CRM na gestão do relacionamento com o cliente: o que é e quais benefícios

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Publicado: 29 de maio de 2023 | Atualizado: 29 de maio de 2023.

Você sabia que um CRM pode ser uma ferramenta poderosa para otimizar a gestão do relacionamento com o cliente?

Neste artigo, vamos explorar o que é um sistema CRM, quais são seus benefícios e de que forma ele pode ajudar a sua empresa a fortalecer os laços com seus clientes.

Além disso, vamos destacar também os principais recursos e funcionalidades que tornam o CRM uma solução indispensável para negócios de todos os tamanhos e setores. Vamos lá?

O que é CRM?

Um sistema de CRM é uma ferramenta que pode ajudar a sua empresa a vender mais, de forma mais eficiente e em menos tempo.

O CRM de vendas é focado especificamente no processo comercial e abrange todo o ciclo de relacionamento com o cliente, começando pelo marketing até chegar no setor comercial.

Seu principal objetivo é controlar e acompanhar o fluxo dos leads ao longo do pipeline de vendas, garantindo que nenhum prospect seja perdido no meio do caminho.

Dentro do CRM, você e sua equipe podem realizar diversas ações, como cadastrar clientes, criar múltiplos funis, fazer a gestão dos leads e do time de vendas, cruzar informações com outras plataformas e ainda gerar relatórios para acompanhar de perto seus resultados.

O objetivo da ferramenta é realmente te ajudar a vender mais e, é claro, oferecer a melhor experiência para quem já é seu cliente.

3 benefícios do CRM na gestão do relacionamento com cliente

O CRM oferece muitos benefícios na gestão do relacionamento com o cliente. Para te ajudar a entender melhor, listamos e explicamos abaixo os 3 principais!

1. Mais produtividade no setor comercial

Tarefas como cadastrar clientes e empresas, atualizar contatos, enviar e-mails, criar propostas e contratos, e até mesmo repassar oportunidades para outros vendedores são realizadas de forma automatizada dentro do CRM de vendas. Isso traz mais produtividade para a equipe comercial e uma agilidade sem igual aos processos internos.

2. Controle total sobre o processo de venda

Com um CRM, você tem total controle sobre o processo de venda. Inclusive, tanto os gestores quanto os vendedores podem monitorar e registrar as interações com os clientes.

Uma das vantagens é a visualização das oportunidades por meio do pipeline no modelo kanban. Com ele, fica muito mais fácil identificar quais estão abertas no momento, bem como aquelas que estão pausadas ou em espera.

3. Integração de processos

O CRM ainda possibilita a integração de processos com outras ferramentas, permitindo a transferência ágil e automatizada de informações entre diferentes softwares.

Com isso, seus vendedores não precisam perder tempo transferindo manualmente informações de um sistema para outro, pois tudo ocorre de forma automática e precisa.

CRM e as etapas do funil de vendas inside sales

Dentro do CRM, é possível criar múltiplos funis, desde marketing até o de inside sales.

O funil de vendas controla todo o processo de venda da equipe que realiza as abordagens comerciais remotamente ou de um escritório, geralmente por telefone, videoconferência ou outras formas de comunicação online.

Nesse formato, os vendedores não possuem contato presencial com o cliente. Todo o relacionamento se dá por meio da tecnologia.

De modo geral, esse funil de inside sales envolve 5 etapas básicas: prospecção/captação, qualificação, apresentação, negociação e fechamento.

O CRM facilita cada uma dessas etapas, já que organiza as oportunidades, registra todas as interações, permite o envio de propostas personalizadas, simplifica o processo de follow-up e muito mais.

5 recursos do CRM que ajudam as empresas na gestão do relacionamento com o cliente

Que o CRM é um sistema útil para qualquer empresa, você já sabe! Mas como ele pode otimizar a gestão do relacionamento com o cliente na prática?

Abaixo, compartilhamos 5 recursos do CRM que podem te ajudar nesse desafio.

Múltiplos funis personalizados

Ao invés de se limitar a um único funil padronizado, o CRM oferece a flexibilidade de criar e personalizar seu próprio pipeline de vendas.

O melhor é que você pode contar com múltiplos funis personalizados, visualizando e organizando as oportunidades de vendas de acordo com critérios específicos.

Isso pode incluir a segmentação por produto, mercado de atuação (para clientes B2B), região geográfica ou qualquer outro critério que seja relevante para o seu negócio.

Relatórios completos

Um sistema CRM também permite que você extraia relatórios completos sobre seu processo comercial, com todo o detalhamento que você precisa para tomar decisões estratégicas.

Com esse recurso, fica muito mais prático acompanhar o fluxo de cada funil, oportunidades abertas, vendas por produto, taxa de conversão, performance dos envios de e-mail e muito mais.

Vale lembrar que esses relatórios podem ser personalizados de acordo com as necessidades específicas do seu negócio.

Assinatura eletrônica de documentos

A assinatura eletrônica é outro recurso do CRM que pode agilizar o processo de vendas e reduzir o ciclo de fechamento.

Com apenas alguns cliques, o cliente pode aceitar uma proposta ou assinar contratos de forma ágil e conveniente.

Essa facilidade elimina a necessidade de envio de documentos físicos, espera pelo retorno e custos adicionais.

Cadastro de clientes e empresas

Com o CRM, você pode cadastrar e manter atualizados os dados de clientes, empresas e leads. Isso inclui informações de contato, como nome, cargo, telefone, e-mail, e detalhes específicos sobre a empresa, como tamanho, setor, localização, entre outros.

Além disso, o sistema permite criar formulários personalizados para coletar informações específicas dos clientes e mapear necessidades, dores e preferências de cada cliente.

Integração com WhatsApp e outras ferramentas

Você sabia que um CRM pode ser integrado com o WhatsApp e outras ferramentas?

No caso do WhatsApp, o sistema garante uma comunicação mais ágil e eficiente com os clientes e também facilita o registro das interações.

Com essa integração, seus vendedores podem atualizar o CRM sem sair da tela do WhatsApp, enviar propostas com apenas um clique, gerar links para assinaturas de contratos e outros documentos, programar follow-ups com leads e muito mais.

Um bom software CRM também possui integração com diversas outras ferramentas do mercado, incluindo agendas on-line, plataformas de automação de marketing e disparo de e-mail, telefonia, HelpDesk, Big Data e outras.

Este guest post foi escrito pelo CRM de Vendas e Atendimento da PipeRun.