8 dicas de email marketing para você vender mais AGORA!
Conhecer dicas de email marketing pode fazer a diferença na hora de divulgar uma campanha para a sua base de contatos. Não à toa, só quem domina essa prática consegue estreitar o relacionamento entre a sua marca e os seus clientes para vender mais.
Você é daqueles que envia email marketing direto para a sua base de contatos, sem dar um tempo para que as pessoas respirem e se cansem das suas mensagens?
Então é melhor rever a sua estratégia para acabar não perdendo clientes!
Isso porque o email marketing é uma estratégia que requer muito planejamento e cadência para conquistar os clientes com as campanhas adequadas.
Para te ajudar, nós resolvemos preparar este material, que conta com 6 boas dicas para email marketing, a fim de trazer o retorno que você tanto quer! Confira:
1. Segmente sua base de acordo com o objetivo
Ideias de email marketing eficientes jamais existirão se você não segmentar a sua base de leads de acordo com suas preferências e afinidade com a sua persona.
Com isso, você consegue elaborar mensagens personalizadas de acordo com cada perfil da sua base de contatos, tornando-as relevantes para seus leads.
Não à toa, de acordo com uma pesquisa feita pelo 9Blog, emails personalizados possuem 29% de chances de serem abertos.
E caso você coloque algum link no corpo da mensagem, as chances sobem para 41%.
Para tanto, fique atento também as métricas desses emails, pois isso te ajudará a ter boas ideias de email marketing a fim de garantir que todas as necessidades dos seus contatos sejam atendidas.
2. Dê atenção ao assunto/título do email
Uma das principais dicas de email marketing é criar um assunto atrativo e persuasivo, pois ele é fator decisivo para a abertura ou não de uma mensagem.
Nesses casos, o recomendado é o uso de gatilhos mentais, dos quais podem apresentar uma linguagem que induz a ação que você deseja dos clientes.
Além disso, outras dicas de ouro para criação de assunto de email marketing são:
- Mantenha o título o mais curto possível, não ultrapassando os 50 caracteres;
- Não coloque termos como grátis, promoção etc, pois aumentam as chances do email ser classificado como spam;
- Aposte em uma copywriting persuasiva para ganhar o leitor.
Com isso, você garante que o assunto apareça por completo na caixa de entrada do usuário e ainda o convence de abrir o email.
3. Crie conteúdos objetivos
Foi-se o tempo do disparo de grandes textos comerciais por meio de email marketing – assim como o envio das cartas por mala direta.
Hoje, para ter ótimas ideias de email marketing, você precisa compreender que a linguagem utilizada na internet é outra: direta e objetiva.
Por isso, ao escrever um texto, se pergunte: será que as pessoas conseguirão fazer outras coisas ao mesmo tempo em que leem a minha mensagem?
Se a sua resposta for sim, então você está indo direto ao ponto fazendo algo que pessoas que vivem lendo conteúdos em smartphones, desktops etc tanto almejam.
E com isso, você estará conseguindo colocar em prática boas práticas para email marketing.
4. Envie emails na quantidade e frequência certa
Não adianta segmentar a sua base de contatos, ter um título que chame a atenção e ser objetivo nos conteúdos, se você enviar as suas campanhas na quantidade inadequada.
Isso porque os seus usuários podem ficar de saco cheio dos emails, causando aumento na taxa de desinscrição.
No entanto, quando você envia email em períodos longos de tempo, é muito provável que a sua marca seja esquecida pelo lead.
Ou seja, ter grandes ideias de email marketing significa investir em ferramentas de gestão do mesmo, que poderá te ajudar a programar o envio de maneira eficiente.
De modo geral, uma campanha eficiente costumam ter 2 a 6 emails e faça pesquisas para entender as preferências do seu público a fim de não se tornar um contato inconveniente.
Além disso, observar a taxa de abertura também é uma forma de verificar se a sua estratégia está agradando ou se é preciso fazer alguns ajustes.
5. Utilize nome de pessoas reais como remetentes
Uma das boas dicas para email marketing que você pode adotar em sua estratégia é a utilização de nomes de pessoas reais como remetentes.
Isso porque as pessoas gostam de se sentir únicas, e disparar emails como se fosse alguém real que trabalha para a sua empresa pode ser um diferencial.
Afinal, estamos falando na comunicação que você terá com os seus contatos e, portanto, ter nomes reais nos remetentes faz com que você se aproxime dos leads.
Sendo assim, uma das principais ideais de email marketing para isso é utilizar um endereço de email como [email protected], por exemplo.
6. Construa uma relação com o usuário
Boas dicas de email marketing eficientes consistem na construção de uma relação com os usuários, a fim de fazer a sua marca não ser só visto como uma vendedora de produtos e serviços.
Para tanto, algumas ações podem ser adotadas pela sua empresa, como o pós-vendas, por exemplo.
Nesse sentido, vamos supor que você um usuário fez uma compra na sua loja virtual.
Para manter a boa relação, seria interessante enviar um email agradecendo a compra e fazer uma ligação para confirmar o pedido.
Desse modo, os usuários se sentirão mais confortáveis em comprar outros produtos da sua marca.
7. Ofereça materiais ricos nesses e-mails
Materiais ricos são conteúdos densos a respeito de um assunto, como ebooks, webinars, whitepapers etc.
Graças a esses materiais, empresas conseguem educar melhor os seus leads para que os mesmo se tornem consumidores da marca no futuro.
Não à toa, eles também funcionam como uma moeda de troca, uma vez que eles são enviados a partir do momento em que um visitante do site ou blog da sua empresa preenche um formulário.
8. Realize testes A/B
Uma das melhores ideias para email marketing é garantir se os resultados estão sendo alcançados é realizar testes A/B.
A ideia consiste na elaboração de dois tipos de email marketing, diferentes um do outro, para testar assunto, direcionamento e efetividade de CTAs.
Por exemplo, enquanto em um você utiliza uma abordagem menos intrusiva, no outro coloque uma pegada mais comercial.
Depois disso, faça o envio de cada um dos emails para uma parte da sua base de contatos, para depois verificar qual delas deve maior sucesso.
Bônus: Aposte na automação de marketing para otimizar o envio de e-mails
A automação de marketing pode ser ideal para você ter boas ideias para email marketing e ter sucesso com a sua estratégia.
Isso porque com ela é possível fazer o disparo de email marketing de forma adequada, respeitando o tempo e personalizando a mensagem para que o cliente receba bem a sua campanha.
Atualmente, no mercado existem diversas ferramentas de automação de marketing, mas procure por aquelas que têm um diferencial, como uma consultoria, por exemplo.
Desse modo, analistas da agência poderão te ajudar a disparar o email marketing corretamente.
Já sabe as principais dicas de email marketing? Então contrate um serviço de automação!
Agora que você sabe as principais dicas de email marketing do mercado para obter sucesso, você precisa começar a procurar por ferramentas de automação de marketing capazes de atender a todas as necessidades.
Como nos ressaltamos, elas são encontradas aos montes e, por isso, é necessário escolher aquela que apresente um diferencial.
Mas para te ajudar a economizar tempo, vamos te recomendar a leitura do nosso conteúdo sobre a plataforma de automação Ideal Marketing.
Com ela, você consegue por em prática todas as dicas de email marketing vistas aqui e ainda otimizar a sua estratégia de marketing digital como um todo.
Boa sorte!