O que é Conversational Marketing e como funciona o Marketing de Conversação
Marketing Conversacional é a estratégia de automatização do atendimento da empresa por chatbots e aplicativos de mensagem. Entenda como usar ferramentas para otimizar a jornada dos clientes pelo funil de vendas.
Oferecer bom atendimento e serviço de suporte é fundamental na experiência de compra do público com sua empresa. Por meio dos canais de comunicação, os clientes solucionam dúvidas ou buscam ajuda com dificuldades na compra.
Mas, não é só a isso que está limitado o potencial do atendimento, essa interação pode ser trabalhada para vender e divulgar os produtos ou serviços da organização. Isso porque, esse é um contato direto com os clientes e deve ser integrado nas ações de marketing.
É aqui que o Conversational Marketing, ou Marketing de Conversação, entra. Nessa estratégia, os canais são funcionais e otimizados para atender os usuários com rapidez e agilidade com o uso de chatbots e aplicativos de mensagem.
Quer saber mais sobre o Conversational Marketing? Acompanhe o conteúdo e conheça os benefícios dessa prática.
O que é Conversacional Marketing?
Conversational Marketing, ou Marketing de Conversação, é uma estratégia que visa automatizar o atendimento para tornar a comunicação entre empresa e consumidor mais eficiente.
De forma prática, o Conversational Marketing utiliza chatbots e aplicativos de mensagens otimizados para responder aos usuários de forma humanizada e eficiente, sem a necessidade de um atendente humano para prestar suporte ao consumidor.
O grande objetivo dessa estratégia é oferecer um meio eficiente para que um lead se comunique com a empresa sempre que desejar. Na prática, esses chatbots podem ser integrados a canais como WhatsApp e chat no site da empresa.
É importante ressaltar que, mesmo sendo um canal automatizado, os chatbots devem unir a inteligência artificial e o conhecimento humano para oferecer uma experiência positiva ao usuário.
Por que usar Marketing Conversacional?
Com o Conversacional Marketing, a empresa se torna capaz de otimizar seus atendimentos e oferecer uma experiência de compra positiva aos seus consumidores.
Entenda mais sobre essas vantagens e se prepare para potencializar o atendimento do seu negócio com eficiência:
Atendimento constante
Ao utilizar chatbots é possível oferecer atendimento 24 horas por dia nos 7 dias da semana sem precisar se preocupar com finais de semana e feriados. Essa é a principal característica dessa estratégia e é sem dúvidas seu diferencial.
Com essa autonomia no atendimento, a empresa se torna capaz de atender seus leads de forma mais eficiente e sem se preocupar com as intermináveis filas em picos de contatos.
Personalização
Quando uma pessoa entra em contato com uma empresa é importante fazer com que ela se sinta única e isso pode ser um desafio e tanto quando a automatização é utilizada. Isso porque, por usar inteligência artificial pode existir um distanciamento no atendimento.
Para circular esse problema, é fundamental que a empresa saiba personalizar seu atendimento e garantir que a pessoa do outro lado tenha suas necessidades atendidas.
Dessa forma, mesmo com o uso de chatbots, a organização entrega um bom atendimento e aprimora a experiência do cliente.
Unificação de diferentes áreas
O chatbot é ideal para prestar suporte aos leads durante sua jornada de compra, no entanto, para além dessa funcionalidade, esse canal também pode ser utilizado para potencializar ações de marketing e vendas.
Ao programar o chatbot com eficiência, é possível definir uma régua de mensagens para guiar o lead por meio de seu ciclo de compras. Isso pode ser feito ao:
- Oferecer promoções;
- Informar sobre lançamentos;
- Oferecer cupons de desconto.
Escalabilidade
O grande benefício que o uso de chatbot traz para as grandes empresas é a possibilidade de escalabilidade. Ou seja, permite um número maior de atendimentos sem precisar de contratações.
Dessa forma,a empresa pode investir seus recursos em outras pontas e deixar o atendimento para a tecnologia.
Como o Marketing Conversacional pode ser usado?
Para colocar essa estratégia em prática com eficiência, é fundamental que a empresa entenda se essa abordagem é a ideal para seu público e se existe, de fato, necessidade de implementação.
Ao entender se existe essa demanda, é possível encontrar também quais são os canais certos para a implementação dessa tecnologia. Ela pode ser inserida em locais como site da empresa e WhatsApp Business.
Após ser implementada, existem algumas boas práticas para garantir o bom funcionamento da estratégia, confira:
- Responda rápido: utilize a automação para facilitar o atendimento, lembre-se que a demora no atendimento pode fazer com que o lead deixe de continuar no chat e busque por ajuda em outro lugar;
- Entenda o usuário: para que o chatbot seja programado com eficiência é preciso entender sua funcionalidade para o usuário. Portanto, conheça o perfil do seu consumidor e pense sempre em como a automação tornará sua vida mais fácil;
- Humanize: é importante tomar cuidado para que o uso do chatbot não seja robotizado. Para isso, é necessário criar mensagens que transmitam a mesma confiança que um atendimento feito por um humano.
Automatize e otimize
O Conversational Marketing é uma estratégia de automatização de atendimentos que ajuda a empresa a construir um diálogo mais eficiente e ágil com seus consumidores. É muito comum vermos essa tecnologia integrada em canais como WhatsApp Business.
Por meio dela, a empresa garante um atendimento ágil e eficiente para seus leads e clientes. Além disso, é uma forma de oferecer um suporte de qualidade e com escalabilidade.
Dessa forma, a empresa pode entregar seu atendimento para a tecnologia e investir em outras pontas, sem deixar o bom funcionamento de lado.
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