Data Marketing: conheça essa estratégia e saiba como aplicá-la
O Data Marketing é um dos maiores aliados que o seu conteúdo pode ter. Ele ajuda a tomar decisões e traz inteligência de mercado para direcionar o seu plano de marketing. Saiba mais sobre o assunto neste artigo!
A chegada da era digital transformou o mundo. Ela ajudou a expandir o acesso à informação com a popularização da internet, transformando a comunicação entre as pessoas e as marcas de maneira radical.
O alcance da informação foi ampliado de maneira considerável ao público, mas também às empresas. O volume de dados à disposição passou a crescer cada vez mais, possibilitando a criação de planos de negócio.
É aí que entra o Data Marketing, que utiliza uma abordagem baseada em dados para pensar no planejamento e execução da sua estratégia de Marketing de Conteúdo.
Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
O que é Data Marketing?
Data Marketing ou Data-Driven Marketing é o uso de toda a informação coletada a respeito da sua audiência para criar planos de marketing e comunicação para sua empresa.
Essa coleta serve para orientar essas ações, mas não funcionam por conta própria. Ou seja, você precisa realizar uma análise prévia para utilizar os insights obtidos da maneira correta.
O marketing baseado em dados permite que você melhore a precisão e a velocidade de execução dos seus procedimentos.
Ele também aperfeiçoa o seu retorno sobre investimento (ROI) e aumenta o sucesso das suas campanhas.
Segundo o portal Business2Community, empreendimentos que tomam decisões baseadas em dados têm um ROI 5 vezes maior que os demais em suas ações de marketing.
Além disso, a pesquisa também revela que:
- 64% dos executivos de marketing concordam que o Data-Driven Marketing é crucial para a economia em seus negócios;
- 87% desses profissionais enxergam esses dados como o ativo mais subvalorizado de suas empresas;
- 40% das marcas entrevistadas pretendem expandir seus investimentos em Data Marketing.
Esse levantamento demonstra que a estratégia ajuda a melhorar seus resultados e já é popular entre os marketers.
Data Marketing e Marketing de Conteúdo
O Data Marketing pode contribuir para a criação de processos mais eficientes de marketing de conteúdo.
Essas pesquisas fornecem valiosos insights sobre a sua audiência e seus concorrentes, trazendo inteligência ao seu Content Marketing.
Portanto, ao planejar os seus próximos conteúdos você pode utilizar esses relatórios à sua disposição.
Com eles suas criações se tornam mais relevantes ao seu público e você consegue analisar com mais precisão os resultados obtidos a partir delas.
Além disso, esse conceito te ajuda a conhecer melhor a sua persona, mapear os canais mais adequados para publicar seu material e monitorar concorrentes, definir benchmarks e vender na internet.
Como aplicar o Data-Driven Marketing no seu negócio
Ao iniciar um plano de marketing baseado em dados é natural se sentir sobrecarregado com tanto material diferente à sua disposição.
Há uma grande quantidade de informações para coletar e processar, o que pode ser difícil se a sua empresa não estiver acostumada a lidar com tecnologias mais avançadas.
Uma dica valiosa para te ajudar com isso é: deixe que os dados definam a sua estratégia.
A princípio, tenha certeza de que você está trabalhando com uma base de relatórios completa sobre a sua audiência.
Veja se você tem uma estrutura sólida para acomodar essas pesquisas. Portanto, foque na coleta e no processamento desses relatórios.
Coletando seus dados
Para fazer o levantamento adequado você deve utilizar duas fontes principais: interna e externa.
Os dados internos dizem respeito às informações de consumo dos seus leads e clientes. Eles podem ser interações nas redes sociais, inscrições feitas por email, transações, etc.
Você precisa dominar os Data Silos da sua empresa para fazer o melhor uso possível dessa pesquisa.
Os dados externos são coletados com o intuito de entender o comportamento dos seus leads e consumidores quando eles não estão se comunicando com o seu negócio.
Isso contribui para que você tenha uma percepção ainda melhor sobre as dores e os desejos do seu público.
Os principais desafios para a aplicação do Data Marketing
Aplicar uma estratégia de Data-Driven Marketing com qualidade traz grandes benefícios, mas requer a superação de alguns desafios.
Este já mencionado infográfico revela alguns dos principais, como:
- Ausência de tecnologias mais avançadas;
- Falta de experiência interna como maior desafio;
- Dificuldade para coordenar as diferentes bases de dados de uma empresa;
- Informações desatualizadas, incompletas e até mesmo incorretas.
Dito isso, cada um desses desafios possui soluções palpáveis. Seja ao buscar materiais sobre terceiros, contratar um time de especialistas no assunto ou até mesmo incentivar o aperfeiçoamento da sua equipe interna.
Plataformas de Marketing Insights que podem te auxiliar
Além de utilizar a expertise da sua equipe para coletar, decifrar e utilizar seus dados em sua estratégia de marketing, há ferramentas de qualidade que podem te auxiliar durante o processo.
Elas possibilitam que você crie dashboards, geram relatórios, fornecem valiosos insights para aprimorar sua Business Intelligence, entre outras funcionalidades relevantes para os seus esforços de Data Marketing.
Algumas das principais ferramentas são:
- Google Data Studio;
- Tableau;
- Azure;
- Power BI;
- Qlik.
Vale a pena mencionar que o Google Data Studio é 100% gratuito, enquanto as demais plataformas são pagas.
Tudo depende do estágio em que o seu plano de marketing se encontra e do orçamento à disposição da sua equipe.
Invista na inovação!
Neste artigo nós explicamos o que é o marketing baseado em dados, como ele funciona, seus desafios, benefícios e principais plataformas para te auxiliar no processo.
Criar um plano de Data Marketing definitivamente não é uma tarefa fácil, mas tudo depende exclusivamente dos seus interesses.
Busque as melhores maneiras de coletar e analisar as informações, fomente o aperfeiçoamento da sua equipe e comece a aplicar sua abordagem Data-Driven para o marketing.
Isso gera um relacionamento mais sólido e duradouro com seus leads e clientes, pois você entende melhor suas dores e vontades e pode oferecer as soluções mais adequadas com base nisso.
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