Criação de conteúdo para Blog: Como criar conteúdo relevante
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 29 de abril de 2022 | Atualizado: 29 de abril de 2022.
A criação de conteúdo para Blog é uma das principais estratégias do Marketing de Conteúdo. Os Blogposts não têm o objetivo direto de vender, mas de entregar informações úteis e relevantes para a audiência da marca.
Atraídos pelo conteúdo, os potenciais consumidores passam a criar uma pré-disposição para consumir produtos e serviços que são vendidos pela empresa.
Entregar informações de qualidade ajuda a reforçar a autoridade da marca e transmite confiança para quem está do outro lado das telas.
Além disso, a criação de conteúdo é uma das estratégias de marketing digital com maior custo-benefício. Ela atrai tráfego orgânico, melhora o posicionamento da marca nas pesquisas, educa a audiência e aumenta as chances de vender.
Além disso, vale lembrar que enquanto as publicações feitas no Instagram trazem visualizações por cerca de 21 horas e no Facebook, por mais ou menos 5 horas, no Blog, a vida útil do post é de cerca de 2 anos.
Quer mais motivos para começar a investir na criação de conteúdo para o blog da sua marca? Continue a leitura.
Por que investir na criação de conteúdo para Blog?
A criação de conteúdo para Blog é a principal estratégia para a atração de tráfego orgânico. Por meio de Blogposts, a marca consegue atrair os usuários que estão navegando na internet em busca de assuntos do seu interesse.
Além disso, o conteúdo é capaz de promover vantagens, como:
Melhora o relacionamento da marca com os clientes
A criação e conteúdo para Blog permite que as marcas melhorem seu relacionamento com os clientes. Isso porque, a publicação de conteúdo relevante e de qualidade gera no consumidor a sensação de confiança e proximidade.
Amplia a visibilidade do negócio na Internet
O Blog influencia diretamente no aumento da visibilidade do negócio na Internet. A marca passa a oferecer mais do que produtos ou serviços, com informações de interesse do público-alvo.
As pessoas passarão a encontrar a empresa não só quando estão pesquisando especificamente sobre um produto ou serviço. Mas também, quando estão tentando solucionar dúvidas ou aprender sobre assuntos do seu interesse.
É muito simples medir o desempenho de um conteúdo para blog
Existem várias plataformas que facilitam a medição de desempenho de conteúdos criados em um blog. Uma delas é o Google Analytics, que fornece dados extremamente úteis para mensurar o retorno de cada Blogpost.
Com isso, a empresa consegue entender o que funciona para o seu público e desenvolve conteúdos cada vez mais aprimorados e otimizados.
Aumenta as chances de vender!
De acordo com a Hubspot, cerca de 47% dos consumidores visualizam de três a cinco posts antes de avançar na jornada de compra. Quando a marca investe na produção de conteúdo útil e relevante, alcança um público mais qualificado e economiza tempo do time de vendas.
Como criar conteúdo relevante para sua audiência?
Para criar conteúdo que seja relevante para quem está lendo, é fundamental conhecer o leitor, utilizar a linguagem adequada e oferecer informações úteis.
“Mas, como saber o que é útil para a minha audiência?” Confira as dicas:
Conheça muito bem a sua persona
A persona é um personagem semi-fictício. Ela possui as características e qualidades do consumidor ideal do seu negócio.
A pesquisa de persona deve levar em consideração dados reais sobre o comportamento, trabalho, estilo de vida, objetivos, motivações, desafios e preocupações do seu cliente.
Ao ter uma ideia formada de quem é a sua persona, você conseguirá definir os temas a serem trabalhados no blog da marca, a melhor linguagem a ser utilizada, dentre outros detalhes que tornam seu conteúdo útil para ela.
Planejamento é fundamental ao criar conteúdo para blog
A fase de planejamento é de suma importância para o sucesso do conteúdo. Ela envolve a pesquisa sobre os temas e palavras-chave com maior engajamento, definição de categorias e da etapa do funil de vendas de cada conteúdo.
É ainda no planejamento que são elaborados os briefings que são enviados para o time da redação e do design.
Aprenda o básico sobre SEO
SEO (search engine optimization) é um conjunto de técnicas aplicadas ao conteúdo que ajudam ele a obter um melhor posicionamento entre os resultados orgânicos.
Ou seja, ao utilizar um bom SEO no seu blogpost, as chances dele aparecer nas buscas aumentam.
A grande vantagem é que você consegue alcançar resultados positivos sem a necessidade de investimento financeiro.
Utilize métricas
As métricas ajudam a avaliar o desempenho e melhorar cada vez mais o conteúdo criado pela marca. Algumas métricas básicas que você pode utilizar a seu favor são:
- Tráfego total do blog e dos blogposts;
- Engajamento do público com as postagens;
- Origem do tráfego;
- Taxa de cliques em links e postagens;
- Tempo de permanência dos usuários nas páginas;
- Quantidade de inscritos no newsletter do blog.
Dicas infalíveis para mandar bem na criação de conteúdo para Blog
- Lembre-se que você está falando com pessoas e que conteúdos geram sensações. Quanto melhores forem as sensações provocadas pelo seu conteúdo, maior será o engajamento do público-alvo;
- O conteúdo não tem a intenção direta de vender, embora seja responsável por muitas conversões. Então, foque mais na mensagem do que na ideia de vender em si. Qualidade faz muita diferença;
- Coloque-se sempre no lugar da sua audiência;
- Busque trazer ideias novas;
- Mantenha a consistência de publicações;
- Utilize as redes sociais e outros canais para divulgar o blog;
- Lembre-se de adaptar a página para ser lida nos dispositivos móveis;
- Busque sempre ser útil.
Conteúdo produzido pela equipe da agência Conteúdo Conecta