Crescimento previsível: como controlar a sua empresa e expandir seus horizontes
Crescimento Previsível é uma estratégia que visa a expansão do seu negócio. Através dela é possível projetar o futuro da empresa a curto, médio e longo prazo. Saiba o porquê ela é tão usada por todo o país e como aplicar você também.
Seja a sua empresa nova ou não, crescer no mercado é com certeza uma das metas a serem alcançadas, certo? Talvez você ainda não tenha ouvido falar, mas o crescimento previsível é uma estratégia muito utilizada por grandes empresas no Brasil.
Visando uma expansão saudável, eficaz e sem desperdício de recursos, essa estratégia é mais simples do que parece. Tudo depende do bom planejamento e da organização financeira que funcione.
É preciso entender que e como as equipes de Marketing e Vendas são um fator chave nesse processo. Só assim, seu negócio pode aplicar as dicas deste artigo.
Acompanhe o conteúdo e descubra como o Crescimento Previsível funciona, seus benefícios e melhores práticas.
O que é Crescimento Previsível?
Crescimento Previsível é uma estratégia baseada no alinhamento de setores, otimização de processos e acompanhamento de dados. Com ela, é possível fazer projeções aproximadas de como será o desenvolvimento da empresa.
Além disso, a empresa consegue acompanhar o desempenho da organização e traçar melhores estratégias e ações mais assertivas. Assim, é possível não somente crescer, mas também prever e controlar o crescimento.
Como obter um Crescimento Previsível?
Saiba por onde começar a implementar essa estratégia:
Analise seu funil de marketing
Ter um funil de vendas definido é o primeiro passo para ser capaz de prever suas metas de leads, conversão e tráfego. Um funil de vendas se dá, portanto, nas seguintes etapas:
- Topo de Funil: Prospeção
- Meio de Funil: Qualificação
- Fundo de Funil: Apresentação
Ou seja, com o funil estabelecido, fica mais fácil definir os objetivos da empresa e observar o resultado das decisões tomadas. É dessa forma que sua empresa se torna capaz de identificar quais são os pontos fracos e fortes do seu planejamento.
Há ainda empresas que utilizam de um recurso chamado Flywheel de marketing. Utilizado para aquelas empresas que querem focar na experiência e satisfação do cliente.
Aposte em boas tecnologias
Use a tecnologia ao seu favor para que os processos possam ser aplicados corretamente. Invista em plataformas e ferramentas de monitoramento, estratégias de UX, sistemas de vendas mais eficientes, acessibilidade e facilidade de contato.
Mostre para o seu público que você está interessado nele. Priorize uma experiência positiva e a conversão do cliente acontecerá naturalmente.
Alinhe os times de marketing e vendas
Não faça tudo sozinho. Sua empresa precisa trabalhar como uma equipe. Por isso, garanta que suas equipes, em especial a de Marketing e Vendas, trabalhem de maneira coerente e sintonizada.
Citamos esses dois setores de forma específica, pois o trabalho deles é codependente. Ou seja, caso não estejam em harmonia, podem acabar gerando prejuízo para a organização.
Faça com que elas trabalhem juntas. Dessa forma, enquanto a equipe de Vendas se dedica em definir qual o cliente ideal para ser convertido e fidelizado, a equipe de Marketing fica responsável por criar conteúdos a fim de nutrir esse perfil.
Por que investir em Vendarketing?
Como você deve imaginar, Vendarketing é a junção dos termos “vendas” e “marketing”. Isso porque, essa estratégia potencializa a relação entre ambas as equipes. Assim, esses setores trocam informações e trabalham juntos em criação de campanhas.
O fortalecimento desses processos e, consequentemente a otimização dos procedimentos comerciais e abordagens, faz com que a empresa entenda melhor quem são os clientes em potencial e como resolver seus problemas.
Os principais desafios para alinhar marketing e vendas
Como nem tudo são flores, a implementação dessa estratégia pode mexer com o seu time de colaboradores. Fique atento aos possíveis desafios que podem surgir e saiba como contorná-los.
- Falta de clareza nas tarefas de cada área;
- Público-alvo mal definido;
- Falta de comunicação entre setores;
- Competitividade entre os times;
- Estabelecer metas separadas;
- Jornada de compra não definida;
- Falta de qualidade dos leads enviados pela equipe de Marketing;
- Número negativo de vendas.
Como sintonizar essas equipes e alcançar um Crescimento previsível?
Para que os fatores citados acima não sejam um grande problema, é preciso saber o que fazer na hora de driblar esses obstáculos. Para isso, você pode seguir algumas dicas.
Estabeleça algumas coisas como o público-alvo, a jornada do cliente e as metas das equipes. Deixe claro o que os clientes procuram e como vocês podem solucionar o problema.
O mesmo vale para as ferramentas. Verifique se todos os sistemas estão integrados ao mesmo banco de dados e disponíveis a qualquer momento.
O mais importante é estabelecer uma boa comunicação. Estipule quem vai comandar cada time e garanta que haja comunicação entre líder e liderado, assim como entre as equipes. Estabeleça as funções e incentive cada integrante a perguntar e apresentar soluções.
Coloque essa estratégia em prática!
Por fim, o Crescimento Previsível é uma estratégia que procura expandir o seu negócio de maneira segura. Essa estratégia atua no bom uso de recursos e melhora a qualidade do serviço prestado.
Com ela é possível prever e controlar o crescimento da organização e idealizar estratégias mais certeiras para o seu negócio, fazendo com que as vendas aumentem e sua empresa se destaque.
Para isso, é preciso ter alinhamento de estratégias com total compreensão dos funis de marketing e comercial, público-alvo e sua jornada de compra. É partindo desses métodos e estratégias a empresa pode projetar seu futuro.
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