Datas sazonais 2022: conheça os benefícios de apostar nessa estratégia
Em um mercado cada vez mais acirrado, apostar em estratégias inteligentes de marketing digital pode ser o diferencial capaz de te colocar na frente da concorrência.
Uma das formas de fazer isso é aproveitar de forma criativa as épocas estratégicas do ano, como é o caso das datas sazonais.
Sazonal significa temporário, algo que tem um momento específico para acontecer. Ao longo do ano, nosso calendário possui várias datas comemorativas e algumas delas são tão especiais que a comemoração se estende para além do seu dia exato. Essas são as datas sazonais.
Quer saber por que você deve apostar nessa estratégia?
Continue lendo este post!
4 Motivos para aproveitar as datas sazonais na sua estratégia de marketing
Natal, dia dos namorados, dia das mães… Todas essas datas são momentos especiais e que muitos aproveitam para reunir a família, celebrar e também presentear pessoas queridas.
O que isso significa? As datas sazonais fomentam o comércio.
Ou seja, mais do que a comemoração em si, existem benefícios práticos reais de aproveitar esses períodos do ano. Veja alguns deles:
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Aproveitar que os consumidores estão mais propensos à compra
O dia das mães é, historicamente, a segunda data do ano mais importante para o comércio, ficando atrás apenas do natal.
Empresas que aproveitam ambas as ocasiões com inteligência, fazendo uma conexão entre a data e os seus produtos/serviços, colhem os frutos saborosos da lucratividade.
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Aumentar o vínculo com os seus clientes
Além das vendas, as datas sazonais podem ser oportunidades perfeitas para gerar conexão. Por meio de ações e campanhas temáticas, as marcas também podem aproveitar esses períodos do ano para humanizar a comunicação, tornando-a mais acolhedora.
Estreitando, assim, o vínculo com os consumidores.
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Conquistar a atenção de novos consumidores
Aproveitar as datas sazonais para apostar em ações criativas pode ajudar a chamar ainda mais atenção dos consumidores.
Como as ocasiões são aproveitadas por diferentes empresas, muitas delas acabam sendo repetitivas. Nesse contexto, quem sai do óbvio e aposta em movimentos fora da caixa tem maior potencial de ser notado.
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Reforçar valores e bandeiras que a marca apoia
Quais os valores e bandeiras que a sua marca apoia? Outro motivo para aproveitar as datas sazonais é reforçar valores que não necessariamente tem a ver com vendas, mas sim como posicionamento.
No mês de outubro, por exemplo, período que compreende a campanha outubro rosa, reverter parte das vendas para instituições beneficentes relacionadas à saúde da mulher é uma ação de posicionamento.
Atenção: para acertar, é preciso ter estratégia!
Os benefícios são muitos, mas não são garantidos. Afinal, não basta eleger todas as datas comemorativas do calendário e criar dezenas de campanhas de forma aleatória. É preciso ter estratégia.
Nem todas as datas podem funcionar para o seu segmento de mercado e tipo de público, e esses fatores precisam ser considerados durante o planejamento de ações.
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