Data Driven: como os dados podem trabalhar para a sua empresa

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 31 de janeiro de 2023 | Atualizado: 31 de janeiro de 2023.

A abordagem de data driven vem sendo muito utilizada pelas empresas com o objetivo de melhorar sua eficiência operacional, aumentar o lucro, ajudar na tomada de decisões mais assertivas e na criação de estratégias comerciais.

Os processos organizacionais orientados por dados confere maior precisão e capacidade de aproveitamento de oportunidade, antecipando tendências e problemas. 

Sendo assim, a análise de dados se transforma no pilar para a tomada de decisões, deixando de lado achismos, intuição ou experiência. Para isso, a coleta de dados pode acontecer através de ferramentas, interna ou externamente. 

Quando essas informações se cruzam, elas oferecem uma visão mais clara do mercado, de concorrentes, produtos, clientes e da própria organização. A partir daí, os gestores podem começar a trabalhar com maior assertividade.

Em data driven, o que importa são os números

Em uma empresa data driven quem manda são os números, dados e padrões. São eles que vão dar as respostas para várias perguntas e guiar planejamentos. Para isso, esses dados precisam estar organizados, acessíveis e integrados. 

De forma alguma esses dados podem estar armazenados em computadores individuais ou em espaços em nuvem privados para uma única pessoa. É de suma importância que a empresa tenha acesso às informações levantadas a qualquer instante.

Sendo assim, em data driven, a equipe trabalha de maneira coletiva, garantindo agilidade à rotina empresarial.

Planejando o Data Driven e estratégias de forma inteligente

Planejar, segmentar e observar. Esses são alguns dos processos em que o data driven pode ser importante para a sua empresa. 

O mercado está se tornando cada vez mais competitivo e, com isso, a tomada de decisão inteligente precisa estar na ponta do papel. Além disso, novos processos, empresas e profissionais já estão se destacando no mercado, em busca da consolidação.

Confira alguns dados que podem ser levantados com o data driven:

  • Tendências do mercado;
  • Ciclos de trabalho repetitivos;
  • Comportamento de consumidores;
  • Histórico de resultados obtidos e etc.

Esses dados podem ser utilizados de algumas formas, como: 

  • Para segmentação: as empresas podem usar os dados obtidos sobre os clientes para personalizar suas ofertas e entregar uma melhor experiência;
  • De olho nas tendências: as empresas podem usar datas históricas e/ou comemorativas para criar estratégias focadas;
  • Otimização de marketing e redução de custo: tomar ações e decisões mais assertivas sobre estratégias de marketing baseadas em dados farão com que o custo seja reduzido.

Transformando dados em insights

Essa abordagem permite que a empresa transforme grandes números de dados em insights valiosos sobre clientes, vendas e operações. Veja alguns exemplos abaixo:

Segmentação 

A análise de dados pode ajudar a identificar clientes com comportamentos e necessidades semelhantes, sendo o primeiro passo para criar uma estratégia de marketing bem segmentada.

Identificação

A análise de dados interna pode ajudar a sanar problemas operacionais existentes, como falha em equipamentos, atrasos de entrega e outros problemas que afetam a eficiência operacional.

Previsão de demanda

Com a análise de dados preditiva, a empresa pode prever a demanda futura, podendo planejar a produção e garantir a disponibilidade de estoque;

Identificando oportunidade de negócios 

Os dados podem mostrar produtos populares, mercados emergentes, tendências de mercado e outros insights que podem ajudar no crescimento do negócio.

Além disso, tomar decisões melhores, criar estratégias claras para cada público e otimizar operações fará com que a empresa ganhe vantagem competitiva.

Interpretando dados em data driven de maneira correta 

Por último, mas não menos importante, precisamos falar sobre interpretar os dados levantados de maneira correta. 

Profissionais não capacitados podem acabar não sabendo o que fazer com uma quantidade grande de informações. 

É preciso ter um olhar atento para separar dados irrelevantes ou até mesmo errados daqueles que merecem maior atenção. Com uma boa interpretação de dados, conseguimos achar soluções criativas, estratégicas e relevantes para a empresa. 

A análise dos dados tem a capacidade de extrair muito mais conteúdo em um único dia do que uma pessoa em toda a sua vida. Mas as ferramentas e os profissionais precisam trabalhar juntos.

Ou seja, trabalhar com dados reais transformam a sua operação interna e externamente, garantindo mais autenticidade para a sua empresa e maior competitividade no mercado atual.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe da Fator.ag, referência em mídia de performance e estratégia baseada em dados.