10 dicas de como criar landing page: veja sua taxa de conversão disparar como um foguete
Saber como criar landing page de qualidade é um ponto essencial em todas campanhas de marketing digital. Neste guia prático você vai aprender a desenvolver a aterrissagem perfeita para converter seus leads.
A missão espacial tem como objetivo aumentar a taxa de conversão da sua empresa. Os melhores homens já estão a postos, prontos para a decolagem.
Checar ferramentas de marketing. Checar conteúdos relevantes e de qualidade. Checar emails engajadores. Checar local de aterrissagem…
Houston, nós temos um problema!
Viu só?! Suas campanhas de marketing digital são como um verdadeiro foguete. Elas podem alcançar resultados estratosféricos, mas nada vai adiantar se seus leads não tiverem um bom lugar para pousar.
Aí está a importância de saber como criar landing page, afinal, elas são literalmente a página de aterrissagem do seu site. Por isso, são o momento definitivo que garante o sucesso de suas ações online para converter leads.
Está preparado para saber mais sobre criação de landing page? Então vamos a contagem regressiva das 10 dicas:
10. Crie títulos e textos engajadores
Quando um visitante acessa à sua landing page, qual a primeira coisa que ele vê? Sim, o título, também conhecido como headline.
Por esse motivo, logo nessa primeira linha sua página deve dizer a que veio, impactar, engajar e conquistar o lead. Assim, você prenderá a atenção e o levará a se interessar pelas outras informações.
Veja só nesse exemplo:
Nesse ponto, saber como fazer uma bom landing page está completamente ligado às técnicas de copywriting
Isso porque, essa maneira de escrita tem o poder de ativar os gatilhos mentais capazes de levar o leitor a praticar a ação desejada por quem escreve.
Além do título, os demais textos da página devem ser criados com essas técnicas. Dessa forma, sua landing page terá melhores resultados de conversão.
Para te ajudar nessa tarefa, temos esses interessantes conteúdos sobre o que é copywriting e como escrever textos.
Agora,depois de produzir um título e textos engajadores, é hora de se preocupar com a aparência de sua landing page.
9. Seja atencioso com o layout
Se tratando do layout da landing page, é preciso que seja o mais claro e simples. Aqui, qualquer designer te diria que menos é mais.
Afinal, as informações precisam ser facilmente vistas e compreendidas pelo visitante. Páginas com muitos elementos e informações podem causar confusão e desmotivar a leitura.
Por isso, ao criar landing page deve-se saber usar os chamados “espaços em branco”, ou seja, aquele sem nenhum texto ou imagem.
Isso porque, são eles os responsáveis por diferenciar e destacar os elementos, desde os textos até os botões de CTA. Além disso, facilitam na leitura fazendo a compreensão do leitor sobre os benefícios ser mais clara.
Além disso, é muito importante levar em consideração a conhecida regra da hierarquia visual. Isso é, as informações mais importantes devem chamar mais atenção.
Para isso, basta apenas deixar os elementos relevantes em mais destaque, com tamanho maior.
Mas não é preciso ser nenhum grande designer para criar uma página com alto poder de conversão. Basta conhecer uma boa ferramenta para criar landing page drag and drop.
Outra forma importante de destacar informações é se aproveitar do contraste das cores e falaremos isso a seguir.
8. Aproveite o contraste entre as cores
As cores têm importância tripla na landing page. Então, você deve atentar-se muito a quais escolher na hora de criar a sua.
Em primeiro lugar, o contraste das cores deve ajudar a destacar informações, facilitar a leitura. Dessa forma, em um fundo branco, por exemplo, faz sentido usar letras de cor preta ou em um fundo azul-marinho, usar letras brancas.
Esse também é um dos principais recursos capazes de estabelecer a hierarquia visual de sua landing page.
Por exemplo, os CTA’s devem sempre ter uma cor diferente e contrastante com o fundo no qual está inserido. No caso do fundo azul-marinho de letras brancas citado, o ideal seria usar um call-to-action de cor vermelha ou verde.
Além disso, na criação de landing page as cores também devem estar alinhadas com a identidade visual de sua empresa. Assim, o visitante se sentirá mais seguro identificando uma marca que ele já conhece.
Seguindo essas regras, você conseguirá criar uma landing page poderosa, mas é preciso de outras ferramentas para garantir que ela conquiste a atenção dos leitores. Então, vamos falar de eliminar distrações.
7. Elimine menus e outras distrações
Essa dica é simples, porém muito importante. Se o intuito é fazer as informações de sua landing page receberem total atenção, é preciso reduzir todas as distrações possíveis.
Por isso, eliminar menus é essencial a sua página. Assim, você evita que os visitantes se confundam com informações desnecessárias e encontrem opções de deixar a página.
Dessa forma, o caminho a ser seguido por ele fica ainda mais claro, quase como se não existisse outra opção senão interagir com aquela página.
Porém, eliminar os menus não significa que você deverá eliminar todas as possibilidades do leitor. Suas landing pages podem sim ter links, poucos e bons.
6. Links, poucos e bons
Enquanto está em sua landing, o visitante pode ter dúvidas sobre o funcionamento do seu produto ou da realidade dos benefícios ali afirmados.
No entanto, você não deve encher sua página de textos ou elementos tentando transmitir essas informações mais detalhadamente.
Então, uma boa forma de resolver esse problema é inserir links na hora de criar landing page. Eles serão capazes de levar o leitor a outro conteúdo que esclareça a dúvida ou prove o resultado prometido.
Mas não se esqueça, uma vez que o visitante deixou a página, as chances de voltar diminuem significativamente. Por isso, o uso de links deve ser extremamente moderado.
Para nem arriscar o erro, muitos especialistas em marketing preferem não usá-los, transmitindo essas informações diretamente na página de forma mais simples e compacta.
Afinal, provar aquilo que se promete é extremamente importante. Aliás, falaremos sobre isso no tópico a seguir.
5. Apresente provas sociais
As provas sociais fazem extrema diferença no poder de conversão. Afinal, é muito mais provável que o leitor acredite em seus resultados quando ele fica sabendo por outras pessoas.
Quando um cliente satisfeitos fala sobre sua empresa, ele transmite maior credibilidade às suas promessas, tornando seu produto ou serviço mais confiável.
Existem algumas formas de fazer isso. Simples aspas com citações de clientes satisfeitos acompanhadas por boas fotos, por exemplo, podem já ser suficientes.
Ou ainda, imagens de comentários de clientes nas redes sociais da empresa são outra alternativa interessante.
Mas se você quer provar de modo impactante a qualidade do que oferece, a maneira mais eficiente são os vídeos.
4. Aposte em vídeos
Os vídeos são os verdadeiros queridinhos do público e do marketing digital. Isso porque eles possuem uma taxa de engajamento maior que todas as outras formas de conteúdo.
Em suas landing pages, eles podem ter duas funções extremamente importantes para aumentar a eficiência.
A primeira, como falamos, é trazer a prova social ao leitor. Afinal, fotos e comentários podem ser editados, mas vídeos são garantia de que aquele cliente é real e está satisfeito.
Já a segunda função é responder a qualquer dúvida do leitor sem precisar de links adicionais ou textos longos e confusos. Além do mais, algumas pessoas preferem assistir a fala a acompanhar uma leitura.
Com essas dicas, você conquistará a atenção e confiança do cliente. Então agora é hora de convertê-lo.
3. Insira formulários
Os formulários são a parte central de sua página. Afinal, é ele quem será responsável por captar as informações necessárias de seu lead ou até mesmo transmitir a confiança necessária em um cadastro de cartão de crédito.
Por isso uma boa landing page depende muito de um bom formulário. Sem ele, nem mesmo a landing page mais bonita com o melhor texto é capaz de converter.
O primeiro ponto sobre formulários é o seu tamanho e os tipos de pergunta. Essas características vão depender muito da fase do funil de vendas na qual o leitor se encontra.
Um visitante de primeira viagem na página provavelmente não estará disposto a preencher formulários longos nem disponibilizar informações mais delicadas. Nesse primeiro momento, o melhor a se fazer é usar um formulário curto pedindo o email.
Já para leads mais qualificados, você pode inserir formulários maiores e solicitar formas de contato mais pessoais como o telefone. Isso porque ele já possui maior conhecimento, confiança e interesse no produto ou serviço.
Outro ponto importante é a posição do formulário dentro da landing page. Como vimos sobre a hierarquia de informações, ele precisa estar destacado dos demais elementos, chamando máxima atenção.
Porém, nenhum formulário será atrativo suficiente sem um bom CTA. E a próxima dica é exatamente sobre ele.
2. Use bons CTA’s
O CTA tem a função de demonstrar de forma mais clara possível a ação que deve ser realizada dentro daquela landing page.
Por esse motivo, todas as dicas anteriores sobre a criação de landing page são aplicáveis aos CTA’s.
Então, aplique sobre eles as técnicas de copywriting, a hierarquia visual e contraste de cores, posicione-o de forma clara e em tamanho maior que os demais botões da página.
Para isso, o uso de alguma ferramenta para criar landing page drag and drop pode ser tudo que você precisa.
1. Mantenha a objetividade
Nesse último número de nossa contagem regressiva, vamos enfatizar algo que já foi dito diversas vezes neste conteúdo de como criar landing page.
É preciso ser objetivo e simples, afinal, sua página precisa ir direto ao ponto. O caminho a ser seguido pelos olhos do leitor precisa estar claro e a ação a ser tomada deve ser óbvia.
Por isso, lembre da objetividade ao criar cada elemento de sua landing page, desde os textos até o design final.
Ao ser objetivo, você consegue trabalhar todas as informações necessárias para a conversão exigindo o mínimo de tempo e atenção do seu visitante ou lead.
Assim, suas chances de conversão vão crescer significativamente.
Decolar!
Atenção, base! Aterrissagem concluída. Nossa missão rumo ao planeta conversão foi um sucesso.
Neste conteúdo, vimos todos os elementos necessários para criar landing page com altas taxas de conversão.
Para isso, falamos da importância de aplicar as técnicas de copywriting nos textos de sua página, fazendo cada palavra ter um impacto na mente do leitor.
Também, vimos como é essencial se preocupar com design, seguir a hierarquia visual e se aproveitar do contraste entre as cores. Assim, sua landing page conseguirá conquistar e manter a atenção do leitor.
Além disso, tratamos da importância das provas sociais na hora de convencer o leitor. Elas garantem maior credibilidade ao seu produto ou serviço, principalmente quando transmitidas por meio de vídeos.
Por último, mas não menos importante, destacamos os formulários e CTA’s como elementos essenciais de uma boa landing page.
Agora, astronauta, é hora de explorar esse novo mundo do sucesso digital. Até a próxima missão do blog da Ideal Marketing.