos – e não anúncios, como explicaremos com mais profundidade nas próximas linhas.
Por exemplo, digamos que você entrou em um site para procurar um produto ou um serviço e, tendo certeza da sua escolha, inclui um dos dois no carrinho de compras que, em seguida, é abandonado, independentemente do motivo.
Algumas horas mais tarde você recebe um e-mail da marca te lembrando da compra que não foi finalizada, assim como um convite para que você fizesse aquilo naquele momento.
Tentado com o lembrete, você clica no botão e conclui a compra com sucesso.
Isso, nada mais é, do que fazer remarketing. E nesse caso tendo sucesso na estratégia.
As vantagens do remarketing
Agora que você sabe o que é remarketing, podemos te mostrar os benefícios que essa estratégia pode trazer para a sua empresa.
E para te motivar mais ainda a entender a diferença entre remarketing e retargeting, saiba que o remarketing gera um aumento na taxa de visitas do site do sua empresa, como é mostrado na pesquisa Ecommerce Trends 2017.
Sem mais delongas, conheça os benefícios dessa estratégia para conseguir optar pelo retargeting ou remarketing. Ou quem sabe pelos dois, não é mesmo?
1. Clientes engajados com a marca
Especialmente para aqueles que abandonaram o carrinho de compras, as técnicas de remarketing garantem que essas pessoas continuem ativas e interessadas pelo seu empreendimento.
Além disso, como o remarketing não contempla somente o e-commerce, e sim todo tipo de negócio, é possível garantir alta taxa de fidelização de consumidores.
2. Maior taxa de conversão
Caso você não saiba: o e-mail marketing é uma das melhores estratégias de marketing digital que existem no mercado.
Com essa ferramenta, você consegue atingir maior nível na taxa de conversão de visitantes do seu site a leads, os potenciais clientes do seu negócio.
Isso porque você só envia campanhas por e-mail para pessoas que permitiram esse contato com a sua empresa.
3. Melhoria relacionada à visão da marca
Cada pessoa possui uma visão da sua marca e a criação dela no mercado vai depender muito das suas estratégias.
Quando se sabe o que é remarketing e a diferença entre remarketing e retargeting, fica muito mais simples manter o bom relacionamento com todos os compradores, já que você pode começar a gerar valor que vai além da venda da sua mercadoria.
Bom, agora que você sabe o que é remarketing, vamos descobrir nos próximos tópicos o que é retargeting para que você consiga fazer a escolha entre retargeting ou remarketing.
E o que é retargeting?
O retargeting nada mais é que uma estratégia voltada para mostrar anúncios personalizados aos usuários que já visitaram o site, as redes sociais, entre outros canais digitais da sua empresa.
Vamos supor que você visitou um site e desistiu de fazer uma compra, deixando seu carrinho de compras para outro dia.
A partir disso, o empreendimento capta suas informações e o retargeting passa a agir para te encontrar e trazer de volta.
Por isso, plataformas de anúncios como o Google Ads e o Facebook Ads são as mais recomendadas para mostrar os anúncios de acordo com o comportamento do cliente.
Afinal, elas te permitirão criar anúncios específicos para atingir pessoas específicas que deixaram o carrinho de compras abandonado.
As vantagens do retargeting
Agora que você sabe o que é retargeting, podemos mostrar quais são os benefícios que essa estratégia pode trazer para o seu negócio. Os principais são:
1. Aumento de vendas
Como o retargeting segue a mesma ideia de impactar novamente o usuário que demonstrou interesse pela sua marca só que por meio de anúncios pagos e não e-mail marketing, é possível também perceber um aumento considerável nas vendas dos produtos ou serviços.
Para isso, você deve segmentar muito bem a sua estratégia, elaborando anúncios que tenham a ver com a personalidade e o comportamento dessas pessoas.
2. Força para o Branding
Podemos classificar como branding aquilo que os usuários veem como marca.
Portanto, isso significa que é possível construir um relacionamento duradouro com todos esses clientes, uma vez que eles percebem a presença do seu negócio na internet e entendam seu valor.
3. Redução do CAC
CAC significa Custo de Aquisição de Clientes. Ele pode ser diminuído a partir do momento em que as suas campanhas se tornam mais relevantes aos usuários.
Sendo assim, ao em vez de você criar anúncios com base em palavras-chave ou o perfil dos seus visitantes, tente elaborar campanhas baseadas no comportamento dos compradores.
Desse modo, você consegue ter pleno conhecimento de o que é retargeting para aumentar a eficiência do negócio.
Afinal de contas, qual a diferença entre remarketing e retargeting?
Mesmo que te digam para escolher entre retargeting ou remarketing, podemos dizer que ambas as estratégias são interessantes para qualquer tipo de negócio.
Ou seja, as duas podem ser utilizadas em conjunto para garantir o sucesso da sua marca, uma vez que uma (remarketing) foca no envio de e-mail marketing para uma pessoa em específico que já ofereceu dados de contato.
E a outra (retargeting) te permitirá fazer anúncios direcionados para impactar seus potenciais clientes.
Sendo assim, recomendamos que você utilize o retargeting para atrair novos consumidores que sabem do que se trata a sua empresa e o remarketing para fidelizar e engajar os clientes.
Entendeu a diferença entre remarketing e retargeting? Agora nas suas estratégias!
Depois de ler este conteúdo, queremos lançar a seguinte pergunta: você já tentou entender o comportamento dos visitantes das páginas do seu site?
Se sim, é possível perceber que há uma diferença gritante entre aqueles que exploraram muitas páginas do seu site contra aqueles que só pararam na sua home.
Sabendo disso, fica óbvio dizer que é muito mais interesse investir naqueles indivíduos que já procuraram pelos seus produtos ou serviços – principalmente naqueles que abandonaram o carrinho de compras.
Sendo assim, não deixe para depois: invista no retargeting ou remarketing para saber como estratégia de Como aumentar vendas pela internet!
Agora que você entendeu a diferença entre remarketing e retargeting, você pode desenhar sua estratégia e potencializar os resultados do seu negócio agora mesmo.