Dark Social: o que é, importância e como monitorar essas métricas?
Dark Social é todo e qualquer compartilhamento ou interação social que não pode ser monitorado por ferramentas de analytics comuns. Por isso, é preciso encontrar formas de usar esses dados para melhorar suas estratégias de Marketing.
Apesar de soar como algo sombrio e até negativo, o Dark Social é um conjunto de dados extremamente relevantes para qualquer projeto de Marketing Digital.
Essas métricas são referentes a acessos, tráfego, comportamento ou qualquer interação que não pode ser monitorada por ferramentas comuns. Geralmente, ações tomadas por usuários em canais privados, como WhatsApp, Telegram ou e-mail.
Dessa forma, você tende a ficar “no escuro” em relação ao volume de engajamento das suas páginas, o que dificulta a criação e a otimização das suas estratégias.
Porém, não se preocupe: preparamos este conteúdo justamente para que você saiba exatamente o que é e como monitorar o Dark Social para sua marca. Continue a leitura!
O que é Dark Social?
Se você já enviou um link para um amigo no WhatsApp, você gerou um Dark Social. Isso porque, por se tratar de um aplicativo que protege suas mensagens, a página compartilhada não pode ser monitorada com precisão.
E o Dark Social não se limita ao WhatsApp. Afinal, os demais aplicativos de mensagens instantâneas, como Telegram e Facebook Messenger, também se enquadram nessa categoria.
A proteção desses dados é importante para preservar a privacidade do usuário, ou seja, não há nada de errado com o Dark Social.
Da mesma forma, buscar recursos para monitorá-lo é uma estratégia legítima, já que você não estará infringindo nenhuma política de proteção de dados. Falaremos sobre as formas de fazer isso no decorrer do artigo.
Grande volume de dados
É fundamental compreender que o Dark Social envolve um volume gigantesco de interações e compartilhamentos de links.
Como falamos no início do conteúdo, qualquer link compartilhado em aplicativos de mensagens faz parte dessas métricas.
Segundo um relatório do portal de estatísticas Statista, existem 7 apps de mensagens instantâneas com mais de 10 milhões de usuários únicos por mês só nos Estados Unidos.
Um volume tão grande de pessoas utilizando esses canais constantemente representa inúmeras possibilidades de geração de tráfego e construção de autoridade.
Para isso, é preciso ter as ferramentas certas e o know-how para levantar e interpretar esses números. Com isso, você pode otimizar suas estratégias de Marketing Digital e impulsionar o crescimento da sua marca.
Por que é importante monitorar o Dark Social?
O monitoramento das métricas sociais ‘obscuras’ é essencial para aplicar melhorias valiosas em sua estratégia. Vejamos as principais vantagens:
Facilita a mensuração dos resultados de Marketing
Milhões de mensagens são trocadas diariamente em aplicativos como WhatsApp e Facebook Messenger. Destas, boa parte são recursos de mídia como fotos, vídeos e, claro, links.
É importante saber quando um link para sua página é divulgado, não é mesmo? Pois bem: é esse o grande desafio proporcionado pelo Dark Social.
O ponto principal é que essas métricas já possuem enorme influência nos seus resultados, quer você queira ou não. Logo, o monitoramento delas te ajuda a ter uma visão mais clara do desempenho das suas páginas na internet.
Assim, é possível gerar diversos insights que, até então, você era incapaz de obter com ferramentas tradicionais.
Gestão financeira e melhoria no ROI
Um dos benefícios centrais do monitoramento do Dark Social é fornecer insights valiosos para aprimorar a gestão financeira.
E o investimento em marketing, naturalmente, é um dos principais beneficiários desse acompanhamento.
Isso porque, qual é a melhor maneira de definir seu orçamento publicitário? Obtendo dados concretos sobre a performance de cada estratégia, não é mesmo?
Pois bem: o Dark Social facilita essa mensuração, adicionando um elemento até então desconhecido para sua análise.
Por consequência, o seu ROI pode ser analisado com maior assertividade e, com isso, seguir investindo nas melhores estratégias para o seu negócio.
Como monitorar métricas de Dark Social?
É possível monitorar as métricas do Dark Social, mesmo que muitos gestores desconheçam essa possibilidade. Os dados não são totalmente precisos, mas oferecem um panorama bastante próximo da realidade.
Afinal, é impossível obter 100% de precisão ao mensurar essas informações. Como falamos no decorrer do texto, os canais utilizam criptografia para preservar a privacidade dos usuários.
Dito isso, vamos entender os recursos e ferramentas que você precisa utilizar para fazer esse acompanhamento:
Google Analytics
O Google Analytics é uma das ferramentas de dados mais populares do mercado. Como você pode imaginar, ele não consegue monitorar todas as métricas de Dark Social com exatidão, mas ainda assim é um software que pode ajudar bastante.
Nela, você pode selecionar alguns filtros para ter uma boa estimativa desses números. Basta estipular a origem do seu tráfego de 3 maneiras:
- Visitantes gerais;
- Tráfego direto;
- Visitantes que não entraram na home do site.
Com isso, é possível estipular quanto do seu tráfego foi obtido via compartilhamentos Dark Social.
Get Social
O Get Social é uma ferramenta que mostra em que canais seus conteúdos estão sendo compartilhados.
O diferencial dela é que você consegue obter números precisos do tráfego obtido via Dark Social nas suas páginas.
Apesar de você não conseguir saber o volume exato vindo de cada canal, trata-se de um indicador valioso.
Utilize o que aprendeu para “sair do escuro” e otimizar suas estratégias!
Entender o que é Dark Social permite criar estratégias e abordagens que, até então, você não poderia pensar.
Dessa forma, essas métricas ajudam a compreender melhor o papel fundamental de canais de mensagens instantâneas no tráfego online.
Embora seja difícil mensurar esses dados com exatidão, te ajudamos a compreendê-los e obter estimativas valiosas para analisar seus resultados de uma maneira mais precisa.
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