Copywriting: o que é e como pode ser aplicado no seu negócio digital
Copywriting é um conjunto de técnicas de texto que tem como objetivo atrair e persuadir novos leads para todos os tipos de negócios. Por meio da criação de conteúdo é possível aumentar as vendas e fidelizar os clientes.
A escrita é um dos métodos persuasivos mais tradicionais que existem. Desde a sua criação, ela cumpre um papel fundamental de informar, transmitir ideias e, consequentemente, instigar diversos grupos de pessoas.
Com a evolução da sociedade, essa ferramenta foi se transformando e se adequando aos novos tempos e tecnologias. Na era digital, esse sistema evoluiu para uma técnica bastante conhecida: o copywriting.
Ele pode ser definido como um instrumento persuasivo que tem como objetivo apresentar ao leitor produtos e serviços. Induzi-lo a tomar certas decisões, captando o lead e o qualificando através do texto.
Hoje, vamos te mostrar o que é e como funciona o processo de copywriting e como ele pode alavancar seu negócio! Acompanhe o texto:
O que é copywriting?
O copywriting é uma estratégia de escrita muito utilizada no marketing digital, também conhecida como copy marketing. Nesse método o redator utiliza técnicas persuasivas dentro dos textos para chamar a atenção do leitor e convencê-lo a praticar uma determinada ação.
Geralmente, esse ato se concentra na compra de produtos ou serviços que estão sendo apresentados no próprio conteúdo. Dessa forma, é gerado para a empresa um lead qualificado que, com certeza, finaliza a compra. Isso é copy marketing.
Como surgiu o copywriting?
Apesar de parecer nova, essa técnica existe há quase duzentos anos. Claro que ela mudou muito durante esse tempo, mas é sempre legal entender como surgiram os métodos que utilizamos hoje, não é verdade?
Por volta do ano de 1828, Noah Webster, um dicionarista dos Estados Unidos, usou pela primeira vez a palavra copy. Ele a utilizou para definir textos autorais que saiam nos jornais da época.
Pouco mais de 40 anos depois, em 1870, o publicitário John Emory Powers foi o primeiro “redator” que produziu textos com técnicas persuasivas para propagandas. Ele é considerado até hoje o primeiro copywriter da história.
Como falamos no início do tópico, essa é uma técnica que existe há todo esse tempo, mas foi mudando e evoluindo desde então.
Antes do surgimento da internet, o copywriter era apenas um redator publicitário comum que utilizava técnicas de persuasão, mas bem diferente do que é hoje.
Com a internet e a explosão do marketing digital, esse tipo de conteúdo se transformou em um grande método de captação de novos clientes e, consequentemente, de vendas.
Quais são as diferenças entre copywriting e Redação Publicitária?
Falando em redator publicitário, muita gente confunde essa profissão com copywriter, inclusive achando que ambos fazem a mesma coisa.
Porém, as coisas não funcionam dessa forma. Na redação publicitária, o texto tem como missão trazer um conteúdo apenas informativo sobre determinado produto ou serviço.
Já no texto de copy marketing o objetivo é, além de informar, induzir o leitor a tomar a decisão que a empresa deseja. Quase sempre para realizar compras ou contratar serviços.
As 5 melhores técnicas de copywriting que você precisa usar
Escrever um texto utilizando métodos de persuasão exige algumas técnicas para ativar gatilhos no leitor.
Isto é, alguns processos são utilizados para induzir a pessoa que está lendo, para que ela tome a decisão de compra do produto oferecido, por exemplo. Essas são as 5 melhores técnicas:
- Utilize a linguagem textual adequada;
- Crie títulos que chamem a atenção imediatamente;
- Use pesquisas que corroborem com a ideia que você quer passar;
- Conheça seu público-alvo e a linguagem que ele utiliza;
- Estimule os gatilhos mentais do leitor.
Conheça os principais gatilhos mentais do copywriting
E falando em gatilhos mentais, é fundamental entender como eles funcionam para fazer um texto perfeito de copy marketing. Esses estímulos podem ser acionados através do conteúdo, utilizando alguns métodos:
Reciprocidade
Nessa técnica, o redator impacta de forma positiva o leitor. Um exemplo de como isso pode ser feito é através de ofertas especiais.
Como retorno, o consumidor, que está lendo aquele conteúdo, aceita a proposta e realiza a compra do produto ou serviço.
Prova Social
A prova social nada mais é que a comprovação para o leitor que aquele produto, ou serviço, que está sendo oferecido faz muito sucesso com outras pessoas.
Essa prova pode ser realizada através de feedbacks de clientes, com autoridade no assunto, ou um grande número de consumidores que aprovaram o produto em questão.
Afinidade
Criar afinidade com o leitor é fundamental. Para isso, utilize textos interpessoais que se aproximem da vivência de quem está lendo aquele conteúdo.
Fortaleça a conexão com seus consumidores, mostre que sua empresa se importa e fidelize as pessoas que confiaram em seu negócio.
Autoridade
A palavra de uma autoridade em determinado assunto vale muito. Por isso, é sempre bom utilizar fontes que entendem da temática que está sendo abordada.
Escolha boas referências para o texto, como falas de especialistas, artigos, reportagens e outros meios que possuem conteúdos de qualidade.
Escassez
Quando algo está prestes a acabar, as pessoas dão muito mais valor. No texto de copywriting é interessante passar essa ideia através de frases, como: “aproveite as últimas unidades”, “promoção válida só até amanhã” etc.
Isso cria um senso de urgência no consumidor e faz com que ele tome a decisão de compra muito mais rápido, agindo por impulso.
Compromisso e coerência
Geralmente, as pessoas cumprem com o prometido e gostam de honrar os compromissos. Por isso, ao escrever seu texto, passe a ideia de que o leitor deve cumprir as soluções dos próprios problemas.
Dessa forma, quem está lendo continua no conteúdo criado e pode ser trabalhado para a próxima fase da compra.
Copy marketing é o presente e futuro da Era Digital
Como vimos nesse artigo, o copy marketing é muito importante para gerar leads e vendas, sendo fundamental para qualquer empresa, seja do ramo digital ou não.
Essa técnica de redação é o presente e futuro da Era Digital, e está se desenvolvendo cada vez mais.
Conheça bem seu público-alvo, aprenda sobre sua rotina na internet e através disso invista em seu relacionamento com ele. Essa é a fórmula de bons resultados através do texto persuasivo.
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