Curadoria de Conteúdo: o que é, para que serve e como fazer
A curadoria de conteúdo é a estratégia ideal para encontrar os materiais mais relevantes para sua audiência. Dessa forma, você otimiza sua estratégia de Marketing de Conteúdo, atraindo visitantes e leads qualificados.
A produção de conteúdos novos e o volume de materiais à disposição na internet aumenta a cada dia. Atualmente, os usuários recebem e acessam diferentes formatos, em diferentes plataformas e dispositivos com a facilidade de um clique.
Com tanto à disposição, os criadores e empresas encaram o desafio de se destacar da concorrência por atenção. Para isso, muitos buscam produzir em quantidade, qualidade e com relevância.
Nesse sentido, a Curadoria de Conteúdo é uma ótima opção para ser aliado às ações de Marketing Digital. Nessa estratégia, a empresa pesquisa, seleciona e publica conteúdos de terceiros que sejam relevantes para sua audiência.
Neste artigo você encontra mais sobre o que é Curadoria de Conteúdo. Entenda quais são seus benefícios e como aplicar essa estratégia no Marketing de Conteúdo.
O que é uma curadoria de conteúdo?
Podemos classificar uma curadoria de conteúdo como o processo de descobrir os materiais mais relevantes para o público de uma empresa.
Não se trata de copiar conteúdo de outras pessoas, mas de trabalhar seriamente com o compartilhamento de informação.
Nessa estratégia a marca seleciona e filtra esses conteúdos para compartilhar com sua audiência em um contexto que faça sentido e gere valor.
A curadoria ajuda a segmentar os tópicos e formatos que tendem a performar melhor com determinada audiência. Dessa forma, as ações de marketing alcançam melhor desempenho.
Para isso, é necessário estudar as características do público-alvo e da persona da marca em questão.
Também é papel da curadoria definir os canais de comunicação mais adequados e acessíveis para gerar um impacto positivo.
Essa seleção cuidadosa de conteúdos para compartilhamento otimiza o Marketing de Conteúdo e permite criar relacionamentos mais próximos com o usuário.
Por que fazer curadoria de conteúdo?
A pesquisa Data Never Sleeps 10.0 indica que em 2022, o Google recebeu 5,9 milhões de pesquisas por minuto. Além disso, foram 1.7 milhão de publicações no Facebook e 347 mil Tweets em média nesse mesmo recorte.
Com a enorme quantidade de conteúdos sendo compartilhada diariamente, abordagens como o Slow Content e Curadoria de Conteúdo se tornam mais relevantes.
Essa abundância de dados representa um aumento na concorrência pelo tempo das pessoas na web. No entanto, ela também gera diversas oportunidades de insights para os criadores.
Com isso, é necessário ter um Marketing de Conteúdo atrativo e engajador. É aqui que a curadoria de conteúdo se torna fundamental.
Os benefícios da curadoria de conteúdo
Agora que você já sabe o por que é tão importante fazer a curadoria do seu conteúdo, vamos aos benefícios dessa estratégia.
Mantém um fluxo de publicações
O volume de postagens ideal varia de um canal para o outro. No Instagram, o algoritmo tende a penalizar empresas que passam muito tempo sem postar nada.
O Google, por sua vez, prioriza um calendário consistente acima do número de artigos. Ou seja, postar 3 vezes por semana constantemente é melhor que fazer 5 conteúdos em uma semana e 2 na outra.
A curadoria ajuda a ter boas ideias. Planejar o conteúdo com antecedência de acordo com a característica de cada canal de divulgação é essencial.
Gera valor para a audiência
Fazer a curadoria de conteúdo significa encontrar os conteúdos mais relevantes para seu público-alvo e coletar dados valiosos para produzir materiais próprios.
Dessa forma, você gera valor para o usuário, seja tirando uma dúvida, aliviando uma dor ou solucionando um problema com a ferramenta ideal.
Se torna uma referência
Como vimos no tópico anterior, conteúdos gerados a partir de uma curadoria bem feita geram valor ao público. Com isso, é questão de tempo para sua marca virar referência nos principais assuntos tratados.
Afinal, essa prática te mantém informado sobre o seu mercado, transmitindo conhecimento e criando autoridade com o usuário.
Constrói relacionamentos com o leitor
A partir do momento que você se transforma em autoridade, o leitor tem diversos incentivos para continuar acompanhando sua marca.
Isso aumenta o número de visitas e, por consequência, estimula a geração de leads qualificados.
Resumidamente, a curadoria de conteúdo possibilita a construção de relacionamentos próximos com a sua audiência.
Como fazer uma curadoria de conteúdo
O sucesso de uma curadoria de conteúdo requer que algumas etapas sejam seguidas. Vamos a elas:
Conheça sua marca
Comece definindo e estudando sua persona – um personagem semi-fictício que representa o seu cliente ideal. Ela possui idade, profissão, mora em determinada região, tem determinadas dores e desejos, assim por diante.
Além disso, a persona tem temas de publicação preferidos. Entender esses fatores ajuda a determinar as editorias de conteúdo que serão seguidas.
Assim, é possível segmentar suas produções para causar o maior impacto possível no usuário com assuntos de valor.
Faça publicações com contexto
Ao compartilhar um conteúdo interessante para sua audiência, crie um resumo autoral destacando os pontos mais importantes do material. Então, disponibilize o link original para leitura.
Ou, então, faça uma lista com pontos de discórdia e concordância quando o texto abordar um assunto polêmico. Afinal, é importante se atentar aos valores da marca e manter-se fiel a eles.
Use canais variados
Desenvolva diferentes ideias e explore uma variedade de canais. Para isso, é preciso acompanhar e estudar perfis, ler blogs, ouvir podcasts etc.
Até porque, para conseguir variar os canais da curadoria, você precisa ser criativo. E a melhor maneira de estimular a criatividade é consumindo conteúdos de qualidade em um bom número de fontes.
Dê os devidos créditos
A palavra-chave aqui é teste: faça tantos quantos forem necessários! É assim que você consegue identificar o que conversa melhor com os clientes.
Dentre os principais formatos estão:
- Blogpost;
- Vídeo;
- E-book;
- Infográfico;
- Webinar.
Ao perceber que os seguidores preferem vídeos curtos, por exemplo, suas próximas pesquisas para a curadoria devem priorizar esse formato.
A curadoria não é uma cópia. Como explicamos acima, suas postagens devem contar com um toque autoral, como um resumo do conteúdo.
Copiar o que foi publicado por terceiros prejudica a imagem e percepção do seu negócio.
Portanto, incentive a leitura do conteúdo original e garanta que todas as fontes sejam confiáveis.
Teste diferentes formatos
As 4 melhores ferramentas para curadoria de conteúdo
Por mais que a função do curador de conteúdo pareça manual e orgânica, existem ferramentas que podem otimizar esse trabalho.
1 – Redes Sociais
As redes sociais são poderosas ferramentas para monitorar o que faz sentido para o seu marketing. Para isso, basta seguir e analisar as publicações das suas referências e principais concorrentes.
Ter insights sobre as ações de maior e menor sucesso ajuda a fazer curadoria e planejar seu conteúdo.
Então fique atento aos perfis do seu interesse. Também filtre as melhores postagens e utilize esse conhecimento para selecionar os melhores materiais para a estratégia.
2 – BuzzSumo
O BuzzSumo te ajuda a pesquisar e filtrar conteúdos relevantes por meio dos tópicos que selecionar.
A ferramenta segue uma lógica simples. Ela encontra os conteúdos que estão sendo mais comentados na internet de acordo com a sua pesquisa de palavras-chave.
3 – Feedly
Com o Feedly é possível agregar conteúdos de diversas fontes em apenas um feed. Você pode selecionar os veículos que preferir para acompanhar posts e notícias recentes e ficar por dentro do mercado.
4 – Google Alerts
No Google Alerts você consegue cadastrar palavras-chave do interesse do seu negócio e receber relatórios de monitoramento por e-mail.
Crie relacionamentos valiosos com a sua audiência
Neste conteúdo você aprendeu o que é curadoria de conteúdo e por que ela faz tanto sentido para complementar o Marketing de Conteúdo.
Falamos sobre as principais vantagens, fornecemos dicas valiosas e trouxemos as principais ferramentas para te auxiliar.
Agora é a sua vez de colocar o que aprendeu em prática para compartilhar conteúdos relevantes com seus clientes e aprimorar o relacionamento.
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