Departamento de marketing: veja dicas de como implementar um na sua empresa!
Ter um departamento de marketing na sua empresa é um passo muito importante para que você consiga se destacar no mercado e aumentar as vendas dos seus produtos e serviços. Não à toa, só quem investe nesse setor é capaz de colher resultados incríveis!
Aposto que você já ouviu muito sobre o departamento de marketing, mas sabia que ele é um setor muitas vezes negligenciado por várias empresas?
Isso porque os investimentos feitos nessa área demandam um certo tempo para trazer os resultados esperados, o que não é visto com bons olhos em um cenário imediatista como é o mercado.
Só que para conseguir um lugar de destaque e ser visto como referência por seus consumidores, é preciso investir em estratégias de comunicação para transmitir seus valores ao público.
Ou seja, ter uma equipe de marketing é muitas vez o que falta para fazer um negócio decolar!
Quer ver como? Então nos acompanhe neste conteúdo!
O que faz um departamento de marketing?
Muito mais do que apenas criar artes e realizar as melhores ofertas para a atração de novos clientes, um departamento de marketing pode ser a chave-mestra para você conseguir abrir a porta do sucesso e se tornar uma grande referência do mercado.
Isso porque uma equipe de marketing é capaz de realizar tarefas indispensáveis para o seu negócios, como:
- Estudo de mercado: usado para conhecer a situação da sua área de atuação para conseguir identificar as oportunidades certas para serem usufruídas, além de te apontar diferenciais que a sua empresa pode apostar a fim de se destacar da concorrência;
- Posicionamento da sua empresa no mercado: quando o departamento de marketing faz um estudo de mercado, fica mais fácil para os profissionais conseguirem posicionar a sua empresa dentro dele;
- Conhece o seu cliente ideal: o setor de marketing também atua para conhecer ao máximo o seu cliente ideal, que podemos chamar de persona – personagem semi-fictício que simboliza os seus consumidores. A partir de todas as informações coletadas a partir de pesquisas entre seus atuais clientes, você consegue criar ações realmente assertivas para vendas mais produtos e serviços. Quer ver como encontrar o seu cliente ideal? Então acesse agora o nosso conteúdo sobre o que é persona;
- Constrói a comunicação da empresa: um departamento de marketing é responsável por interagir com o seu público-alvo, seja de maneira positiva ou negativa. É ele quem garante uma boa reputação da marca.
Entenda por que deve ter um departamento de marketing dentro da sua empresa
Bom, nós apresentamos algumas das principais funções do departamento de marketing acima.
E mesmo que essas tarefas já sejam razões suficientes para você começar a planejar um departamento de marketing para a sua empresa, há outros motivos pelos quais esse setor é fundamental para um negócio.
Para começar, podemos dizer que o departamento de marketing é aquele que busca encontrar potenciais clientes que tem a ver com o posicionamento da sua empresa.
Ou seja, uma autoridade é construída com base na empatia para, assim, alcançar novos clientes para a sua marca.
Por causa disso, as vendas dos seus produtos ou serviços podem aumentar rapidamente, abrindo caminho para você começar a fidelizar todas essas pessoas.
Para te ajudar na fidelização de clientes, separamos um conteúdo maravilhoso chamado Como encantar e fidelizar seus clientes para te ajudar nessa missão.
Como montar um departamento de marketing?
Montar um setor de marketing na sua empresa deve ser bem pensado, pois se trata de um processo estratégico capaz de potencializar os lucros e a retenção de clientes.
Por isso, resolvemos fazer um tópico para te explicar como montar um departamento de marketing bem estruturado.
Pronto para começar o seu sucesso? Então vamos lá!
Passo 1: A definição dos objetivos e das funções do departamento de marketing
Provavelmente, se você está cogitando montar uma equipe de marketing, é porque você já tem objetivos bem traçados sobre o seu negócio.
Caso contrário, o primeiro passo para a estruturação de um setor de marketing é estabelecer as metas que o seu empreendimento deve alcançar.
Para tanto, o fundamental é que você tenha em mente o tamanho da sua empresa para estabelecer e analisar todos os objetivos, separando-os em curto, médio e longo prazo.
Além disso, separe o orçamento voltado para as ações de marketing e a contratação dos profissionais necessários para que todas funções do departamento de marketing sejam realizadas com exatidão.
A partir de então, você passa a mesclar os objetivos traçados com a realidade financeira que a sua empresa vive.
Afinal, não se pode simplesmente criar um setor de marketing pegando emprestado dinheiro de outros departamentos do seu empreendimento.
Para te guiar melhor na hora de estabelecer os seus objetivos, resolvemos separar alguns exemplos comuns no mercado:
- Consolidar a marca na internet criando um blog sobre o seu setor de atuação e publicando outras informações nas redes sociais;
- Aumentar a retenção de novos potenciais clientes (chamados de leads) até o final de um período de tempo. Exemplo: 30% até o fim de um bimestre;
- Produzir conteúdos instigantes e que sejam capazes de fidelizar clientes para serem compartilhados de maneira orgânica.
Ter objetivos traçado é um ponto extremamente fundamental para empresas que querem começar um departamento de marketing.
Portanto, separe o tempo que for para que todas as metas sejam traçadas e seguidas conforme o necessário.
Passo 2: Contrate uma equipe de marketing qualificada
O passo seguinte para o desenvolvimento de um setor de marketing é contratar profissionais qualificados.
Tenha em mente que essas pessoas vão desempenhar funções do departamento de marketing para realizar todas as ações necessárias.
Sendo assim, veja abaixo os profissionais que você deve ter para iniciar sua equipe de marketing:
- Analista de Marketing: é o responsável pelo desenvolvimento das atividades administrativas do departamento de marketing. É ele também que analisa as estratégias e os resultados que devem ser atingidos pelo seu empreendimento;
- Líder de conteúdo: como mencionamos acima, a produção de conteúdo deve ser um dos objetivos principais de um departamento de marketing. Por isso, você precisa ter um líder de conteúdo, que ficará responsável pelo gerenciamento da produção dos conteúdos;
- Redator: alinhados com o líder de conteúdo, os redatores são os profissionais que criam todos os conteúdos sobre o seu setor de atuação. São eles que vão despertar o interesse dos seus leads a respeito da sua área com textos engajadores;
- Designer: o Designer integra o time de criação de conteúdo, elaborando artes para serem usadas nas ações de marketing;
- Social Media: as empresas não podem estar de fora das redes sociais e, por isso, elas precisam contratar um profissional que realmente entenda do assunto para cuidar da interação com o público e a publicação de conteúdo. Quer saber mais sobre o trabalho do Social Media? Então acesse o nosso guia completo das mídias online;
- Analista de SEO: quem também deve estar ligado aos seus conteúdos é o Analista de SEO (Search Engine Optimization), que os otimiza para que os seus artigos para que eles proporcionem uma boa experiência ao usuário e aumente suas chances de ficar nas primeiras do Google;
- Vendas: por fim, a equipe de Vendas é a verdadeira parceira de um departamento de marketing, pois é ela quem ajuda a traçar as melhores estratégias para aumentar a lucratividade.
Passo 3: Planeje todas as ações de marketing
Um departamento de marketing deve ter todas as suas ações muito bem planejadas, que estão relacionadas com a realização dos objetivos que falamos acima.
Por exemplo, se você deseja reter visitantes no seu site, qual é a melhor maneira para isso? Talvez uma estratégia de criação de conteúdos e produção de materiais ricos, como eBooks e whitepapers?
Bom, isso só você e os profissionais de marketing que estão na sua empresa vão poder dizer.
Então, reúna a sua equipe para desenvolver as melhores estratégias de acordo com os seus objetivos e o tempo que deseja alcançá-los.
Passo 4: Que tal fazer um benchmarking?
Engana-se o empreendedor que pensa que deve apenas focar em atividades internas do negócio, esquecendo-se de dar atenção a outras ações de marketing feitas por outras empresas.
Por isso, é importante que você faça um benchmarking com outras empresas para alcançar resultados melhores com as suas ações de marketing.
Mas o que é o bendito do benchmarking?
O benchmarking nada mais é do que fazer uma análise sobre as práticas utilizadas por outras empresas do mesmo ramo que o seu.
Quando você tem conhecimento dessas ações, você pode replicá-las de outra forma, mais inovadora, para então conseguir ter mais clientes no seu catálogo.
Além disso, tais ações podem se tornar um parâmetro para que você aprenda com os erros e acertos de outras organizações.
Quer conhecer mais a fundo o benchmarking? Então acesse agora o nosso conteúdo e saiba o que é benchmarking e descubra como colher ótimos resultados.
Pronto, agora você já tem um passo a passo para criar o departamento de marketing perfeito para a sua empresa!
Para aprimorar os resultados, recomendamos que você mensure todo o investimento feito pelo setor de marketing.
Portanto, faça uma análise do orçamento que você tem em mãos e elabore uma mensuração de todos os investimentos.
Assim, todos os recursos podem ser otimizados para que você não se limite tanto.
Já sabe a importância do departamento de marketing para a sua empresa? Então chegou o momento de você ter esses profissionais por perto!
Você acabou de ver que o departamento de marketing é um dos setores mais importantes para empresas de todo o mundo.
Muito além da divulgação de artes, é esse setor quem planeja ações e consegue conquistar novos clientes e engaja-los a estar sempre com você.
Por isso, não perca mais tempo! Reúna as informações valiosas que disponibilizamos neste conteúdo e as coloque em prática.
E para melhorar essas dicas, que tal aprender como aumentar as vendas pela internet? Confira nosso material sobre o assunto e veja como isso é muito rápido e fácil!