Como criar persona: veja como a Ideal Marketing faz!
Saber como criar persona é uma ação fundamental para que você faça os seus produtos ou serviços chegarem até as pessoas certas. Por sorte, nós criamos um conteúdo rápido e de fácil compreensão para você conseguir dar vida ao seu modelo de persona.
Você pode não perceber, mas as personas estão relacionadas com a criação e divulgação de produtos ou serviços de grandes marcas presentes no mercado.
Afinal, aquele tempo em que nos preocupávamos em somente vender e lucrar passou. O objetivo agora é agregar muito valor para todos os seus clientes, sejam eles novos ou antigos.
Portanto, criar persona para o seu negócio é extremamente importante para que você comece a ser destaque entre empresas do mesmo setor que o seu.
Preparado para ser referência? Então comece a pensar em como criar persona!
O que é persona?
Bom, provavelmente você deve estar cansado de ouvir falar sobre o que é persona e como criar uma persona para o seu negócio.
Por esse motivo, nós fazemos o seguinte questionamento: você aplica o conceito de persona no seu negócio?
Hoje em dia, é normal se deparar com consumidores que compram apenas produtos ou serviços “feitos” especialmente para eles.
Tendo isso em mente, seria interessante começar a pensar na persona na hora de executar qualquer tipo de ação que visa lucro e aumento da cartela de clientes do seu negócio.
Ou seja, é preciso que você insira nos seus produtos e serviços todas as características da sua persona, como desejos, medos, objetivos, hobbies etc.
Até porque a persona, nada mais é, do que uma personagem semi-fictícia que representa o cliente ideal do seu negócio.
E quando falamos em cliente ideal, queremos dizer que é preciso ter todos os detalhes a respeito desses clientes.
Mas como fazer isso?
Simples: com a pesquisa de persona.
Porém, isso é história para o próximo tópico. Vamos lá?
Como criar persona para o seu negócio?
Nós não poderíamos falar a respeito de como criar persona se nós mesmos não tivéssemos experiência nesse assunto.
Aqui na Ideal Marketing o modelo de persona é criado com base em pesquisas bastante aprofundadas, a fim de descobrir todos os detalhes dos nossos clientes.
Um fato curioso sobre nós: trabalhamos com dois tipos de públicos bastante distintos e, para cada um deles, foi necessário criar personas diferentes.
No fim das contas, o que percebemos é que não adianta você criar persona com base em suposições que, inevitavelmente, acabam causando grandes problemas futuros.
O ideal mesmo é elaborar perguntas e fazer o que chamamos de pesquisa qualitativa com os clientes antigos e aqueles que acabaram de comprar produtos ou serviços da sua marca.
Se a sua empresa está há muito tempo no mercado, é necessário compreender os motivos os quais chamaram a atenção dos novos clientes, além de ter conhecimento do porquê os antigos quiseram fazer parte da sua história.
Agora, se a sua empresa está entrando no mundo dos negócios, vale a pena tentar entender o seu público por meio de benchmarking com outras empresas.
Assim, vale a pena se perguntar: qual é o problema que o meu produto e/ou serviço soluciona?
A partir do momento em que você tiver isso bem claro na sua mente, o público vai chegar até você para fechar negócio!
Se lembrou do que é cliente ideal? Então chegou o momento de você criar persona para o seu negócio!
Eba! Chegamos ao fim de mais um conteúdo e, com certeza, os seus conhecimentos aumentaram em relação de como criar uma persona para o seu negócio.
Como você pôde perceber, fomos bem sucintos no assunto, até porque você já sabe o que é cliente e como criar persona para o negócio.
Em vista disso, recomendamos que você acesse um outro conteúdo bastante especial para nós, que é o Saiba como fazer Inbound Marketing de resultado em 5 passos simples.
Nele, você vai ver como o conjunto de técnicas de Inbound Marketing são essenciais para você se destacar no mercado e conquistar mais clientes.
Agora, nós temos certeza que você vai criar persona ideal para o seu negócio e aplicar todos os detalhes dela nos seus produtos ou serviços.
Bons negócios!