Você sabe o que é cross selling? Veja como fazer da venda cruzada o trampolim para ter resultados mais positivos
Chegou a hora de saber o que é cross selling! Conheça o método que torna as performances de vendas excelentes por vender mais de um produto em uma única negociação, além de tornar a experiência do cliente completa! Quer saber como essa mágica acontece? Vem com a gente descobrir os segredos da venda cruzada!
Não é novidade que vender mais é o caminho do crescimento e sucesso para muitas empresas.
Por isso, existe uma busca incessante pela aquisição de novos clientes com o fim de aumentar a receita do negócio.
No entanto, o que muitos empreendedores não param para pensar é que não são somente os novos clientes que podem aumentar seus lucros, afinal, não podemos esquecer de quem já está na casa!
Mas como assim?
Bem, certamente você possui uma carteira de clientes, certo? Por mais que ela não seja das maiores pode ser extremamente útil para o aumento da sua receita!
Isso porque é possível trabalhar estrategicamente com seus clientes recorrentes com o objetivo de fazê-los adquirir produtos adicionais em relação àqueles que eles compraram ou estão em processo de compra.
Aliás, essa técnica é chamada de cross selling exemplos entre as práticas de maior sucesso no mundo das vendas e aumento do ticket médio!
Quer entender exatamente o conceito de cross selling e como usá-lo da maneira mais inteligente possível? Vem com a gente aprender, tin tin por tin tin, com este conteúdo!
O que é cross selling
O cross selling, ou venda cruzada em português, é uma técnica de vendas utilizada há anos, mas nem sempre teve uma nomenclatura ou um pensamento estratégico amplo para norteá-la.
Isso porque tudo começou de maneira muito simples e sutil no construção de o que é cross selling. Vendedores com o objetivo de aumentar suas comissões no ato de uma venda, acabavam oferecendo um produto ou serviço complementar ao cliente.
Assim, essa ação se mostrou super eficiente e logo se tornou uma das técnicas de vendas mais usadas pelo mercado.
Ou seja, foi assim que surgiu a venda cruzada que, de um modo geral, é um processo no qual o comerciante oferece produtos que combinem ou agreguem à escolha inicial do consumidor.
Vejamos um exemplo, assim você poderá assimilar melhor:
O cliente entra na loja e demonstra interesse por uma calça. O vendedor traz a peça solicitada e junto com ela uma sugestão, nesse caso, poderia ser um cinto o qual combina com a cor da calça ou um sapato, ou até mesmo os dois!
Ou seja, o objetivo é adicionar produtos que combinem ou completem aquele que foi solicitado inicialmente, visando estimular o interesse do consumidor e, com isso, vender mais de um item por meio de uma única negociação.
Para isso, é importante que a loja conte com um mix de produtos diversificados, assim, tomar-se possível oferecer uma boa gama de ofertas adicionais na venda cruzada.
Mas, aqui vai um adendo importante: tome cuidado para não realizar, sem querer, uma venda casada.
“Mas o que é venda casada?”
Bem, esse modelo de venda torna a compra de um produto, obrigatoriamente, vinculada a aquisição de outro. Aliás, essa prática é proibida e vai completamente contra ao Código de Defesa do Consumidor.
Além disso, embora possam se parecer, esse tipo de venda é totalmente desvinculada dos objetivos de cross selling, o qual preza pela sugestão para que o cliente adquira, espontaneamente, um produto adicional que vai agregar à sua experiência de compra.
Compreendeu melhor agora? Então vamos ao próximo tópico entender as vantagens de usar com sabedoria e assertividade as técnicas de venda cruzada!
Vantagens de saber o que é cross selling e investir nessa estratégia
Bem, depois de ler os tópicos anteriores não fica muito difícil compreender quais são as vantagens de treinar a sua equipe para usar táticas de cross selling, certo?
Em primeiro lugar, podemos destacar o aumento de receita como um dos maiores benefícios conquistados com a venda cruzada.
Isso porque o cliente que entrou na sua loja para gastar R$600,00 pode acabar deixando lá R$ 800,00 ao levar produtos adicionais.
Além disso, e tão importante quanto, a satisfação do cliente também é garantida com o cross selling!
Afinal, ele entrou na sua loja, por exemplo, para comprar um cabo de rede pois a sua internet está oscilando muito. Mas, além do cabo de rede, você oferece a ele na venda cruzada um roteador de versão super avançada o qual potencializa ainda mais a velocidade da internet.
Perceba como além de lucrar mais, você ainda investe fortemente na fidelização de clientes por tornar a experiência dele excelente ao fazê-lo sair da loja com um problema mais que resolvido?!
Sim, por isso o cross selling exemplos de sucesso não pode ficar de fora do seu planejamento de vendas!
Como desenvolver técnicas de cross selling
Bem, depois de tanta teoria você deve estar curioso para descobrir como implementar ações de venda cruzada no seu negócio e vê-lo decolar rumo ao sucesso, certo?
Finalmente, a hora de usar o cross selling é agora!
Para começar, destacamos como primeiro passo analisar minuciosamente o perfil dos seus clientes. Afinal, não vá oferecendo um milhão de ofertas extras assim que o cliente entrar na loja e lhe disser as primeiras palavras.
Isso porque você deve, em primeiro lugar, entender o produto o qual ele está buscando, compreender as necessidade por trás dessa busca e, só depois que o cliente demonstrar inclinação a concluir a venda, você pode tomar isso como o sinal verde para apresentar um produto adicional.
Além disso, preste bem atenção nos sinais dados desde o início da comunicação entre vocês, dessa maneira você saberá exatamente o produto complementar a ser oferecido na venda cruzada.
Por exemplo, o cliente demonstrou interesse por um copo de cor azul e, ao prestar atenção nele, você percebe que ele gosta muito da cor azul. Ou seja, essa é uma “deixa” excelente para você oferecer um porta-copo azul marinho à ele!
Percebe como é importante todo o processo de negociação em uma venda cruzada?
Também, se atente as oportunidades as quais você ainda não explora em cross selling. Por exemplo, se você tem uma loja de doces e os clientes também costumam procurar por salgados, busque parceiros. Talvez seja o caso de alocar sua loja próximo a uma lanchonete.
Assim, você pode trabalhar com esses parceiros e promover uma estratégia de descontos e partilha de lucros, por exemplo. Dessa maneira não é preciso investir diretamente em um negócio que você não é especialista mas ainda assim consegue tirar a sua fatia do bolo!
Por fim, não podemos deixar de destacar o planejamento como uma parte crucial da técnica de venda cruzada. Afinal, antes de qualquer ação vem o plano!
Por isso, crie o hábito de estudar os desejos e perfil dos seus clientes, aliás se você tiver um público mais segmentado essa tarefa se torna mais fácil. Faça perguntas, questionando sobre quais produtos ou serviços poderiam facilitar ainda mais suas vidas.
Aliás, essas perguntas podem ser feitas, boca a boca, ou por meio de formulários.
Com isso será possível incrementar seu estoque com produtos que realmente fazem a diferença na vida do cliente e os quais certamente farão ele dizer o tão sonhado “sim” quando você apresentar como oferta de venda cruzada.
Já sabe o que é cross selling? Invista na venda cruzada e aumente seus resultados!
E então, preparado para ser o mestre da venda cruzada? Com certeza sim!
Isso porque te mostramos ao longo deste conteúdo o conceito de cross selling e como essa técnica ganhou largo espaço no mundo das vendas.
Isso porque, conforme você aprendeu hoje, se trata do método de oferecer produtos complementares aquele buscado inicialmente pelo cliente.
Ou seja, ao fazer o consumidor levar mais de um produto e com a venda cruzada aumenta-se o lucro além de tornar a experiência dele mais completa e personalizada.
Além disso, ensinamos por onde e como começar implementar suas técnicas de cross selling, por isso, não perca mais tempo! Use o cross selling exemplos de muito resultado e veja os seus números decolarem.
E se quiser mais dicas como essa, leia nosso conteúdo sobre como um pós venda eficiente pode gerar resultado.