Conheça o Core Web Vitals: novas métricas do Google para ranqueamento orgânico do site

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Publicado: 11 de junho de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

A cada ano, o Google sinaliza o quão preocupado está com a experiência do usuário, modificando continuamente seus fatores de ranqueamento

As novas métricas chamadas de Core Web Vitals, indicam justamente essa questão.

Elas são um conjunto de fatores que, juntos, favorecem a boa experiência do usuário, ajudando com uma excelente navegação – e, claro, favorecendo o ranqueamento orgânico. Complicado?

Siga a leitura!

O que são as Core Web Vitals?

Core Web Vitals são um conjunto de métricas que indicam como está a otimização, a qualidade, a velocidade e o desempenho de um site. 

A ideia é que esse conjunto de métricas possa ser aplicada a todas as páginas de diferentes sites, mensurando e ajudando os desenvolvedores a entenderem como podem melhorar a experiência do usuário.

As 3 métricas que compõem as Core Web Vitals são: Largest Contentful Paint (LCP), First Input Delay (FID) e Cumulative Layout Shift (CLS). Elas avaliam a velocidade, a interatividade e a estabilidade visual, respectivamente, de determinado site.

Quais as métricas das Core Web Vitals?

Para entender melhor como as Core Web Vitals funcionam, é importante analisarmos cada métrica separadamente.

Largest Contentful Paint (LCP)

O LCP pode ser traduzido como tempo de renderização do maior elemento do conteúdo visível. Ele se refere à velocidade com que o seu site aparece na tela do usuário, medindo o tempo para que o maior elemento carregue.

Vamos supor que o seu site tenha alguns textos simples, títulos, subtítulos e uma grande imagem. O LCP vai medir o tempo que demora para que essa imagem carregue. Como esse é o maior elemento do site, ele tem uma tendência maior a causar uma boa impressão nos visitantes.

Lembre-se que o LCP não mede o tempo total de carregamento da sua página, apenas do maior elemento.

Para ser considerado um bom LCP, o tempo máximo de carregamento deve ser de 2,5 segundos após o início de carregamento da página. Tempos superiores a 4 segundos são considerados problemáticos e precisam ser melhorados.

First Input Delay (FID)

O FID pode ser traduzido como algo relacionado à demora na primeira entrada. Basicamente ele se refere à interatividade ou à rapidez com que seu site reage à entrada de um visitante. 

Ou seja, ele mede o tempo que o site demora para responder a cada interação feita pelo usuário.

Esse é um indicador muito importante, pois, quanto mais rápido o seu site carrega e mais funcional ele é, maiores as chances de permanência do usuário na página.

Um bom FID é aquele com tempo de 100 milissegundos. Um FID acima de 300 milissegundos exige melhorias.

Cumulative Layout Shift (CLS)

CLS pode ser traduzido como deslocamento cumulativo de layout e se refere a estabilidade visual do seu site. Ou seja, ele mede quantas vezes os elementos saltam enquanto carregam.

Complicado? Imagine que a sua página esteja carregando um grande botão que incita o usuário a clicar nele. Porém, em segundo plano, o site está carregando uma imagem grande, que acaba impedindo o usuário de realizar a ação.

No momento em que o usuário tenta clicar no botão, a tela rola um pouco para baixo e a imagem se abre.

Essa situação é considerada uma mudança de layout – e pode prejudicar bastante a experiência do usuário. 

Geralmente, ela acontece quando há anúncios incorporados ou sendo carregados no site, afetando de forma geral o layout.

Um bom CLS é aquele com valor abaixo de 0,1. Valores acima de 0,25 precisam de melhorias. O cálculo é feito a partir do tamanho da janela de visualização e o movimento dos elementos instáveis de visualização entre dois quadros renderizados.

Como melhorar minhas Core Web Vitals?

O primeiro passo é verificar como o seu site está, o que pode ser feito facilmente adicionando uma extensão no Chrome ou usando algumas ferramentas, inclusive do próprio Google, como a PageSpeed Insights.

Depois, é preciso verificar o que pode estar afetando seu desempenho. As próprias ferramentas do Google já indicam o que pode ser feito em termos de melhorias.

No caso do LCP, é possível melhorar a métrica: otimizando o servidor, usando um CDN, ativando o cache, usando um service worker para páginas HTML “cache first”, antecipando as conexões de terceiros e minificando e adiando JavaScript e CSS que não são críticos para a página.

Para otimizar o FID: divida JavaScripts pesados em tarefas menores, otimize as páginas para interaction readiness, use um web worker e reduza o tempo de execução do JavaScript.

E para o CLS: inclua atributos de width e height para imagens e vídeos, reserve espaços para anúncios e conteúdos dinâmicos e use uma API de carregamento de fontes.

Com essas dicas, você conseguirá otimizar o seu site para as Core Web Vitals e melhorará o posicionamento Google, aumentando as chances de vendas e de conversão!